- 03 de julho de 2025
"Vem, Teresa. Vem ser governadora!"
Logo mais às 10 horas na rádio 93FM, a prefeita Teresa Surita, irá anunciar se irá ou não renunciar ao cargo e concorrer ao governo do estado, em outubro. Anteontem, o presidente nacional do MDB, senador Romero Jucá, também em entrevista à 93FM, reforçou que o partido estava à disposição dela e fez um apelo: "Vem, Teresa. Vem ser governadora!"
Quem é melhor preparado?
Romero perguntou aos ouvintes da rádio, quem, entre os nomes - Suely Campos, Anchieta Júnior, Telmário Mota e Antônio Denarium - que estão sendo cogitados tem melhor histórico de realizações, histórico de recuperar administrações falidas, e está melhor preparada para administrar o estado?
"Há quem diga que não vota na Teresa ou em mim, mas é difícil achar no eleitorado quem afirme que Teresa não tem melhor histórico de todos os candidatos para tirar Roraima dessa situação de quase falência que vivemos", afirmou Jucá.
Anchieta endividou Roraima
Ele lembrou que Anchieta governou por quase sete anos, tendo a oportunidade de transformar o estado em pólo de produção agrícola, ou ao menos manter as contas equilibradas aja vista ter recebido o governo enxuto após a morte de Ottomar Pinto. Porém, é de conhecimento geral que Anchieta endividou o estado com empréstimos milionários.
Povo não pode ter memória curta
"Anchieta fez um governo ruim. Tão ruim, que na eleição para o Senado ele ficou em terceiro lugar. Se tivesse feito um bom governo teria sido eleito senador. Não podemos ter memória curta. Sair de um governo péssimo como esse da Suely (Campos) e voltar para um ruim não é evoluir, é dar dois, três passos para trás. É trocar o péssimo pelo que foi ruim", disse Romero Jucá.
Getúlio e dona Suely
Sobre a questão de que o vice prefeito Artur Machado assumiria a Prefeitura e seria um novo Iradilson Sampaio, considerado o pior prefeito que Boa Vista já teve, Romero Jucá foi enfático: "Nos dois anos em que cumpriu o que seria o mandato da Teresa, o Iradilson foi bem pois a Prefeitura estava com as contas em dia e havia recursos programados para a conclusão de obras iniciadas por ela. O problema dele foi colocar como super secretário de finanças, planejamento e economia o Getúlio Cruz e depois ter como vice quem? Suely Campos."
Podem ficar tranquilos
No caso de Artur Machado, Romero disse que, Teresa deixará a Prefeitura igualmente com as contas em dia e com orçamento fechado para conclusão de obras que já estão em andamento, e que ela sendo governadora, poderá incrementar parcerias que não foram possíveis firmar com o governo por causa de questões políticas. "O cidadão roraimense pode ficar tranquilo que os recursos já alocados para obras e o orçamento para manutenção de quadro de pessoal, fornecimentos e prestação de serviços também está garantido, ou seja, não haverá perda alguma, sim, ganho para o estado todo em ter um administradora séria, competente e comprometida com o bem estar das pessoas", garantiu Jucá.
Sem desvio de recursos
Ele disse, ainda, que com Teresa no governo os recursos que forem obtidos junto ao governo federal serão totalmente aplicados nas obras e serviços para os quais forem destinados. "O que sabemos é que muitos recursos foram desviados de suas destinações, ou simplesmente sumiram, evaporaram sem explicações como os R$ 3,5 milhões do sistema prisional, além de outros em contratos com empresas de familiares da governadora."
Balde de água fria
Anunciando que disputará o governo, Teresa Surita, jogará um balde de água fria na brasa que adversários dela estão querendo acender espalhando nas redes sociais de que ela está impedida de concorrer em outubro por condenação colegiada por improbidade administrativa. Em 2012 e 2016, as mesmas acusações circularam, e Teresa concorreu e venceu as duas eleições.
Fake news
Uma vibradora assessora do asseado George PF Melo, aquele que é contra Teresa "porque ela não dá um palito de dente pra gente", ou seja, que defende o toma lá dá cá na forma de cargos para seus aliados e contratos com empresas amigas, em troca de apoios políticos, chegou a postar que "Teresa estava tão preocupada (em não poder disputar a eleição) que embarcou no primeiro voo para Brasília afim de reverter sua situação".
Teresa não tirou o pé de Boa Vista em nenhum momento. Lá estava, lá ficou e hoje dará entrevista às 10 horas na 93FM.
Ratadas, blefes e barrigadas
Toda semana a assessoria de George Melo dá essas 'ratadas', esses blefes, anunciando coisas que nunca acontecem, como o impeachment de dona Suely, de que Jalser Renier será governador e outras barrigadas, como várias vezes comentou o advogado Pedro Duque, "combinam direitinho com aquela fôrma, com aquele anatomia".
Sessão comédia
Será muito 'comédia' é George PF Melo mandar sua assessoria defender a candidatura de Anchieta Júnior, depois dela tê-lo detonado como quem quebrou o estado, isso no afã de que Jalser Renier, que nunca rompeu a barreira dos 3% de popularidade, ser candidato ao governo.
Se mancou
E falando em Jalser, ele enfim se mancou. Jogou a toalha, reconheceu que não decolou apesar dos milhões de reais gastos em propaganda, publicidade e festas na Assembleia Legislativa, e que é melhor ir para reeleição garantida e se capitalizar politicamente para mais quatro anos na presidência da ALE. Só que agora, depois da presepada da renúncia de PC Quartiero e do cheque de meio milhão não explicado até hoje, debaixo de total desconfiança de quem for governador de que ele possa querer conspirar ou coisa parecida com que dona Suely encarou há poucas semanas.
Leonardo Cupello
E já que se falou no cheque de meio milhão de reais de Jalser Renier, está nas mãos do desembargador Leonardo Cupello acatar ou não o pedido do MPE para investigar Jalser e Quartiero sobre esse suspeitíssimo cheque encontrado nos pertences do ex-vice governador um dia após ele renunciar ao cargo, o que, nas palavras dele próprio, 'deixaria o caminho livre para os deputados afastarem a governadora".
Sociedade merece satisfação
No mínimo, a sociedade merece uma satisfação ou esclarecimento a respeito desse caso do cheque de Jalser. No mínimo a governadora merece do Judiciário a garantia do respeito às leis e o combate às suspeitas de conspiração e pagamento de propina que recaem sobre o caso.
Interesse maior tinha que ser deles
Deveria ser de interesse de Jalser e de Quartiero, onde um ameaçava até semana passada virar governador afastando dona Suely, e o outro quer ser candidato ao governo ou ao Senado, que o cheque fosse explicado. Como eles querem se manter na vida pública sem darem qualquer satisfação de como um cheque de meio milhão de reais, de um, foi encontrado na bolsa do outro?
De quem é essa selfie no planeta Nibirú?