- 09 de julho de 2025
Gravou conversa
Sobre a acusação sem provas que fez de que há corrupção na Prefeitura de Boa Vista, o deputado Jane Xingú disse ontem que apenas falou o que um empresário reclamou em uma mesa de bar. Que ele gravou a conversa e se precisar mostrar irá mostrá-la.
'Que nem a cara dele'
Então, amigo leitor, quer dizer que, no mundo de Xingú, acusações dessas podem ser feitas de modo leviano, sem a necessidade de apresentar provas, basta ouvir uma conversar, gravá-la, e pronto, a acusação pode ser feita, como disse uma leitora, 'que nem a cara dele'?
É verdade que espancou a mulher?
Se as coisas são assim, bastando ouvir e é verdade, então, o que se fala e o que foi publicado de Xingú também são verdades, como por exemplo, é verdade que ele sentou a mão na ex-mulher por ciúmes. No dia 8 de agosto de 2015, Xingú foi representado criminalmente, acusado de agredir várias vezes sua ex-mulher, até com ameaças de morte com um revólver. Isso tudo foi registrado na Central de Flagrantes no 5° Distrito Policial, em Boa Vista.
Ameaça de prisão
Então é verdade a acusação feita pela ex-esposa de Xingú, de que ele a agredida, no dia 7 de agosto de 2015, com um soco no braço e xingada de 'vagabunda e prostituta' e que iria mandar prendê-la. A agressão aconteceu na sala da Segunda-Vice-presidência, pois isso tudo não é conversa de bar, isso tudo foi veiculado na imprensa em Roraima.
Deu um 'cala boca'
E também é verdade o que falam de que, depois da besteira feita, Xingú deu um 'cala boca', uma 'compensação monetária' para a sua ex tirar a queixa contra ele?
Preso no camburão da PF e julgamento dia 30
Se é assim, Xingú, basta ouvir conversas e elas se tornam verdade, então, também é verdade que em 30 de novembro de 2008, você foi levado algemado dentro de um camburão da Polícia Federal, depois de ser preso por desvio de dinheiro público quando foi secretário de Finanças em Mucajaí, e responde processo criminal com julgamento marcado para semana que vem, dia 30, exatamente nove anos depois da prisão.
Xingu foi preso por formação de quadrilha e fraude em licitações de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Que moral?
Com essa folha corrida, Xingú, deputado que teve boletim de ocorrência registrado em que é acusado de, por cíumes, agredir e ameaçar de morte sua ex-mulher, preso por desvio de dinheiro público, corrupção e formação de quadrilha, não é e nunca será pessoa com moral para fazer acusações sem provas de que esse ou aquele governo é corrupto.
Traído pela consciência
Situação típica em que a consciência trai o homem: "Há corrupção também na Prefeitura". Ou seja, Xingú reconhece que há corrupção no governo de dona Suely Campos, na Assembléia Legislativa, e no Tribunal de Justiça de Roraima?
Ou essa corrupção que "também" ocorre é só na Assembléia Legislativa, ou só no Tribunal de Justiça, ou só no governo de dona Sula?
Posteridade
Hilton Xavier, empreendedorismo próspero.
Locadoras e políticos do interior
Por que os contratos de aluguel de veículos pelo poder público são tão sigilosos, não apresentando os valores quando assinados e nem quando prorrogados. Coincidentemente, esses contratos são todos firmados com empresas locadoras de veículos pertencentes a políticos - vereadores e vice prefeitos do interior - ou a familiares de políticos - vereadores e deputados -.
Quem tu ias deixar 'pianinho', galo de Nibirú
O presidente nacional do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, esteve ontem no gabinete do líder do governo no Senado, Romero Jucá, em que trataram da proposta que cria o Cadastro Positivo das Micro e Pequenas Empresas, já aprovada no Senado e atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados.
Romero e Afif, ainda, trataram sobre o refinanciamento de dívidas dos pequenos empresários brasileiros.
Mordendo a língua
Para quem, Telmário Mota prometeu que iria deixar 'pianinho' sem ação, sem prestígio e poder, Romero Jucá faz com que o senador que já foi preso em rinha de galos, que é investigado pelo Supremo Tribunal Federal acusado de espancar uma amante 40 anos mais jovem que ele, e que coleciona vídeos que são motivos de chacota em Roraima, toda semana morda a língua.
