00:00:00

Edersen Lima - Lisboa

Papel da imprensa


Papel da imprensa
Na sentença que condenou o ex-presidente Lula a nove anos e meio de prisão, o juiz Sérgio Moro, fez uma das mais perfeitas traduções do papel da imprensa em cobrir os desmandos na política e dos políticos, que deve ser observadas pelo Ministério Público Estadual e por juízes roraimenses.


Liberdade de imprensa
"Em ambiente de liberdade de expressão, cabe à imprensa noticiar livremente os fatos. O sucessivo noticiário negativo em relação a determinados políticos, não somente em relação ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, parece, em regra, ser mais o reflexo do cumprimento pela imprensa do seu dever de noticiar os fatos do que alguma espécie de perseguição política a quem quer que seja. Não há qualquer dúvida de que deve-se tirar a política das páginas policiais, mas isso se resolve tirando o crime da política e não a liberdade da imprensa'.


Usa a justiça para esconder os fatos
Essas palavras de Sérgio Moro, servem como alerta para promotores e juízes de todo o país: A imprensa não é, nunca foi e com certeza nunca será contra o bom político. A imprensa não queima filme de político que verdadeiramente trabalha, e muito menos, daquele que é honesto. A imprensa usa os fatos para que a justiça seja feita. O mau político usa a justiça para esconder os fatos. 


Dispensou
O ex-governador Anchieta Júnior está certo. Assessor bom, que não arruma problema, que é eficiente, ninguém dispensa. Com olhos focados na eleição do ano que vem, tudo que Anchieta não precisa é de 'TPM ininterrupta' por parte de assessoria barraqueira.


Não sabe
Ainda falando em Anchieta, ele nem sabe se vai poder concorrer a qualquer cargo eletivo no ano que vem. Sua situação é de inelegibilidade. Tem um recurso que apresentou ao TSE, mas que não tem previsão de julgamento. Ou seja, é completamente incerto qualquer afirmação sobre o que ele fará em 2018.


Voto de Nibirú

E aquela presepada das senadoras oposicionistas de impedirem a realização de sessão no Senado, acabou no Conselho de Ética. No entanto, um voto certo elas terão a favor que virá lá do espaço sideral, mas precisamente do planeta Nibirú, isso porque, o próximo no Conselho poderá ser esse 'intergalináceo'.


Senado
O ex-governador Chico Rodrigues confirmou em um programa de TV que é pré-candidato ao Senado.


Catitu é catitu, burro é burro
Da votação de ontem na Comissão de Justiça da Câmara, o eleitor roraimense comprovou que catitu é porco, e não burro.
 


Cada qual no seu quadrado
Pessoal do marketing da governadora dona Suely Campos avaliou mal em colocá-la no front de uma questão que não diz respeito ao governo, e sim, à Prefeitura de Boa Vista: que é a problemática do Beiral. Todos os anos aquela área alaga por completo e famílias passam a viver da caridade de outras e de ações da PMBV.
Assim, pra quê dona Suely vai entrar em questão alheia, com tantas outras prioridades no estado, aliás, com tantos municípios, pontes e estradas afetadas por enchentes.
Alguém precisa ter o discernimento e alertá-la: cada um que cuide do seu quadrado, ou, problema.


O Brasil mudou
A iniciativa da reforma trabalhista surgiu com uma visão: a de que o Brasil mudou muito nas últimas décadas. O modo como produzimos bens, o crescimento do setor de serviços, os robôs dentro das fábricas, os novos tipos de ocupação, a abertura da economia para pequenos negócios, a globalização. Sem falar das coisas novas que estão por vir com as transformações radicais impulsionadas pela informática.


Privilegiar a negociação
Assim, o objetivo da nova lei trabalhista é privilegiar a negociação entre patrões e empregados, como propõe o governo. Há direitos garantidos por lei que não podem ser renegociados, como: salário mínimo décimo terceiro, licença maternidade e férias. Isso não sofrerá nenhuma modificação.


Oportunidades
'Essa lei não afeta nenhum direito do trabalhador e vai permitir que tenhamos mais de 2,3 milhões de novas oportunidades para os brasileiros em especial, para os jovens que têm maior dificuldade para ingressar no mercado de trabalho. Trabalhamos nesse projeto com muita responsabilidade e, por isso também, revemos alguns pontos fortalecendo o direito dos trabalhadores. Acredito num país muito melhor no futuro e essa construção começa no trabalho que estamos fazendo agora', destacou o l´dier do governo no Senado, Romero Jucá.


Substitutos de Jalser
Os deputados George 'PF' Melo e Janio Xingú, considerados braços direito e esquerdo - ou vice versa - do presidente da ALE, Jalser Renier, travam disputa silenciosa, interna mas intensa para ver qual dos dois será escolhido por Jalser e ter seu apoio para comandar a Casa na próxima legislatura, caso ele concorra ao governo do estado, como se especula, ou fique fora da eleição se por ventura não reverter decisão judicial que o torna inelegível.
Antes de mais nada, cabe informar que 'PF' e Xingú já dão como certas suas reeleições.


Argumentos
A dupla acima é que mais incentiva Jalser a concorrer ao governo do estado no ano que vem. O motivo é evidente. George Melo comenta nas internas que Jalser vencendo eleição para o governo precisará ter alguém (ele) de sua inteira confiança como presidente da ALE. E no caso de não poder concorrer ou perder a eleição, Jalser precisaria de alguém (ele, de novo) que segurasse seu pessoal empregado na ALE.


Limpando o caminho
Como de bobo não tem nada, George Melo já disse que apoiará Xingú para deputado federal, se por ventura, o correligionário assim decida. 


Xingú é o de maior confiança
Já para um deputado também próximo ao presidente da ALE, Jânio Xingú é, reconhecidamente, o colega que Jalser mais confia dentro da Casa.


Coisa feia
Nova modalidade de 'gafanhoto'. Todo fim de mês assessora azamba reclama que tem que repassar 50% do que ganha para diretora que lhe arrumou a boquinha.
Mas não tem razão de reclamar. Ninguém a forçou a nada. Na hora de topar a parada, agradeceu efusivamente. Na hora de cumprir sua parte, fica falando mal e pelas costas. Coisa feia.


Ainda mais feia
A coisa ficará ainda mais feia é se, a parte queixosa gravar o cumprimento do acordo. Algo não descartado.


Perguntinha:
Amigo leitor, você trocaria uma mulher linda, de corpo perfeito, nova, cheirosa, bem humorada e inteligente, pelo oposto de tudo isso?

Últimas Postagens