00:00:00

Edersen Lima

Confirmado palpite


Confirmado palpite
Já ganhei meia aposta. Disse ontem aqui que o pedido de habeas corpus de Lula seria negado pelo Supremo Tribunal Federal, mas que, na votação da ação direta de constitucionalidade sobre prisão em segunda instância, que contraria a Constituição Federal no que rege a presunção da inocência e condenação só após trânsito e julgado, o ex-presidente será beneficiado, pois essa discrepância deverá cair.


Não é bem assim
Falando sobre a queda da regra criada - ou interpretada - pelos ministros do STF, no calor da pressão das ruas, via Lava Jato, de que condenação em 2ª instância resultaria em prisão do réu, não será um festival de habeas corpus ou liberação de presos, como muitos pensam. Cada caso é um caso. Um traficante e assassino, dificilmente, ganhará liberdade. O mesmo, para os larápios do erário que, por ventura, possam influenciar nas investigações de seus processos.


Caneta de Moro
Com a rejeição do pedido, Lula fica diante da possibilidade de um mandado do juiz Sergio Moro determinando a imediata execução da pena, de doze anos e um mês de prisão. Ele não deve ser preso automaticamente, uma vez que ainda tem até a próxima terça-feira para apresentar uma outra espécie de recurso ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), os chamados “embargos dos embargos”.


Fogos
Em Brasília, ouviu-se estouros de fogos por volta a meia-noite em partes da cidade, em comemoração à decisão do STF de não acatar o HC de Lula.


Mostra o diploma, Telmário
E Telmário Mota está sendo desafiado a pleitear enquadramento no governo federal, e a apresentar seus documentos, como o diploma de Economista que diz ser, reconhecido pelo Ministério da Educação. Durante a baixaria que promoveu na audiênca que iria definir o enquadramento e torná-lo pronto para votação na Câmara dos Deputados, Telmário disse que essse benefício também lhe atingiria, porém, não há nenhum pedido dele nesse sentido, segundo informações dacoordenaão de acolhimento dos documento.
Como todos sabem, o processo foi adiado depois das baixarias.

 

Mistério
Um diploma de Economista, meio apagado, da Universidade Católica de Salvador (Ucsal), informa que Telmário Mota se formou em 1992. Na universidade, estranhamente, nenhum dado sobre o curso feito por ele foi encontrado no que sobrou do diretório de Economia, pois esse curso foi cancelado há mais de 10 anos.
A Ucsal já teve problemas nesse sentido que viraram notícia na imprensa.


Em Nibirú
De toda a forma, Telmário Mota fez um curso um tanto quanto capenga. Ele fala errado de mais para quem é economista. Na audiência das baixarias, ele esqueceu ou nem se tocou que o estado da Guanabara deixu de existir em março de 1975, há 43 anos atrás, que nunca esteve em relatório algum de enquadramento junto Amapá, Rondônia e Roraima, em relatório preprado por Romero Jucá, e ele cobrava, brabo, informações sobre isso.
Telmário parece que estava literalmente em no planeta Nibirú.


Gafes, risadas e esculachos
Em dado momento da audiência, Telmário proferiu a palavra "tequínica"  (ele quis dizer técnica) e "broquis" (ele quis dizer blogs). No passado recente, em entrevista à TV Roraima quado no momento em que sua mulher se entregou à justiça, pois ela estava foragida após decreto de prisão no Caso dos Gafanhotos, Telmário disse que entraria com "habis corpis" (ele queria dizer habeas corpus). Outra vez, se superou em menos de um minuto. Citou o "FBI" ao invés de FMI, e acusou a "borquesia" ao invés de burquesia, como responsáveis pelo impeachment de Dilma Roussef.
Lógico que as gafes de Telmário resultaram em gargalhadas e muito esculacho em Roraima.


Algo muito errado
Se formar em Economia e falar assim tão errado, há algo verdadeiramente errado.


Transferência de venezuelanos
Foi anunciado ontem um plano para transferir até 18 mil refugiados venezuelanos de Roraima para outros estados ainda este ano, no processo chamado de interiorização. Os primeiros venezuelanos a serem transfeirdos partem hoje de Boa Vista para São Paulo, Manaus, Cuiabá e Campinas. Cerca de 300 são esperados em São Paulo, onde serão recebidos nos centros de acolhimento para moradores de rua em São Mateus, Santo Amaro, e na Missão Paz.


Dados
Cerca de 52 mil venezuelanos entraram no país até o início de março, por conta da crise humanitária na Venezuela, calcula a Força Tarefa Humanitária. Por dia, 400 venezuelanos, em média, estão entrando no país, embora alguns voltem para a Venezuela após alguns dias.


Ataques nanicos
Parte da turma do homem do milagre da multiplicação dos bens, está promovendo ataques ao ex-governador Chico Rodrigues, nas redes sociais. Assessores contratados para espalharem notícias de Mecias no Facebook, estão, em conjunto, acusando Chico de ser inconfiável, de não ter uma obra para mostra do período em que foi governador, e de mudar de partidos várias vezes. 


Será que a carapuça serve?
Assessoria de Chico Rodrigues, defende que, "não ter o que mostrar é melhor do que só ter obra superfaturada e patrimônio enriquecido de forma suspeita no currículo. Inconfiável, para o eleitor, é aquele que, no primeiro turno está num palanque e no segundo, pula para o do concorrente. E inconfiável, é envolver a mulher e a família em situações que desembocaram em prisão e em processos cível e criminal para todos".
Será que a carapuça serve?


Transferência de votos
Para semana que vem está sendo aguardada mais uma visita do presidenciável Jair Bolsonaro a Bos Vista. Ele aparece bem nas pesquisas em Roraima. Na oportunidade, Bolsonaro irá ao manisfetar apoio ao empresário Antônio Denarium, pré candidato do PSL ao governo. Os entusiastas da canddatura de Denarium apostam suas fichas na transferência de votos de Bolsonaro para ele.


Cálculos
Digamos, amigo leitor, que Denarium esteja hoje - com boa vontade - dispondo de hipotéticos 5% nas pesquisas de intenção de votos. Se até a eleição ele crescer 300% e isso é muito em qualquer cálculo, ele chegará a 20%, ficando fora de um hipotético segundo turno, ou mesmo, em algum lugar após o segundo colocado caso a eleição se decida no primeiro turno.


Traduzindo
Não será fácil a empreitada de Bolsonaro e Denarium em Roraima.


Otaci das Pensões
Há um erro tático no Solidariedade em Boa Vista. Pré-candidatos a deputado federal não estão gostando nada nada nada de verem o colega Otaci das Pensões, dando as ordens na tropa, marcando reuniões, ditando pautas de discussões, ou seja, falando tudo em nome do presidente do partido, Jalser Renier, que, na opinião da maioria, não está a par dessas 'atribuições' de Otaci.


Protesto
"Não é porque ele vive encostado no Jalser (Renier), tanto que o chamam de 'rabinho', que ele vai dar as ordens aqui (dentro do Solidariedade). Somos candidatos igual a ele. Quem tem que dar as coordenadas aqui é o Jalser", protestou um pré-candidato.

Últimas Postagens