00:00:00

Edersen Lima

Bombeiros sofrem castigo


Pra quê?
E de se questionar o Comando do Corpo de Bombeiros sobre o motivo pelo qual uma viatura com dois bombeiros militares, há semanas fica estacionada ao lado do ginásio em que estão alojados os desabrigados venezuelanos?
Isso porque, bombeiro militar não é força policial, não é enfermeiro, não é conselheiro tutelar, não combate o consumo e o tráfico de drogas, não reprime prostituição, e pelas ordens que constam na 'Rotina de Serviço', assinada pelo comando da corporação, não deve se envolver em nada de confusão entre os venezuelanos.


Motivos
A desconfiança dessa norma baixada pelo comando dos Bombeiros é o de querer agradar a governadora dona Suely Campos, mostrando um serviço que não é feito, ou fazer propaganda de gestão com olho político-eleitoral perante à sociedade, tipo 'os bombeiros são atuantes, estão ali acompanhando os venezuelanos'.


Castigo
Na realidade, os militares bombeiros que estão sendo designados para aquela 'missão' de observadores dos desabrigados estão passando por verdadeiro castigo. Há informação de que antes eram turnos de 24 horas, e que agora passaram para de 12 horas, em que a base de apoio deles é viatura em que cumprem seus expedientes, no calor escaldante de Boa Vista, sem banheiro, sem qualquer estrutura.


Chamar a atenção
Só o desejo de chamar a atenção a qualquer custo explica o porquê das ofensas e racismo desferidas contra uma criança de quatro anos, filha do ator Bruno Gagliasso.
Ofensas e acusações variadas nas redes sociais com intuito de obter seguidores e se tornar famoso é artifício comum de gente que tem essa necessidade.


Melhorou, está crescendo e Temer continua 'vilão'
A imprensa tem divulgado, inclusive a TV Globo, que nos últimos seis meses a economia no país iniciou fase de crescimento em relação ao mesmo período de um, dois e três anos atrás. De julho pra cá o número de carteiras assinadas aumentou caindo o desemprego, empresas estão exportando mais, a inflação recuou, utencílhos que empoeiravam nas prateleiras estão sendo recolados graças à demanda, e no entanto, Michel Temer continua sendo demonizado.


Resultado positivo
Chama a atenção que Michel Temer, com a herança que recebeu de 13 anos de governos petistas que afundaram o país na sua pior crise política e econômica e com todo ataque desferido por Rodrigo Janot, que lhe rendeu todo o desgaste de duas denúncias no Supremo Tribunal Federal, mesmo assim o resultado para o país tem sido positivo, bastando olhar as notícias sobre economia.


Confirmação 
O Jornal Nacional divulgou ontem que quase 1,2 milhão trabalhadores conseguiram uma assinatura na carteira de trabalho em outubro. Como o número de demissões foi menor do que isso, na prática, o país criou 76 mil novas vagas com carteira. Foi o melhor resultado do ano e também a primeira vez desde 2013 que o país mais contratou que demitiu em um mês de outubro.


Falta de habilidade
Rendeu no meio político a informação sobre a reunião entre o senador Romero Jucá, a prefeita Tersea Surita, o ex-deputado Luciano Castro, e o presidente da Assembléia Legislativa, na busca de um entendimento para composição da chapa majoritária para eleição do ano que vem. A impressão causada foi a de que faltou habilidade política de Jalser em se posicionar frontalmente contra o nome de Teresa para o governo, e nem aceitar o de Luciano como alternativa


Repercussão
"Política é soma, e não divisão ou subtração". "Não se faz política com exclusão". "Quem quer ser candidato ao governo e precisa de apoio não deve impor condições". "Agora, ou ele (Jalser) apoia a Suely ou vai para o suicídio". Foram as frases mais comuns que a Coluna colheu ontem sobre a recusa do presidente da ALE à uma suposta indicação de Teresa para o governo.


Comprometeu presidência da ALE
Mas um comentário, feito por um experiente observador da política macuxi, dando certa a reeleição de Jalser Renier para a ALE, chamou a atenção: "Se Teresa for candidata ao governo e vencer a eleição, Jalser não vai contar com a simpatia do grupo dela para presidência da Assembléia. Isso porque não haverá confiança dela, diante dessa questão pessoal que existe".