Mais um prêmio
A prefeita Teresa Surita informou em sua página no Facebook que a Escola Municipal Francisco de Souza Bríglia, no bairro Pricumã, recebeu uma menção honrosa no Prêmio Nacional Medalha Paulo Freire, em Brasília, pelo projeto "Música para a Inteligência", que alfabetiza através de um coral os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Caminho certo
"Motivo de muita satisfação, ver um coral de jovens e adultos que aprendem cantando. São letras que desenvolvem a capacidade de interpretar, escrever, descrever e compreender os gêneros textuais e formas de expressão. O projeto é encantador e estou imensamente feliz com a notícia. Parabéns a toda equipe pela dedicação e pelo destaque. Investimos muito na Educação e feitos como esse demonstram que estamos no caminho certo", disse a prefeita.
Motivo de acidentes
Confirmado um dos principais motivos de tantos acidentes, e acidentes fatais, ocorrerem em Boa Vista foi divulgado ontem. Em apenas cinco dias, radares instalados pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST) flagraram quase 50 mil motoristas trafegando em excesso de velocidade.
Em apenas cinco dias
Os registros foram feitos no período de 1º e 5 deste mês em apenas seis radares de velocidade. Como os aparelhos ainda estão em fase de testes, não houve aplicação de multas. No entanto, a Prefeitura de Boa Vista faz questão de divulgar esses dados para que os motoristas tenham mais consciência e responsabilidade pois o objetivo maior não é multar e arrecadar dinheiro, e sim, evitar acidentes, danos e mortes.
Discurso azamba de George Melo
Naquele tradicional discurso azamba, o deputado George 'PF' Melo, reclamou da saúde pública do estado, acusou o governo de dona Suely ser irresponsável, e blablablá... .
Só blablablá
A Coluna fala que se tratou de discurso azamba o pronunciamento de George Melo, porque se ele tivesse interesse mesmo na situação caótica em que se encontram centenas de pacientes da rede pública de saúde, ele já teria ido ao Ministério Público Estadual, convidado os promotores a irem com ele lá no HGR, ou mesmo, ter brigado para que a ALE criasse a CPI da Saúde.
Mas nada disso George fez. Só blablablá em discurso bem azamba.
Não mexa com o 'anão donzelo'
A Coluna e meio mundo sabem que, empresas prestadoras de serviços e fornecedoras para a Secretaria de Saúde, tem um 'anão donzelo' como queridinho dos donos dessas empresas, daí, mexer nesse vespeiro, em que acordos políticos foram firmados, não é recomendável.
Se mexer, apanha, de novo
George 'PF' Melo sabe bem o que é mexer com gente pequena - no sentido físico -.
Catitu-irmão foi condenado
O ex-prefeito de Mucajaí, Cido Lopes, que é irmão do lídier magnânimo da Comunidade dos Catitus (C.U), Édio Lopes, foi condenado pelo Tribunal de Contas da União, a devolver R$ 100 mil, em desvio de programa de eletricidade.
Coisa de família
Parece coisa de família, mesmo. Todos os familiares de Édio Lopes que passaram pela Prefeitura de Mucajái, têm broncas judiciais.
Acorda, Anchieta!
Certo que ainda muita água irá passar por debaixo da ponte até a eleição do ano que vem, mas a situação do ex-governador Anchieta Júnior, é no mínimo, reflexiva. Anchieta ainda não tem base política que lhe sustente candidatura nem ao governo e nem ao Senado. O tempo pra ele corre mais rápido, embora, como todo político que sabe tudo, não há nada com que se preocupar, e esquece o by pass de 2014.
Assim falou o filósofo Babão
Já dizia o filósofo José Barbosa, o Babão: "Esperteza de mais tira felicidade". E em Roraima, todos políticos são pra lá de espertos. Um até se auto-intitula de "o eterno malandro".
O danado dos Natais
Não é só o deputado Jane Xingú que tem fama de bater na esposa. Outro deputado, se 'danava' todo para dar uns 'corretivos' na mãe de seus filhos sempre na véspera de Natal.