- 03 de julho de 2025
Projeto Bilulão
Está em curso o projeto Bilulão, que visa dar sete anos e três meses de governo para Anchieta Júnior (autor do projeto), e eleger a deputada Shéridan Steffanny, prefeita de Boa Vista em 2020. Isso, se o eleitor o eleger em outubro próximo com apoio de Abel Galinha, Chico Rodrigues, Romero Jucá, Teresa Surita e Jalser Renier, numa aliança que tem prazo de validade.
Quem duvida?
Lá na frente, em 2020 e 2022, as conversas serão outras, ou seja, depois que o creme dental sai do tubo, não volta mais, isso quer dizer que Anchieta governador, com a caneta na mão, e quem o conhece sabe o grau de responsabilidade com que ele aposta e joga, vai focar é na eleição de sua eterna Bilú para Prefeitura de Boa Vista daqui a dois anos, e da sua reeleição, ou alguém duvida?
Igual a PC Quartiero
Quem for o vice agora, talvez não saiba que será decorativo, igual igual a Paulo César Quartiero, que renunciou ao mandato pra nada. Vice de verdade, bom mesmo, será o do 2022. Isso, repito, se Anchieta for eleito esse ano.
Benevolente para uns, otário para outros
Então, se é verdade o que um deputado andou falando ontem nos corredores da Assembleia Legislativa, que para ser vice de Anchieta, o deputado federal Abel Galinha se dispôs a investir R$ 5 milhões para a campanha, ele irá torrar grana apenas com a certeza de que só terá retorno financeiro se alguma de suas empresas que estão sob direção de familiares, fechar contratos com o governo. Caso contrário, não passará de benevolente para uns, e otário, para outros.
Mas a Coluna ressalta: otário Abel Galinha não é.
Destinos
O presidente da Assembleia Legislativa, Jalser Renier, pode ficar certo que, para Prefeitura de Boa Vista não terá apoio de Anchieta. Para o governo em 2022, só se meter a cara ou for o vice na chapa para assumir em 2026. Isso, se Anchieta se reeleger. Teresa Surita, também, pode ficar certa que não indicará um vigia no governo Bilulão. E Romero Jucá terá participação bem controlada.
Lua de mel desajeitada
Depois das cobras e lagartos que Anchieta e Shéridan falaram de Romero e Teresa, difícil crer que após essa eleição a vida entre eles será melhor que essa lua de mel desajeitada, meia envergonhada que iniciaram ontem.
Lembranças de 98
Na Praça da Bandeira, a união do MDB com o PSDB, inimigos até outro dia, fez um parente de Neudo Campos lembrar que no segundo turno da eleição de 1998, Marluce Pinto que concorreu ao governo naquele pleito, e mais o então prefeito Ottomar Pinto, se aliaram aos históricos inimigos Romero e Teresa para apoiá-la no segundo turno, causando revolta nas bases dois dois grupos, onde muitos que eram Ottomar doente, acabaram votando em Neudo, o mesmo acontecendo com eleitores de Jucá, que odiavam o saudoso brigadeiro.
Lembranças de 2002
Em 2002, de novo, a união de adversários ferrenhos, nesse caso Romero e Ottomar, depois de brigarem na eleição de 2000 pela a Prefeitura de Boa Vista, se juntaram para enfrentar Flamarion Portela, e o resultado tudo mundo sabe qual foi.
Lembrança de 2014
Daí, outro confiante parente de Neudo Campos lembrou que em 2014, dona Suely venceu governo, PMBV e Assembleia Legislativa, juntos. Não à toa, ontem, Anchieta, fugindo ao seu estilo, falou em respeitar os adversários e não subestimar ninguém. Provavelmente, alguma coisa no seu corpo lembra isso.
Blefou feio
Para quem afirmou que Jalser Renier indicaria um nome para vice na chapa de Anchieta, ou que o vice iria ser algum deputado, blefou, e blefou feio.
Secretarias são mais importantes
O fato de não ter indicado o vice não significa que Jalser Renier estivesse desprestigiado com Anchieta. Como dito acima, o vice governador de um governador eleito que ainda poderá concorrer à reeleição é peça decorativa igual a PC Quartiero. É mais negócio compor e ganhar secretarias de Educação e Saúde, por exemplo.
Semblante
Quem esteve presente ontem no anúncio do MDB de que apoiará Anchieta Júnior, viu o semblante sério, contido da prefeita Teresa Surita. Em três minutos, ela foi direta em informar a todos que a alternativa que agregaria maior número de lideranças do estado para mudar a situação do estado, era o MDB e o PSD se unirem ao PSDB, DEM e Solidariedade. Mas, manifestou sentimento de crença que Anchieta, com a experiencia já vivida como governador, possa realizar um trabalho melhor.
"Agiota"
Volta e meia, nas redes sociais, aparece alguém acusando o empresário Antônio Denarium, de agiota, e de ter enriquecido cobrando altos juros de "pais de família" que perderam suas casas, carros, sítios e até fazendas para ele. Isso sem provas.
Processos e cobranças
Mas, ontem, por curiosidade, movida por essas acusações contra Denarium, a Coluna fez rápida pesquisa sobre a Denarium Fomento Ltda (CNPJ 04.377.434/0001-66) e perdeu a conta do tanto de processos que empresa dele ingressou na justiça cobrando quem não conseguiu pagar os altos juros impostos a quem pegou dinheiro emprestado e ficou ainda mais endividado.
Até ação questionando recebimento de valores de um espólio, consta entre os inúmeros processos vistos numa rápida pesquisa.
Sugestão
Um levantamento mais detalhado sobre aquisições de imóveis e a forma dessas aquisições, no cartório de imóveis, pode expor muitas verdades sobre as dúvidas de como a pessoa física dos pré-candidatos e de suas empresas, adquiriram patrimônios como carros, casas, sítios, fazendas, gado e outros bens.
Mecias e Shéridan
Sobre multiplicar o patrimônio mas não revelar o segredo, Roraima já tem dois nomes carimbados: Mecias de Jesus e Shéridan Steffanny.