Nada de indicar a mulher
E falando em Jalser Renier, baseado no que ele afirmou em entrevista à 93FM, em ser contra Teresa 'assumir o governo e mandar na Prefeitura', a Coluna também crer não passar de boato que ele queira indicar a sua mulher, Cíntia Padilha, para ser vice de qualquer candidato ao governo, porque ele fará tudo para continuar presidente da Assembléia, e como poderia então querer para si, o controle da ALE e ter a mulher vice, situação parecida com o que na opinião dele, Teresa teria sendo governadora?


Nova versão
Começou a ser costurada na Câmara uma nova versão do texto que trata do fim do foro privilegiado. A ideia é aproximar a emenda que tramita no Congresso, aprovada na semana passada pela Comissão de Constituição e Justiça, à redação que deve prevalecer no julgamento do Supremo Tribunal Federal. 


Fim geral
Se consultado, o povo apoiaria o fim do foro privilegiado de forma geral e irrestrita para políticos, magistrados, promotores de justiça e demais presidentes dos poderes. Seria mais justo e isonômico.


Contribuinte não pode pagar pelos erros
Não são só políticos que incorrem em erros e crimes. Como em todas as profissões, há, também, maus juízes e maus promotores de justiça e há erros da justiça e das promotorias. Os danos causados por políticos, a justiça cobra deles. Mas quando o erro é da própria justiça ou de quem a provocou - o ministério público -, quem arca com pagamento de danos nesses casos é o contribuinte, porque o dinheiro sai dos cofres públicos.


Menos de 10%
Há de se fazer aqui justiça de que, menos de 10% dos magistrados e de promotores de justiça, não honram devidamente as togas que vestem.


Quem é que tú ias deixar 'pianinho', Telmário?
Representantes da CooperHorta, uma das maiores do ramo, da Superintendência do Ministério da Agricultura em Roraima e também empresários espanhóis interessados em conhecer a produção no estado, estiveram ontem no gabinete do líder do governo no Senado, Romero Jucá, para trataram 'da criação de uma nova rota para a exportação dos alimentos produzidos, incluindo a produção em Roraima", como ressaltou o senador.


Vocação
"Roraima tem forte vocação agrícola e as oportunidades que se descortinam representam novas possibilidades de desenvolvimento para o setor e de geração de empregos para nossa população", destacou Romero Jucá.


Alguma vantagem
A única justificativa para a Assembléia Legislativa aprovar o empréstimo de R$ 110 milhões para que o governo de dona Suely Campos endivida ainda mais o estado, aumentando a conta no bolso do contribuinte, é de que alguma vantagem política ou de repasse de dinheiro os deputados terão.


Para a campanha
Quem acredita que esse empréstimo não será usado em parte na campanha eleitoral de reeleição de dona Sula, haja vista que não cobre as despesas que o justificam?


Piada
O mais engraçado é que a governadora e seus asseclas destacam essa gestão como próspera e exemplar, mas como pode ser isso tudo tendo que pegar dinheiro emprestado para realizar o que não foi realizado?


Moda é cheirar pó de cacau 
Nos Estados Unidos virou febre. Em busca do “barato”, jovens estão cheirando pó de cacau. O efeito é real e dura cerca de meia hora, atestam os consumidores. O fruto moído desencadeia uma onda de substâncias na corrente sanguínea, aumentando a sensação de euforia e bem-estar. Isso por causa da teobromina, que tem ação semelhante à da cafeína e que confere o estado excitatório. Isso ocorre porque é um vasodilatador, e faz acelerar o fluxo sanguíneo.


Sensação de prazer
O segundo composto do pó de cacau é a feniletilamina, que estimula o cérebro a produzir endorfina, também associada à sensação de prazer. Os usuários celebram os resultados do pó de cacau, a principal matéria-prima do chocolate, e glorificam o fato de ser um alimento natural, encontrado em qualquer supermercado e vendido livremente — não seria, portanto, uma droga ilegal. De fato não é, mas os danos podem ser relevantes e merecem olhar cuidadoso.


Milagreiro para o governo
E para fechar a Coluna, circula nos corredores da Sesau a 'estorinha' de que o secretário Paulinho Linhares está trabalhando para que dona Suely não concorra à reeleição e apoie o homem do milagre da multiplicação dos bens, Mecias de Jesus, ao governo, tendo ele, Paulinho, como vice, e representante nepotista da governadora e do tio Neudo Campos.


Não encara
Na opinião da Coluna, se Mecias já não vai encarar o Senado, o governo é que não encara, mesmo.

Últimas Postagens