- 09 de julho de 2025
Mandato de Aécio é devolvido
A maioria dos senadores decidiu devolver o mandato ao tucano Aécio Neves, que tinha sido afastado por uma decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal. Ele também estava proibido de sair de casa à noite desde setembro.
O que foi feito
O Senado, em resumo, atendeu o Artigo 53 da Constituição, que trata das garantias dos parlamentares federais, onde estabelece no Parágrafo 2º: “Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão.”
Reza a Consttuição
Ou seja, os parlamentares não estão sujeitos aos Artigos 312 e 319 do Código de Processo Penal. O primeiro trata dos requisitos para a prisão preventiva, e o outro, das demais cautelares quando, cabendo a prisão, a Justiça decide por medidas mais brandas. Assim, se um parlamentar só pode ser preso por flagrante de crime inafiançável; se Aécio não se encaixa nem numa condição nem noutra, sua prisão seria descabida; não cabendo a prisão, não cabem também as outras medidas.
Exemplo de Jucá
Último a usar a tribuna do Senado, o lider do governo Romero Jucá, usou o próprio exemplo para defender Aécio Neves. 'Imagine se o Supremo tivesse acatado pedido que Rodrigo Janot para que eu, o senador Renan Calheiros e o ex-senador José Sarney fossemos presos, e depois de um ano, a Polícia Federal esclarecesse que nada havia de provas de que obstruímos a justiça, como a Polícia Federal mostrou?', questionou Jucá dizendo que a mesma situação vale para Aécio.
Votou 'pianinho'
Com a batata prontinha para entrar no forno, Telmário Mota, tratou foi de votar 'pianinho' a favor de Aécio Neves. Telmário é acusado por ex-amante de tê-la espancado violentamente após crise de ciúmes. Ela afirma que iniciou romance com ele um mês após completar 16 anos. A suposta agressão ocorreu três anos após iniciado o namoro quando ela tinha 19 anos.
Telmário responde inquérito no STF e pode ser representado no Conselho de Ética do Senado.
Desafio desmoralizou a Cartas Marcadas
No início do ano, o deputado George 'PF' Melo, lançou desafio na Assembléia Legislativa ao Ministério Público Estadual. 'Desafio aqui qualquer promotor a provar que houve qualquer irregularidade cometida pela Mesa Diretora da Casa ou do meu irmão', se referindo à operação Cartas Marcadas do MPE, que afirma que mais de R$ 10 milhões foram desviados por servidores da Assembléia, entre eles, Gerson Melo, irmão de George, que passou oito meses 'prestando esclarecimentos' na cadeia.
Pelo visto, o desafio feito desmoralizou a Cartas Marcadas.
Nem Jalser e nem Teresa, e sim Anchieta
Ainda falando em George 'PF' Melo, vendo as pesquisas que apontam a prefeita Teresa Surita disparada, e que a estratégia de atacá-la nas redes sociais não tem dado resultado, ontem ele já defendia que o ex-governador Anchieta Júnior seja um 'nome de consenso', ou seja, nem Jalser Renier e nem Teresa para o governo.
O 'consenso' abraçaria a candidatura de Romero Jucá.
Consenso Azamba
A estratégia já batizada de 'consenso Azamba' precisa, primeiro, combinar com Jalser e Teresa para ver se vinga.
Igual massa de bolo
As pesquisas de intenção de votos para o governo do estado e os ataques patrocinados contra Teresa Surita mostram duas situações distintas mas que em nada alteram o conceito do eleitor. Uma, de que Teresa é igual massa de bolo; quanto mais se bate, mais cresce. A segunda, é como os ataques feitos a ela têm se mostrado ineficientes e inúteis.
Novo espaço
E já que se falou em Teresa Surita, ela apresentou ontem o novo prédio da Superintendência de Assistência Farmacêutica, com espaço amplo e seguro para armazenar os medicamentos que são distribuídos nas unidades básicas e no Hospital da Criança Santo Antônio. Atualmente, a Prefeitura conta com 91% dos itens da relação de medicamentos essenciais de responsabilidade da saúde municipal.
Prontuário eletrônico
Outra novidade destacada ontem pela prefeita é a implantação do prontuário eletrônico que permite o total controle do estoque e da distribuição dos medicamentos em todas as unidades de saúde. São avanços importantes que vêm dando um salto de qualidade no atendimento à população, que é para quem trabalhamos todos os dias
'Saídeira'
Para uns, Chico Boquinha 'jogou a toalha. Para outros, 'arregou'. Outros lá, usaram a expressão 'pediu para sair' porque não aguentou.
A Coluna, para fazer jus, informou que ele 'pediu a saideira'.
Fugas na Monte Cristo
Notícia sem surpresas: Presos fogem da penitenciária de Monte Cristo. Acredita-se que 30 detentos tenham usado dois túneis cavados sem a observação de nenhum agente penitenciário ou policial militar.
Detento é um ser agradecido
O assunto 'fugas da Monte Cristo' não é novidade nenhuma para o roraimense, muito menos para as redações de veículos de imprensa que além de informar os fatos, têm como regra o cuidado no trato da notícia. Detento é - por mais violento que seja o crime que responde - um ser agradecido. Não é novidade alguma que muitos fogem ou aproveitam saídas para agradecer ajuda que recebem dentro do presídio, dando corretivos na rua em quem causa algum tipo de constrangimento a quem lhes ajuda.
Fato ocorrido
Há alguns anos, um experiente advogado só não foi atacado e roubado em ação de detentos que tiveram fuga facilitada, porque um deles teve um irmão defendido pelo 'alvo' de retaliação que partiu de um oficial militar. 'Além de sofrer agressão, eu ia ter o meu relógio (Breitling) roubado. Quem mandou sabia que eu o tinha', disse o advogado à Coluna.