00:00:00

Edersen Lima - Lisboa

Situação grave em BV


Situação grave
Depois de encontro que teve com nove ministros para discutir a situação dos mais de 30 mil refugiados que estão em Boa Vista, a prefeita Teresa Surita, foi enfática: 'O problema é grave e não temos como revolvê-lo sem o comprometimento e participação do governo federal. Sem isso, não temos condições para manter e muito menos receber mais refugiados. Nesse ano, a Prefeitura realizou mais de 13 mil atendimentos de venezuelanos nas unidades de saúde básica, sem contar os atendimentos no hospital', comentou Teresa.
Esse número extra e alto de atendimentos foi inesperado e fora do programa estrutural da PMBV para a saúde pública para o exercício de 2017. 


Questão humanitária
Na reunião com os  ministros, Teresa comentou, ainda, que 'somos um município com poucos recursos. É fundamental ajuda federal. É uma questão de humanidade e precisamos recebê-los com atenção e dignidade'.


Encontro de trabalho
O líder do governo no Senado, Romero Jucá, anunciou que hoje ocorre o encontro executivo de trabalho, com todos os ministérios envolvidos, para definir procedimentos, ações e recursos, onde as medidas que serão adotadas, seja as mais breves possíveis para atender os venezuelanos nas áreas da saúde, educação, emprego e junto aos indígenas sejam definidas'.


Dobrar o número
A ONU estimou semana passada que mais de 300 mil venezuelanos deverão deixar o país devido à grave crise social e institucional do governo de Nicolás Maduro. Colômbia e Brasil é que poderão sofrer a maior demanda de refugiados. Em Boa Vista, eles já passam de 30 mil, e num cálculo simples, de acordo com o ritmo de entrada diária verificado na fronteira, esse número pode dobrar em menos de dois meses.

 

Tinha razão
Na semana passada, o líder do governo no Senado, Romero Jucá, defendeu o fechamento da fronteira com Venezuela para ingresso de mais refugiados devido à falta de condições do estado em receber mais pessoas, até que uma medida pontual fosse adotada pelo governo federal para atender o problema.


Esporte para Todos

Equipe de treinadores do Esportes para Todos, durante participação do Boa Vista Internacional Open de Jiu-Jitsu.


Privatização da Eletrobras
O Ministério de Minas e Energia vai propor ao governo a privatização da Eletrobras, que administra geradoras e distribuidoras de energia no Brasil. A decisão veio depois de 15 anos de falta de eficiência na gestão da Eletrobras e garantiu que não haverá prejuízo para o consumidor. Ou seja, com base nos 13 anos de governo do PT.


População não pode mais pagar
O comunicado diz o seguinte: “Não há espaço para elevação de tarifas nem para aumento de encargos setoriais. Não é mais possível transferir os problemas para a população. A saída está em buscar recursos no mercado de capitais atraindo novos investidores e novos sócios.”
A Eletrobras é responsável por 32% da geração de energia e 47% das linhas de transmissão do Brasil, mas está com as contas no vermelho, como a bandeira petista.


Campanha
Iniciou ontem a campanha de doação de alimentos não perecíveis nas unidades judiciais de Boa Vista para atender as comunidades carentes do município de Pacaraima afetadas pelas fortes chuvas do período do inverno deste ano. A ação social faz parte de uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado de Roraima, Governo do Estado de Roraima, Corpo de Bombeiros Militar de Roraima e Moto Clube Cata-Vento.


Aula de pseudo-jornalismo
No jornal do professor, a coluna política informa que 'recebeu uma denúncia de que, num determinado município do interior, uma obra inconclusa do governo estadual, feita na administração passada, está sendo ilegal e imoralmente apropriada por um político local', é muita informação sem informação. Em um município; determinanda obra; um certo político, da administração passda, onde os governos de Chico Rodrigues e Anchieta, se confundem e se misturam na cabeça do leitor.


Informação sem informação
Para coroar a inutilidade da nota, o colunista conclui: 'Infelizmente, ainda não temos o valor do dinheiro público gasto para fazer alguns prédios que estão sendo repintados pelo “novo” proprietário. É uma vergonha, já não existe limite para a roubalheira'.
Os quesitos básicos de quem, quando, onde, quanto e por que(?) ficaram na sala de aula.


