00:00:00

Edersen Lima

Ainda bem que tem as termoeletricas


Ainda bem que tem as termoelétricas
Ninguém tem mais dúvida de que a energia de Guri, se tornou além de cara, inconfiável, e que as usinas termoelétricas, são, sim, necessárias, independente de críticas ao seu custo e de acusações sem provas de que há político ganhando com isso.

Causa vergonha alheia, ver nas redes sociais, gente esclarecida e políticos bem informados sobretudo em relação à questão energética, uns até que tem mandato em Brasília, depois de bravatear que junto com Dilma (Roussef, ex-presidente) estava resolvendo o problema do Linhão de Tucuruí, responsabilizar o governo federal e o líder do governo no Senado, Romero Jucá, pela situação.

Há uma falha do governo federal em não esclarecer à população roraimense que Tucuruí só ainda não abastece o estado com energia elétrica porque o Ministério Público Federal no Amazonas, há cinco anos, ingressou com ação judicial defendendo interesses dos índios de que queriam ser ouvidos quanto a permitirem que a linha de transmissão passasse em suas terras.

A questão foi judicializada a tal ponto que, reconhecidamente, Dilma Roussef quis resolver a questão. Michel Temer ouviu pedidos iguais de deputados e senadores. A Assembleia Legislativa e o governo estadual entraram com ação no Supremo Tribunal Federal relatando todo o prejuízo do estado devido à ação que o MPF abraçou e que sabe-se lá os índios estão mesmo tão contrários à obra?

Roraima teve de 2013 pra cá, quando as obras tiveram que ser suspensas, quatro senadores e 10 deputados federais. É até injusto apontar que esse pessoal não teve prestígio nem moral quando a coisa não se resolve de maneira política e sim, jurídica. Se vontade política se sobrepusesse à jurídica, não viveríamos em uma democracia, em um sistema de igualdade de poderes.

Se dependesse de 'vontade política', Dilma não tinha caído, e Temer não estaria sendo investigado e acossado pelo Supremo. Dilma caiu porque houve o aval da Justiça que afirmou que o processo de impeachment era totalmente legal. Com todo o poder de presidente da República, não teve 'vontade política' que fosse para obter uma sequer, vitória no STF, nos inúmeros pedidos que fez para barrar o seu processo de afastamento. O mesmo se vê em relação a Temer que, tem recebido sucessivas negativas de defesas do Supremo quanto às denúncias que lhe são feitas.

Mas, oportunismo é de oportunistas que apontam em uma só direção o fato não do MPF no Amazonas emperrar a continuação da obra do Linhão, mas, de que um político só, manda e desmanda jogando contra a sociedade e contra sí, pois quem, com tamanho poder, não aproveitaria para mostrar que assim como faz chover aqui, faz chover ali, e mostraria aos eleitores que ele é que conseguiu resolver esse problema que prejudica, que afeta e que causa muita indignação no estado?

Um pouco mais de simancol, por favor. Chega de denúncias e acusações em que nenhuma prova é apresentada. Os que apontam o dedo, que sejam dignos e sinceros, e apresentem provas. É fácil se esconder atrás da safada imunidade parlamentar para caluniar, difamar e injuriar.

Pelo sim pelo não, e enquanto o MPF é que mantém o dedo em cima da questão do Linhão de Tucuruí, ainda bem que alguém pensou em melhorar o parque energético de termoelétricas em Boa Vista, pois se não houvesse isso, muito, mais muito pior seria a situação, pois Guri, não é só uma energia cara, mas completamente inconfiável. Anda bem que tem as termoelétricas

P.S.: O deputado Jonatan de Jesus é há quase um ano presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados; Telmário Mota se diz 'o senador do povo', por que eles e outros não resolveram essa questão, já que isso se trata de 'vontade política'?

Últimas Postagens