- 03 de julho de 2025
Chilique grotesto
O brasileiro assistiu ontem pela TV Justiça, um chilique grotesco do ministro Roberto Barroso contra o colega Gilmar Mendes, que criticava a postura da presidente Cármen Lúcia, pouco transparente na definição da pauta do Supremo. Expressou seu inconformismo com Luiz Fux, um dos supostos moralistas de plantão da Corte, por ter retirado de pauta a questão do auxílio-moradia de juízes e procuradores. E fez uma análise — dura, mas respeitosa — das intervenções feitas pelo tribunal no processo político e que só têm resultado em desastres.
Sim, o STF vem interpretando a Constituição ao bel entendimento de cada ministro e não como está claro nas suas páginas.
Nunca na história do STF
Gilmar Mendes fez uma referência à interpretação de Roberto Barroso que conduziu votos de mais dois ministros a aprovarem o seu entendimento de que aborto até o terceiro mês de gestação não é crime. Isso, fez o 'interpretador de leis' subir nas tamancas, que se destemperou como nunca se viu no suntuoso plenário do STF Barroso teve um chilique. Chamou Mendes de “pessoa horrível”, de “mistura do mal com atraso e pitadas de psicopatia”. Afimou: "Vossa Excelência nos envergonha”; “é muito penoso para todo nós termos de conviver com Vossa Excelência aqui”. Ou seja, baixou a 'barraqueira' no minitro.
Argumentos e as ofensas
Quem assitiu aquele 'espetáculo', viu de um lado, Gilmar Mendes, argumentando, criticando. Do outro, Roberto Barroso, destemperado, usando a palavra para ofender e agredir.
Quem é psicopata e que envergonha?
Roberto Barroso é aquele ministro que declarou a vaquejada inconstitucional comovido com o fato de que se pode quebrar o rabo de uma vaca, se compadece com a cauda da Mimosa, mas não com um feto de três meses. E Gilmar que é psicopata? Barrsso se ofereceu para defender de graça um terrorista e assassino, como o terrorista Cesare Battisti, garantindo para ele refúgio no Brasil, e se gabou disso em livro. E Gilmar Mendes que é sociopata? Barroso não um ministro que defende a letra da Constituição, mas aquele que acha que ela é uma obra aberta, da qual se pode tirar o que lhe der na telha e na qual se pode acrescentar o que lhe der no fígado. E Gilmar Mendes que envergonha o Supremo?
Interpretação errada
Ainda sobre o STF, completamente errada e afirmação de que "querem mudar a interpretação" sobre prisão em segunda instância. Os "barrosos da vida" é que mudaram por completo o que rege a Constituição Federal de que todos são inocentes até transitado e julgado.
Injustiças vão correr
Condenar à prisao em decisão colegiada, com certeza, incorrerá em erros graves e injustiças em muitos casos. E quem irá compensar ou corrigir os danos morais, psicológicos, físicos e financeiros de quem for preso em segunda instãncia e comprovar depois sua inocência?
Pela opinião pública
Antes de que os ministros do STF sejam acusados de atuarem para livrar Lula da cadeia, por ser condenado em segunda instância, deve-se lembrar que os ministros, pressionados pela opinião pública e por interpretações 'barrosianas', deram nova interpretação à Constituição. o transitado e julgado foi para o espaço para que empresários e políticos fossem presos antes do processo ter seus recursos e apelações esgotadas para atender o apelo da Lava Jato.
Operação policial nenhuma deve ser valorizada com injustiças, com erros do ministério público e de juízes.
Texto de enquadramento
Foi divulgado ontem, o texto do Projeto de Lei de Conversão que irá tratar da transposição dos servidores dos ex-territórios de Rondônia, Roraima e Amapá para efetivação em quadro de extinção no governo federal. O texto foi apresentado pelo senador Romero Jucá, que é relator da Medida Provisória do reenquadramento desse pessoal.
Beneficiados
Além de aceitar várias sugestões que ampliam o enquadramento, Jucá apresentou como relator, outras emendas que irão beneficiar novas categorias. São elas:
Regentes de ensino: enquadramento na Carreira de Magistério do Ensino Básico dos ex-Territórios, com possibilidade de opção pelo EBTT – Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.
Grupo TAF – Tributação, Arrecadação e Fiscalização, e os servidores das carreiras de Planejamento, Orçamento e de Finanças e Controle do Poder Executivo Federal.: adoção da mesma tabela remuneratória dos Auditores-Fiscais da Receita Federal.
Garantia de recebimento da gratificação de desempenho aos servidores cedidos.
Extensão a aposentados e pensionistas da correção de enquadramento das seguintes categorias: Agente de Portaria, Agente de Vigilância, Telefonista, Motorista Oficial, classes C e D de Auxiliar Operacional de Serviços Diversos e classe B de Agente de Serviços de Engenharia.
Mérito Monte Roraima
O professor Haroldo Campos, presidente da Faculdade Cathedral, será homenageado pela Câmara de Boa Vista com a Medalha de Honra ao Mérito Monte Roraima, pelos serviços prestados ao Estado, na área de ensino.
Viralizou
Um vídeo que em supostos venezuelanos assaltam quatro estudantes em uma rua na periferia de Boa Vista, viralizou ontem em grupos de WhatsApp e nas redes sociais.
Acostumados a bondades
Não tem, infelizmente, para onde correr. A situação em Roraima com a demanda de refugiados tente ao aumento da violência. Prostituição de mulheres venezuelanas se tornou até piada. O número de roubos em casas e supermercados aumentou. Povo acostumado com as cestas básicas do socialismo bolivariano, a maioria absoluta dos que estão em Roraima não trabalhava, vivia das esmolas de Nicolás Maduro. Ou seja, é povo acostumado a viver na espera de bondades, e não de trabalhar e ganhar o seu sustento.
Reclamou de novo
Ontem, mais uma vez, a prefeita Teresa Surita falou com o presidente Michel Temer, sobre a grave situação no estado. Fez novamente um relato dos que chegam doentes, do surto de sarampo, dos protestos de brasileiros descontentes e incomodados pela invasão dos refugiados, com a ocorrência de crimes.
Temer reforçou que irá destinar mais recursos, vacinas e medicamentos para a demanda que cresce em Roraima com os hermanos.