No Facebook:
'Sou contra a eleição no modelo do Distritão pois acredito que esse modelo, que somente é utilizado em quatro países do mundo (Afeganistão, Kuait, Emirados Árabes Unidos e Vanuatu), não representa verdadeiramente a democracia, beneficia quem já está no poder ou quem tem poder econômico para se eleger. Penso que o voto distrital (modelo americano e canadense) seria uma melhor opção. Nesse sistema, nosso estado seria divido em oito distritos e em cada um desses distritos seria eleito um deputado federal, ganhando quem obter mais votos em seu distrito, e dando maior representatividade a cada distrito, a cada região', Alex Ladislau, advogado.


Chifre em cavalo
Rodrigo Janot cumpre seu último mês na chefia da Procuradoria da República querendo encontrar chifre em cabeça de cavalo. Ontem ele denunciou o líder do governo no Senado, Romero Jucá, de ter recebido propina do grupo Gerdau para incluir, numa Medida Provisória, dispositivo para beneficiar o grupo empresariado.
Mas qual medida provisória não beneficia esse ou aquele setor, essa ou aquela categoria, e esses e aqueles grupos?
Se assim for, como acusa Janot, todas as medidas provisórias editadas e emendadas no país resultaram em propinas.


Cara-de-pau, babá!
Enquanto tem gente que aponta o dedo de que Romero Jucá tem denúncias no STF, que não se transformaram em ações penais, um processo apenas da dragagem do rio Branco, apurou a mais lunática obra que dragou dinheiro público em Roraima, com condenação proferida em primeira instância, em rombo atualizado em mais de R$ 50 milhões de reais.
É aquela coisa de cara-de-pau, que no popular se diz do 'macaco que não olha para o próprio rabo'.


Me engana que eu gosto
Em entrevista na rádio Folha, o homem do milagre da multiplicação dos bens, Mecias de Jesus, afirmou que pode não apoiar a reeleição de dona Suely Campos. 'É muito cedo para afirmar que irei compor a chapa de apoio(à governadora). Ainda não descarto uma candidatura independente, mas isso só será confirmado com a proximidade das eleições'.


Depende de como governo vai estar
Traduzindo metro e meio de esperteza política, Mecias vai ser governista até próximo à campanha eleitoral, com indicações diversas no governo e apoio de empresas fornecedoras e prestadoras de serviços ao governo. Se dona Suely estiver bem na foto, ele fica. Se ela estiver ruim, pula fora.
Mas até decidir isso, será governista com indicações e apoio estruturais para ele.


Desculpa na ponta da língua
Noutra ponta, pra variar, o braço direito de Mecias, e indicado por ele para comandar a Rádio Roraima, José Raimundo Rodrigues, o Jota R Jackson, já vitimiza o seu líder, alegando que, se a governadora não apoiá-lo, não restará alternativa outra se não a do milagreiro ser candidato independente.
Jota R só não revela é que, independente é independente, ou seja, tanto pode ser a favor como ser contra dona Suely.


Flamarion e Neudo já conhecem
Essa coisa de pular de lado, é característico de Mecias. Flamarion Portela que o diga. E Neudo Campos, também.


Nas redes sociais:
'O ministro Marco Aurélio, do Supremo  Tribunal Federal é conhecido pelas suas posições divergentes do Colegiado, que lhe rendeu no meio jurídico a alcunha de 'Ministro dez a um', sempre voto vencido. Agora surge uma nova polêmica. Existe um novo com posições divergentes dos outros 10, só que ganhando. É o ministro 'um a dez'. Esse concentrou nele toda a lama que se pode atirar sobre o Poder Judiciário e a derrama diariamente sobre os outros 10, que nela chafurdam sem reclamar. A gritaria dos demais juízes é geral. Se nada pode ser feito, é o fim do mundo.'


E sobre a acusação de Maria?
Exposição 'Quebrando o Silêncio' (foto) sobre violência contra a mulher ganhou declarações incentivadoras das políticas do estado. De que denunciar agressões físicas ou psicológicas é a melhor saída para quem sofre esses abusos. Porém, nenhuma delas deu qualquer pio em cobrar da justiça o mais rumoroso caso de em que uma jovem, amante de um homem 40 anos mais velho, casado, que é acusado por ela de tê-la espancado. Isso só porque ele é senador?

Últimas Postagens