- 03 de julho de 2025
Obras: inauguração e anúncio
A prefeita Teresa Surita começa a fechar o ano entregando a maior e mais importante obra dos últimos 10 anos no estado, o Teatro Municipal de Boa Vista, e anunciando uma outra grande obra que irá facilitar a vida de motoristas e pedestres que sofrem com o engarrafamento e acidentes na 'bola do Detran'.
Extremo capricho
Com 1.100 lugares na platéia, e toda estrutura que um espaço de apresentações exige, o Teatro Municipal abre as cortinas para que a cidade entre a partir de agora na agenda de espetáculos de dança, canto e artes cênicas que até então não podiam vir para Roraima.
Construído com extremo capricho pela Prefeitura de Boa Vista, o teatro contou ainda com verbas federais oportunizadas pela senadora Angela Portela e pela deputada Maria Helena.
Cinco sentidos
Tendo como base, um vídeo institucional que divulgou a percepção da arte pelos cinco sentidos humanos, ou os cinco sentidos da arte percebidos pelo ser humano, como assistir, ouvir, provar, tocar e sentir cada espetáculo 'à flor da pele', como destacou Teresa: “O nosso teatro traz os cinco sentidos à flor da pele. Uma grande obra que estamos entregando para Boa Vista como um belo presente de natal”, ressaltou a prefeita.
Presente de Natal
"É uma grande obra que estamos entregando para Boa Vista como um belo presente de natal. É uma criança que está nascendo, mas ela precisa ser cuidada, precisa ser educada. É preciso introduzir labor artístico. Fazer florescer a arte verdadeiramente", destacou a prefeita.
De olho no Senado
E ainda na sexta, 15, teve o lançamento da pré-candidatura do ex-deputado Luciano Castro a senador em 2018, em evento prestigido por lideranças interioranas, do PR e do PMDB, como o líder do governo no Senado, Romero Jucá. A Coluna fez três pergunta a Luciano sobre sua intenção de isputar a eleição do ano que vem:
Ha possibilidade do senhor mudar os planos e concorrer a outro cargo?
Eu sou pré candidato a Senado pelo meu partido PR. Ponto. Qualquer informação contrária à isso, é pura especulação.
O que leva o senhor a acreditar na sua eleicao para o Senado?
Acredito que em seis mandatos de deputado federal, honrei com dignidade todos votos que tive e em mais de 24 anos de vida pública sem envolver meu nome em escândalos de corrupção e além disso, tenho experiência, conhecimento, influência e as portas totalmente abertas em Brasília, isso me credencia para disputar uma vaga. E é por isso que eu vou disputar mais uma vez uma cadeira do Senado.
Sendo eleito qual será prioridade número um?
Minha preocupação número um é com o Estado de Roraima. Estamos trabalhando em um Plano de Modernização para Roraima, chega de propostas vazias e utópicas, precisamos de um plano estratégico que gere resultados para a população roraimense, que já anda bem cansada, por falta de perspectivas reais.
Nós temos dois grandes desafios pela frente: financeiro e de gestão. Temos que ter total consciência que não há soluções mágicas e rápidas. Roraima precisa de políticas de equilíbrio financeiro e modernização da máquina. Esse deve ser o pacto político permanente, para além de partidos, ideologias, poderes, corporações ou outros interesses. Roraima precisa Avançar. Roraima quer. Roraima pode!
Governo, Senado e Assembléia
Fotos nas redes sociais revelam que os três casais mais influentes da política roraimense, Teresa Surita e Marcelo Guimarães, Romero e Rose Jucá, e Jalser Renier e Cíntia Padilha, estão unidos provavelmente com o mesmo objetivo: Governo, Senado e Assembleia Legislativa.
Abacaxi
Um senhor abacaxi foi a Festa do Abacaxi. A cantora Roberta Miranda, contratada pra o evento, se perdeu no caminho que não foi bem sinalizado com placas ou faixas indicando o caminho, e que também não contou com acompanhamento de membros da organização para conduzirem a cantora e sua banda até o local da festa.
Especialista
O governo de dona Suely Campos é comprovadamente bom de ver o 'gato' comer o dinheiro do Fundo Prisional, atrasar pagamento de servidores, atrasar o duodécimo dos demais poderes, não acompanhar situações das vicinais e manter o Hospital Geral em situação caótica. Agora, também é especialista em realização de shows.
TCE faz lição da ALE
Já que os deputados estaduais não fazem a lição de casa, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Netão Souto Maior, disse que irá fiscalizar o governo de dona Suely Campos, com auxílio de 'uma lupa'. um exagero dele diante de tão farto volume de denúncias e indícios de desvios de funções, finalidades e recursos que marcam essa administração.
Difamação rasteira
Há dois anos, o colunista Júnior Brasil sofreu um assalto assim que chegava em casa. O ladrão, que estava armado, querendo tirar o cordão, o celular e outros objetos de Júnior, passou a lhe agredir. Esse é o fato, é a verdade que a 'assessora' do cheiroso George 'PF' Melo, quer de forma rasteira distorcer, difamando o colunista que nunca precisou gritar pelo nome de qualquer pessoa, quanto mais do patrão, no plenário da Assembléia Legislativa, e colocar uma criança de três anos, gripada, como escudo para se proteger de qualquer peia.
Lilian Barrudada aplicou adestramento
A autora da peia, foi a empresária Lilian Barrudada, que também foi difamada pela mesma pessoa que George Melo, acha que presta um serviço pertinente ao estado de Roraima. Desde de então, a 'assessora' dele nunca mais deu um grunhido sequer sobre Lilian Barrudada, lembrando ditado popular que diz que 'cachorro quando apanha, encolhe o rabo e foge pra casa'.
