00:00:00

Edersen Lima - Lisboa

Entendimento


Entendimento
O convite feito pelo pelo presidente da Assembleia Legislativa, Jalser Renier, à prefeita Teresa Surita - e aceito -, para que ela prestigiasse a Cantata de Natal, sexta-feira passada, é o sinal de que ambos estão buscando um entendimento que já deveria estar há mais tempo em andamento.


Lógica e inteligência
Ao que parece, Jalser deixou de lado os elogios e rapapés de conselheiros e assessores que assopram toda hora em seu ouvido que ele não precisa de ninguém para ser governador, e que é imbatível para o governo, mesmo não tendo passado de 3% nas pesquisas que encomendou, e raciocinou com um pouco mas de lógica e inteligência de que política é soma e não divisão; é composição e não exclusão; e é harmonização e não imposição.


Plano azamba
Mas há quem torça contra o entendimento entre o presidente da ALE e a prefeita. O amigão e conselheiro, George 'PF" Melo, é o maior incentivador da candidatura de Jalser ao governo, isso porque, mesmo no caso de uma derrota nas urnas, Jalser, com os três meses de presidente da ALE, faria de tudo para compor com os reeleitos e futuros deputados o apoio para que George o sucedesse na presidência, pois George 'se autodenomina como o único que manteria praticamente intacta a estrutura de Jalser', assegura uma fonte bem instalada na Mesa Diretora da ALE.


Só quem ganha é 'PF' Melo
Assim sendo, Jalser Renier ser candidato, vencendo ou perdendo, quem tem a ganhar é George Melo, seu amigão desinteressado.


Só complica
E só finalizando sobre George Melo, aquela assessora dele que mais complica do que outra coisa, gravou - isso mesmo, gravou - mensagem em grupo de WhatsApp, afirmando que não acontecerá nada com ele no inquérito em que Ministério Público Estadual apura um atentado que o mecânico Wilson Clemente sofreu. 


TJ-RR não processa deputado
"Tú jura mesmo, Nara, que o Tribunal de Justiça vai dar andamento a esse processo (ao inquérito em que George Melo é acusado de mandar atentar contra o mecânico), não sonha. Quem é Wilson Clemente na frente de um deputado?", perguntou a assessora, afirmando que deputado estadual é coisa que a justiça distingue do cidadão comum.


Questionamento pertinente
O promotor de justiça, Ulisses Moroni, fez questionamento pertinente sobre decisão judicial que anulou a licença para continuação da obras do Linhão de Tucuruí até Boa Vista. "E os prejudicados pela ausência da conclusão do Linhão, quem os protege? O Ministério Público da curadoria do consumidor, meio ambiente e cidadania não deveria se manifestar nestes autos?".


Direito em conflitos
Para Ulisses Moroni, o processo requer maior análise do Ministério Público diante de que há "direitos coletivos em conflito, ao menos no entendimento de quem propôs a ação". Nesse caso, o de toda a sociedade do estado de Roraima.


Posteridade
.
O juiz federal Marcelo Bretas, 'fuzileiro', no stand de tiros no Rio de Janeiro.


Software
Essa semana, o Parlamento Amazônico apresenta juntamente com o ParlaSul e Receita Federal o software (programa digital) que irá coordenar nas 32 'cidades gêmeas' o funcionamento dos free shops. Na Amazônia, 10 cidades serão beneficiadas, sendo duas em Roraima: Bonfim e Pacaraima. 


Incremento no comércio
O software visa o incremento ao comércio de importação e exportação com a implantação de free shops em cidades fronteiriças nas regiões Amazônica e Sul. O evento acontecerá no dia 7 de dezembro, em Brasília, e contará com presença de prefeitos de cidades fronteiriças, governadores e bancadas federais.


Área disponível
De olho na abertura de free shops no Bonfim, o prefeito Joner Chagas, destinou uma área para a instalação de empresas onde funcionará o free shop. Nossa expectativa é que, com as empresas instaladas, vamos gerar empregos e renda, melhorando a economia não só do municípios, mas de Roraima, também', disse Chagas.


Absurdo
Não foi nada boa a repercussão da entrevista de Jalser Renier à rádio 93 FM, sexta-feira passada, quando ele simplesmente descartou afastar dona Suely Campos, mesmo depois de uma CPI verificar roubo de R$ 3,5 milhões dos cofres. "Já fui cassado e acho que só o povo deve tirá-la com o voto".


Pode matar e roubar?
"Se é assim (no entendimento de Jalser), quer dizer que a governadora pode roubar, matar e pintar o sete que ela não será afastada porque só na eleição do ano que vem isso pode acontecer?", perguntou um cidadão em postagem feita no Facebook.


Mesmo crime
Jalser Renier, na realidade, pode ser acusado de cometer crime igual ao de dona Suely: crime de responsabilidade. É dever e obrigação do Poder Legislativo fiscalizar, votar e afastar o governante que incorrer em crimes de responsabilidade, e a CPI do Sistema Prisional apontou isso. A maioria dos deputados aprovou a CPI, porém Jalser interrompeu o processo quando foi pedido o afastamento da governadora.


Quem é que tú ias deixar 'paninho', Telmário?

O senador Romero Jucá, presidente nacional do PMDB, em Pequim, China, falando e congresso internacional que discute a política como meio facilitador de realizações sociais e investimentos econômicos no mundo.


Perguntinha:
Por que Bolão está suspenso pela OAB?


Jogo de cena
Para um assíduo leitor da Coluna, aquele vídeo em que o deputado 'pecador' Carlos Andrade, aparece reclamando com a Eletrobras durante audiência pública na Câmara dos deputados, 'não passou de encenação, de teatro'. Isso porque, após a audiência, Carlos Andrade até os representantes da estatal, e parecendo serem amigos de longas datas, conversaram deram risadas e se despediram com abraços calorosos.
Daí a suspeita do leitor de que tudo não passou de um jogo de cena.


Convincente
Se foi jogo de cena ou mais um pecado de Carlos Andrade, a Coluna não pode afirmar, mas há de se reconhecer que, como suposto ator, ele é bem mais convincente do que como parlamentar.


Asfalto 
Desde a semana passada, a Prefeitura de Boa Vista iniciou a primeira leva de trabalhos de pavimentação de ruas da cidade. São 79 ruas que ainda não têm asfalto mas que receberão todos os serviços de pavimentação e urbanização. Ao todo, serão 20 km de drenagem, 66 km de calçadas e 27 km de pavimentação.  
Ao todo, serão mais de 100 ruas e avenidas de 13 bairros contempladas com um pacote de obras que inclui drenagem, asfaltamento, calçada, meio-fio e sarjeta.


Conclusão
Não adianta o fato - repete-se, o fato - de R$ 3,5 milhões terem sido roubados do Fundo Prisional. Não importa que centenas de pessoas sofram todas as semanas nos corredores do HGR sem devido atendimento. Não importa que contratos superfaturados 'bombem' na administração estadual. Não importa que salários de servidores atrasem e que empresas sérias não recebam.
Para o presidente da ALE, que pode colocar em votação o afastamento da pior governante da história de Roraima, o povo é que terá que fazer isso, em outubro do ano que vem, e ainda aguardar três meses para ela sair.

Últimas Postagens