- 03 de julho de 2025
"Abaixo a Ditadura e viva a pilantragem"
No documentário sobre a vida de Wilson Simonal, um dos maiores cantores do país, o humorista Castrinho fez um comentário que desmonta por vez a desconfiança que ocorreu nos quartéis, de que Simonal era subversivo, e dispoto a patrocinar a luta armada. "Alguém já imaginou o Simonal, com aquela cadência, malemolência, com aquela voz swingada gritando palavras de ordem, tipo, "abaixo a Ditadura e viva a pilantragem"?
Difícil de acreditar
Lembrei dessa parte do documentário sobre Simonal depois que soube da prisão do ex-deputado Márcio Junqueira, e do motivo dela, de que ele teria ameaçado de morte uma delator de supostas traquinagens do presiente do PP, senador Ciro Nogueira, e do deputado Eduardo da Fonte. Ou seja, não dá pra acreditar, para quem conhece Junqueira, que ele seja capaz de ameaçar quem quer que seja de agressão quanto mais, de morte.
Violento, não!
Pode-se falar muitas coisas de Márcio Juqueira. De falastrão, canastrão, fanfarrão à guru. Mas de violento, agressivo e de disposição de matar, isso tudo, não.
O outro lado da moeda
Para boa aparte da opinião pública, embalada com a versão única do que dita a Lava Jato, Márcio Junqueira é tudo isso do que é acusado, sem que se questione detalhes de como se deu tal acusação, de quem partiu, o que ganhou ou qual a vantagem ou benefício que o fez 'delatar'?
Ojeriza a falsos moralistas
O professor de todos nós, Getúlio Cruz, tratou a prisão de Márcio Junqueira, na coluna escreve, "exemplo acabado de vários aventureiros que vêm para o estado buscar ascensão econômica rápida, principalmente política, através das estruturas de poder, instrumentalizadas facilmente por essa gente, que é minimamente esperta". Ocorre, Getúlio, que quem enriqueceu muito com a política e o poder dela, foi gente que depois de exonerada comprou lote no Lago em Brasília com praia no lago. Foi quem montou estrutura para acusar os outros e se auto elogiar, mas que o povo, mesmo assim, preferiu 'aventureiros' do que esses. Sabe por que, Getúlio? Porque o povo tem ojeriza a hipocritas e falsos moralistas.
Tem mais
Pelo o que se sabe, Márcio Junqueira, que vive em Roraima há maisde 20 anos, tem três filhas nascidas no estado, não tem nenhuma acusação e muito menos condenação por desvio de dinheiro público e peculato acusado de embolsar grana de obras bizarras.
E o outro lado?
Difícil crer que numa versão dessas assim, sem que o outro lado tenha o mesmo espaço e tempo na mídia para esclarecer, informar, desmentir ou afirmar a sua verão.
Posteridade
Nádia Thomé com o futuro de Roraima.
Não apresentaram nada
Vive-se, sim, amigo leitor, tempo de justicialização na base da acusação de acusados. Delações sem provas têm recebido benefícios vergonhosos e suspeitos, a exemplo do ex-diretor da Petros, Sérgio Machado, que não provou nenhuma das acusações que fez contra José Sarney, Renan Calheiros e Romero Jucá. Aliás, nenhuma dessas delações apresentou documentos, vídeos, gravações que apontem realmente crime. Na real, não apresentaram nada.
Coisas feias
A Procuradoria da República usou uma gravação clandestina para incrimiar o presidente da República, e o ministro que o procurador geral escolheu para ser relator, acatou uma prova ilícita, pois gravações para efeitos de prova em processos têm que ter amparo legal, autorização da justiça. E ocorreu o mais feio ainda: um então procurador é acussado de ter arquitetado junto com Joesley Batista, como gravar Michel Temer.
Concorda, Getúlio?
É muito cedo, amigo leitor, julgar e condenar Márcio Junqueira. Quem julgou e condenou Romero Jucá, já viu o STF arquivar quatro delações, quatroacusações que sequer apresentaram indícios de que ele cometeu crime, e assim virasse réu dessas acusações e delações.
Isso é bem diferente de quem já foi condenado na justiça federal por roubo de dinheiro público, concorda, Getúlio Cruz?
Títulos definitivos
"A alegria de quem recebe o documento de sua terra é a mesma que sinto
por ter construído a lei de regularização fundiária. Esse documento representa
muito para as famílias e o meu desejo de um futuro melhor pra Roraima",
durante entrega de títulos definitivos no Sul do estado.
'Genocídio'
Em discurso anteontem no Senado, o fiel Telmário Mota, cometeu verdadeiro 'genocídio' na Língua Portugues. Foram mais de uma dezena de assassinatos do plural, outras tantos 'esquardejamentos' de verbos, e afirmações erradas 'decapitadas'. Alem disso, Telmário afirmou que recebeu comissão de taxistas do "estado de Manaus". Daqui a pouco, ele anuncia o município de Nibirú.
A Coluna está ainda contando o prejuízos aos ouvidos de quem aprecia o Portuquês sendo bem, e corrretamente, falado.
Sem comentários
E Telmário Mota afirma que é economista especialista em Orçamento.
Foco na administração
"É bom ver que nosso trabalho está transformando Boa Vista. Estamos eliminando mais pontos críticos de alagamentos. A rua Cassiopeia, no Cidade Satélite, é uma das 100 ruas que estão recebendo melhorias. Já finalizamos as obras de drenagem e asfalto. Agora, implantaremos calçada e sinalização de trânsito. São imagens assim que me motivam a trabalhar com dedicação todos os dias", iformoua prefeita Teresa Surita, nas redes sociais.