Censura prévia
Ao que parece, Júnior Brasil irritou George 'PF' Melo, pela crítica que fez ao decreto legislativo que ele apresentou na ALE, e que não passa de um desesperado ato de querer impor censura prévia. É o mesmo tipo de censura prévia que visa a intimidar quem reclame do cheiro que suas ações exalam.
Quem tem chance e quem está fora
Pré-candidatos ao Senado com chances de eleição: Romero Jucá, Chico Rodrigues, Angela Portela, Haroldo da Catedral, e Luciano Castro. A Coluna não cita Mecias de Jesus nessa lista porque tem compromisso com o leitor de informar o que é fato e o que realmente pode acontecer. Mecias não será candidato ao Senado.
A alegria dos advogados
Em uma churrascaria de Boa Vista, um grupo de advogados comentava ontem que os colegas que trabalham para o homem do milagre da multiplicação dos bens, Mecias de Jesus, quando sabem que o advogado Pedro Duque (foto ao lado) é defensor da outra parte da ação em que o milagreiro também é parte, eles caem na gargalhada. O motivo, é que Duque, facilita o trabalho e sucesso deles, pois simplesmente ele perde os prazos judiciais.
Suspeita de que o cliente foi 'vendido'
Em pelo menos cinco ações de um ex-cliente, Pedro Duque, perdeu prazos em processos que envolviam o honesto Mecias de Jesus, o filho Jonatan e uma filha. É certo que a perda de prazo ocorra por falta de atenção ou pelo advogado ser relapso, mas cinco ações serem perdidas, prejudicando o cliente repetidamente para a mesma outra parte, é coincidência ou irresponsabilidade de mais. Isso leva outros advogados a pensarem até que o cliente foi 'vendido'.
Analisar as relações
Juntando as situações de perda de prazos sempre para os processos de Mecias de Jesus e seus familiares, com a situação empregatícia de Pedro Duque, é de se causar reflexão. Pedro Duque é servidor comissionado na Assembléia Legislativa desde fevereiro de 2015. Os prazos que perdeu e que prejudicaram completamente seu ex-cliente ocorreram de lá prá cá. Mecias é, depois de Jalser Renier, o mais influente deputado da ALE.
É ou não motivo de alegria?
Em suma, os advogados do honrado Mecias de Jesus, têm ou não têm razões para comemorarem quando olham nos 'projudis' da vida, que o defensor da outra parte é, Pedro 'perde prazos' Duque?
Tem mais
Na semana passada, Pedro Duque teve que rebolar sua esbelta silhueta para enfim, prestar contas a um - provavelmente - novo ex-cliente. Isso ocorreu depois que circulou informação de que Pedro Duque havia sido denunciado à OAB por não repassar os 'dados' do cliente.
Vergonha alheia
Um áudio gravado pelo 'sem função' Paulo Jorge Lhamas, causou 'vergonha alheia', como afirmou um ex-comandante da Polícia Militar que o ouviu. No áudio, Lhamas diz que é para Eu tomar cuidado porque ele é 'amigo de um jurista muito influente em Portugal', dando a entender que usaria o seu poder sobre o tal 'amigo jurista' para me prejudicar. Assim, então, há juristas em Portugal que agem de acordo com as vontades de seus 'amigos' desocupados de Roraima?
Sempre querendo plantar notícia
O audio 'sem noção', circulou nesse fim de semana em grupos de WhatsApp. Além da 'vergonha alheia' gerada em um ex-comandante da PM, outros coronéis comentaram com gargalhadas a 'viagem de Lhamas'. "Ele sempre foi desses de dizer que 'um amigo meu é isso e aquilo, ou um amigo meu me disse isso e aquilo', sempre querendo plantar notícia. Acho que ele não bate bem, não", comentou um ex-colega de farda de Paulo Jorge Lhamas
Foca da Rádio Cipó
Na confraria do Aipana, onde jornalistas se encontram todos os dias, Lhamas é chamado de 'foca da Rádio Cipó' (foca é a denominação que se dá ao repórter inexperiente, aprendiz; Rádio Cipó é como se chama os boatos que circulam no estado), e sempre sabe de alguma coisa comprometedora contra fulano, beltrano e sicrano. Lhamas também tem o costume de chegar com disse-me-disse de lá e cá, anunciando 'fatos' que nunca acontecem
'Ele é gay?"
Na sexta-feira passada, 15, o meu pai, Manoel Lima, jornalista, me perguntou: 'Edersen, o Lhamas é gay?'. Eu respondi que não sabia, mas disse que Lhamas tem a mania de dizer que todo mundo é 'viado'.
E Manoel Lima, completou: "Acho que ele é apaixonado por ti. O cara vive falando no teu nome pros nossos amigos em Roraima. Volta a falar com ele porque está parecendo fixação, coisa de quem sente falta."
Luciano e Angela, sabem
Os motivos por ter me afastado de Paulo Jorge Lhamas se deu por ele tramar maldosamente querendo me comprometer nas faltas que ele cometeu contra o ex-deputado Luciano Castro e a senadora Angela Portela.
Porém, tanto Angela como Luciano, sabem quem é quem nessa história, prova disso é que Eu continuo amigo deles.
Dragão de São George
Assédio de mulher bonita, elegante e educada todo e qualquer homem gosta. Mas de coisas assim... gordurosas e indigestas, avessas aos predicados aqui citados, a gente foge. Isso é coisa para corajosos, para os São Georges, que só com muita manguaça são capazes de encarar.