00:00:00

Edersen Lima - Lisboa

Respeito e etica


Respeito às mães
Há um código de ética e honra - se é que assim pode-se dizer - nas máfias internacionais, como a mais famosa da história, a italiana, que não se mata a mãe do inimigo e nem a mãe de seus filhos. Para os mafiosos, mãe é coisa sagrada. 


A mãe de político
No Brasil, no entanto, mãe de bandido, de mafioso dos cofres públicos, é usada em seus crimes, como o país inteiro tomou conhecimento em relação à dona Marluce Vieira Lima, mãe do larápio Geddel Vieira Lima, aquele que guardava R$ 51 milhões em um apartamento.


Prisão
Essa semana, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu ao Supremo Tribunal Federal a prisão domiciliar de Marluce Vieira Lima, mãe de Geddel, além do uso de tornozeleira eletrônica e pagamento de 400 salários mínimos de fiança.
Uma mãe merece isso, ser envolvida pelo filho em seus crimes?


Outras mães
O caso de Geddel e sua mãe, expõe o quanto é desavergonhado o sentimento de impunidade do político ladrão brasileiro. O envolvimento de dona Marluce desvio de dinheiro público e formação de organização criminosa pode não ser o único do país. Provavelmente, outros ladrões do erário, propineiros de contratos públicos, utilizem não só suas mães, mas, também, a mulher, o irmão, os cunhados...


Não é a única
Não por nada que Adriana Ancelmo, mulher de outro larápio, o ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, está presa. E sabe-se que ela não é a única esposa de político ladrão propineiro de contratos públicos, que se envolveu nesse tipo de organização.

 

Rejeição histórica
A rejeição ao trabalho do Congresso Nacional atingiu o seu maior número na história recente. Pesquisa do Datafolha realizada nos dias 29 e 30 de novembro mostra que 60% dos brasileiros consideram ruim ou péssimo o desempenho dos atuais 513 deputados federais e 81 senadores, e a aprovação desceu a apenas 5%, também o pior número já registrado.


Só o líder catitu
Tirando o líder supremo da Comunidade dos Catitus (C.U.), Édio Lopes, os demias deputados federais de Roraima penam em mostrar trabalho efetivo, algo que tenham realizado e que seja palpável, concretizado.


'Bipolar amigo'
Os elogios que de sexta-feira passada pra cá, o deputado Jalser Renier vem fazendo e postando nas redes sociais à prefeita Teresa Surita, estão lhe rendendo por parte de colegas, o diagnóstico  de 'bipolar amigo'. "Não tou entendendo mais nada. Até outro dia ele não fazia segredo pra ninguém que com a Teresa 'não tinha acordo', e agora rasga seda pra ela", comentou um deputado ligado ao grupo da prefeita.


'Gatilho emocional' acionado
Mas para um experiente observador da política macuxi, a 'bipolaridade' de Jalser, rapidinho se equilibra quando palavras chaves e números certos disparam o seu principal 'gatilho emocional', aquele que o faz ficar sorridente, brincalhão e empolgado. "Candidatura ao governo é coisa do passado", arrisca a fonte.


Pena maior
A Câmara dos Deputados aprovou ontem projeto de lei que aumenta a pena para o motorista embriagado que provocar acidente com morte. O texto já passou pelo Senado e segue agora à sanção presidencial. Pela lei em vigor, a punição para quem provocar acidente fatal ao volante é de 2 a 4 anos de detenção, além da suspensão da habilitação.


Oráculo
O início oficial da censura e das liberdades através dos Atos Institucionais do golpe militar de 1964, são abordados por JOBIS POSODAN, na página 'Oráculo':


Esclarecer
O Supremo Tribunal Federal retoma hoje o julgamento de ações que visam esclarecer se assembleias legislativas podem revogar prisões de deputados estaduais determinadas pela Justiça. Cresce, entre os integrantes da Corte, o entendimento de que a medida deve ser declarada inconstitucional.

 


O que vale pra um não vale pra outro
O argumento que deve ganhar força nesta quinta é o de que um deputado estadual tem sempre o caso analisado pelo Tribunal de Justiça, pelo Tribunal Regional Federal e até mesmo pelo Tribunal Regional Eleitoral. E, com isso, pode recorrer a instâncias superiores. Por isso, a ideia que ganha força é a de que a situação é diferente da de deputados federais e senadores, cuja instância máxima e única é o Supremo.


Concurso Nacional de Quadrilhas
A Confederação Brasileira de Entidades Juninas (Confebraq) definiu em encontro em Brasília que Boa Vista irá sediar o Concurso Nacional de Quadrilhas de 2018, que vai acontecer em agosto do ano que vem. O evento atende um apelo natural da cidade, pois em Boa Vista, há mais de 10 anos, o festival de quadrilhas é referência cultural, artística e turística na região Norte.


Promulgada
"A fase mais complicada, que foi a aprovação da Lei, já foi vencida. Agora é tratar de todos detalhes da regulamentação e garantir este benefício aos servidores que tanta aguardaram por esta notícia”, disse o líder do governo no Senado, Romero Jucá, assim que assinou documento de promulgação da Emenda Constitucional (EC) 98, que beneficia com enquadramento nos quadros da União os servidores dos ex-territórios de Roraima e do Amapá.


Garantia
Essa Emenda Concstitucional foi apresentado por Romero Jucá e garante que pessoas que tabalharam nos ex-territórios de Roraima e do Amapá no período em que os ex-territórios foram transformados em estado, optarem pelo quadro em extinção do governo federal.


Reconhecimento
Romero Jucá, destacou o empenho da bancada de deputados pela aprovação da PEC que originou a EC proculgada ontem. "Deve-se reconhecer o trabalho da deputado Maria Helena e do líder Abel Galinha nesse esforço em prol dos que atuaram no processo de transição em Roraima".


O tamanho de Telmário
Enquanto no plenário do Senado houve comemoração pela EC promulgada, Telmário Mota, ficou pianinho, do tamanho que ele dizia que iria deixar um colega, mas que na realidade mostra o seu desempenho até aqui nesses quase três anos de muito esculachos e escândalos.


Free shops
Os Parlamentos Amazônico, e do Sul, e a Unale, realizam hoje evento conjunto com a Receita Federal para apresentação do programa digital que será utilizado pela nos em 32 cidades para controlar o funcionamento do sistema de compra e venda, em free shops em cidades gêmeas nas fronteiras do Brasil.
Dez dessas cidades ficam na Amazônia, delas, duas em Roraima, Bonfim e Pacaraima.

Últimas Postagens