00:00:00

Edersen Lima - Lisboa

Vereadores fazem farra de aluguel de carros


Cinismo ou falta de simancol
Campeonato de cinismo ou carência aguda de simancol. A Mesa Diretora da Assembléia Legislativa sequer analisou o pedido de impeachment da governadora Suely Campos, acusada de crime de responsabilidade em supostas irregularidades no sistema prisional, e o deputado George 'PF' Melo, afobado como sempre, propõe outra CPI, de novo da Saúde.


Pra quê?
Ora, isso é pra quê, para se criar todo um clima, pegar um outro doido por holofotes da imprensa para relatar a matéria, aprovar o relatório, protocolá-lo na Mesa Diretora e aí... o resto a gente já sabe.


Filme repetido
Para quem não sabe, no ano passado o deputado Jorge Everton apresentou pedido de CPI da Saúde para apurar os contratos emergenciais vistos como superfaturados pela Sesau e não bem cumpridos pelas empresas contratadas que teriam ligações estreitas com um deputado pra lá de bom em Matemática, especializado na conta de multiplicar.


Acordos
Um grande acordo, teria ocorrido entre líderes do G14 ou G11 ou G Variante, com o deputado 'X' (sinal da conta de multiplicar) em troca de apoios internos com a Mesa Diretora e apoios futuros na eleição do ano que vem. E assim, a CPI da Saúde que Everton propôs, foi 'pro saco' - usando um termo popular quando alguém morre em um hospital -.


E as outras denúncias?
Agora, George 'PF' Melo, o do irmão que passou oito meses na cadeia 'apenas prestando esclarecimentos' como disse uma assessora dele; o dos bens bloqueados por suposto desvio de dinheiro na Codesaima; o que é acusado de ser mentor de um atentado contra um desafeto; agora quer que a ALE investigue as mortes no Hospital Geral, mas e os contratos tidos como superfaturados e serviços mal prestados e pessimamente fornecidos que constam no pedido da primeira CPI da Saúde, vão passar batidos?


Íntegro e irmão exemplar
Para um colega de George Melo, no G alguma coisa, ouvido ontem pela Coluna, essa CPI, afobada bem ao estilo do autor, 'causa preocupação com o que a sociedade pode vir a pensar, de que ele (George), que todos nós sabemos é um deputado íntegro, um filho e irmão exemplar, seja visto como quem está querendo com isso (CPI) forçar acordos com o governo. Acordos de facilidades, liberação de recursos, empregos para aliados e repasses vantajosos para a Casa, em troca de se abafar a CPI. É bom lembrar que já insinuam por aí que um acordo entre a ALE e o governo para dormitar a CPI do Sistema Prisional, ocorreu', comentou.


Subiu nas tamancas
Ontem o deputado Jorge Everton, subiu nas tamancas e quase dançou um 'vira', no plenário, revoltado - e com razão - de que engavetaram a sua CPI e agora querem propor outra. 
A Coluna propõe que, Jorge Everton seja o relator dessa nova CPI da Saúde. É uma posição de destaque, participativa, poderá incluir nela os pedidos feitos na anterior, e de quebra, tem os primordiais holofotes da imprensa.
E depois de aprovado o relatório, todo mundo já sabe o que fazer e o que será feito.


Tocar tambor pra deputado dançar?
É verdade que a saúde pública em Roraima vive debaixo de denúncias diversas, mas a imprensa não pode se deixar usar, em dar cobertura, apontar holofotes para uma ação vista com desconfiança de suas reais intenções, ou seja, servir de mecanismo de pressão para depois tudo ficar no campo das suspeitas de que interesses obscuros e onerosos ao erário prevaleceram.


Apae
Mais de 230 pessoas foram cadastradas no banco de dados da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, em Boa Vista, onde 100 crianças estão recebendo atendimento especializado. Isso tudo, menos de um mês a APAE iniciou atividades no estado.


Dados
Os interessados em apoiar a Apae ou conhecer o projeto podem entrar em contato pelo telefone, 98119.8650, pelo email: [email protected] ou no endereço: Rua Edson Castro, 603, bairro Liberdade. O atendimento será feito das 8h às 14h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.


Pode isso, produção?


Desapropriação assinada
A primeira escritura pública de desapropriação amigável no projeto de revitalização urbanística no Beiral, foi assinada ontem. A Pousada Beira Rio retorna ao patrimônio do município, permitindo a imediata intervenção das obras de revitalização, iniciando pela microdrenagem do Igarapé Caxangá.


Dentro da lei
A prefeita Teresa Surita destacou que além da assinatura de desapropriação, todos os trâmites foram feitos de comum acordo, de forma legal e dentro da lei. As negociações com demais moradores do bairro estão sendo realizadas de forma individual e cada caso é um caso. 'Tudo está sendo feito mais rápido do que esperávamos. As famílias que optarem pela indenização, após o processo regularizado na Secretaria de Finanças, já recebem o dinheiro e saem com tudo quitado e resolvido, prontos para refazer a sua vida em outro lugar, disse Teresa.


Custo zero
Uma parceria entre Prefeitura e o cartório Loureiro, que não está cobrando nenhum custo por todo este processo. Acredito que, a partir de hoje, com uma área de 800 m2, já teremos um grande avanço para dar início a este projeto, que é a expectativa de muita gente”, destacou a prefeita.


Ficaram no ar
Sobre as notas que a Coluna publicou ontem em que a maioria dos políticos de Roraima anda com seguranças, ficaram no ar umas perguntas: Pra quê o deputado Jânio Xingú anda com seguranças? Qual o motivo de Mecias de Jesus há anos andar com verdadeira escolta policial, haja vista que são policiais militares que lhe acompanham pra cima e pra baixo? Faz sentido, Telmário Mota, que se auto-intitula 'senador do povo', mas andaria com gente armada, segundo dizem?


Motivos
Empresário rico anda com segurança com medo da violência, sequestros. Artistas, para evitar assédio tresloucado de fãs. Mas, político, ou é por vaidade, querendo se sentir uma celebridade; ou é para não virar alvo de armações de adversários, como a promovida por correligionários de Telmário Mota, contra Romero Jucá, no Aeroporto de Boa Vista; ou para evitar que eleitor lhe cobre de forma enérgica promessas não cumpridas; ou cabo eleitoral que levou calote; ou para dar 'sacode' em eleitor que protesta em comício.


Nomes aos bois
O secretário de Segurança, Francisco 'Boquinha' Araújo, bem poderia dar 'nomes aos bois' e listar os policiais militares que, ao invés de estarem prestando serviços nas ruas em prol da coletividade, estão fazendo a segurança na ALE e sabe-se lá, para deputados que têm verba para contratar segurança particular.


O povo agradece!
O povo agradeceria o gesto do secretário, em informar ao cidadão que, enquanto ele paga os soldos dos PMs que fazem segurança na ALE e quem sabe, de deputados folgados, a sua rua, o seu bairro, o seu comércio não recebe a mesma atenção.


Livre
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) mandou soltar ontem o procurador da República Ângelo Gourlart Vilela, que acusado de ter vendido informações sigilosas sobre investigações relacionadas à JBS.
Agora, Gourlart, que teria manifestado intenção de esclacer publicamente a situação da qual é acusado, tem toda liberdade do mundo para isso.


Lista da alegria
Nas redes sociais, uma inusitada lista contento os gastos dos 21 vereadores de Boa Vista, com aluguel de carros, pode ser vista como grave denúncia a ser apurada pelo Ministério Público Estadual. De acordo com a informação, em cinco meses, os vereadores fizeram a alegria de uma ou outra locadoras de carros da cidade, com quase R$ 1,3 milhão em alugueis de carros. Ver abaixo:


O dono
Até as pedras soltas do Beiral sabem que o negócio de aluguel de carros em Boa Vista é o maior do país, em termos proporcionais. Se os promotores ou a Polícia Civil apurarem junto ao Detran e fabricantes de veículos correm o risco de descobrirem que um empresário só, dono de algumas empresas, é dono de quase dois mil veículos no estado, e que toda essa frota consta como cedida ou alugada.


Se apurarem, descobrem
Se o MPE ou a Civil apurarem no Detran e junto a fabricantes Fiat e Chevrolet vão descobrir que tais empresas são as que mais vendem carros semi-novíssimos em Roraima, com um detalhe: muitos desses veículos, ja eram usados desde sua chegada em Boa Vista, por quem os alugou de cara, ou seja, costumeiramente, muitos compram carros que passaram meses alugando.


Sonegação fiscal?
Os promotores do MPE, a Polícia Civil, e mais a Receita Federal, poderão apurar se há algo de errado nisso, tipo sonegação fiscal. Além de saber no nome de quem esses carros estão, se por ventura, de assessores de políticos, de esposa, filhos ou parentes de políticos.


Explica, Mauricélio
No caso do presidente da Câmara de Vereadores, Mauricélio Fernandes, que teria gasto R$ 105.272,02 em cinco meses com aluguel de carro ou carros, tem como justificar em termos de custo/benefício à sociedade, todo esse investimento?

Últimas Postagens