- 09 de julho de 2025
Itaipu
É bem provável que os brasileiros que têm 40 anos de idade não saibam o que foi 'Sete Quedas', local em que sete cachoeiras embelezavam e encantavam quem visitasse essa atração da natureza, localizada no estado do Paraná.
Mas, pela mão do homem, Sete Quedas foi coberta pelas águas que formam a usina hidrelétrica de Itaípu, que há 33 anos, abastece com energia limpa e renovável quase que a metade do país. E o vizinho Paraguai todinho.
Itaipu veio para gerar desenvolvimento e beneficiar hoje mais de 100 milhões de pessoas.
Necessidade acima da beleza
Em Boa Vista, uma família se queixa nas redes sociais contra a Prefeitura, que irá construir um espaço de comércio popular para mais de 100 comerciantes, onde hoje se encontra uma pracinha que homenageia a matriarca dessa família.
Realmente, é de se lamentar que por mais pequena que seja uma praça, tenha que dá lugar para qualquer outra construção. Mas a necessidade de subsistência das pessoas sempre vai estar acima de belezas naturais, que é o caso de Sete Quedas e Itaipu, como de uma praça querida de uma família e a área que beneficiará mais de 100 famílias.
Polêmica
Nesse caso de Boa Vista, especificamente, dá até para se questionar: se essa pequena praça não homenageasse ninguém, receberia a mesma atenção e protesto? O que vale mais, o motivo de orgulho de uma família ou a necessidade de 100?
Debates e sugestões
A polêmica gerou debates e sugestões nas redes sociais, como por exemplo, a Prefeitura de Boa Vista, de acordo com a viabilidade, poderia analisar a construção do centro comercial em outro local.
Boquinha na boca da Segurança
O delegado Francisco Araújo - o Chico Boquinha, com é carinhosamente chamado pela Confraria do Aipana -, que tem no seu currículo a proteção a um policial civil que 'acidentalmente' matou com um tiro, dentro da viatura policial, um preso que estava algemado com as mãos para trás, mas que teria tentado reagir ou fugir quando os dois já estavam sentados no banco de traseiro da viatura, será o novo secretário de Segurança Público de Roraima.
De olho
Um advogado atuante na área de Direitos Humanos, disse que 'ficará de olho' sobre operações policiais e mortes de suspeitos de crimes, que por ventura venham ocorrer diante dessa nova gestão em que policial despreparado, de repente, mata 'acidentalmente' suspeito algemado com as mãos para trás dentro da viatura policial, e recebe proteção pelo despreparo, isso para dizer o mínimo.
Bandido bom é bandido morto?
Parece que para Francisco Araújo, o Estado não tem responsabilidade alguma pela vida de um suspeito ou mesmo criminoso que esteja sob vigilância de policiais. Não se crer que para o futuro secretário, bandido bom é bandido morto. Pelo menos, espera-se que não seja por aí.
Mas em relação ao suspeito que foi morto por um policial amigo seu, Boquinha não demonstrou nenhuma reação para que o Estado fosse responsabilizado pelo despreparo do amigo.
Intervenção federal
Para o governo de dona Suely Campos, péssimo no quesito Segurança Pública e Sistema Prisional, acontecer denúncias de que algo parecido com 'polícia justiceira' ou mesmo 'esquadrão da morte' está atuando no estado, será o fim com intervenção federal certa.
Orla interditada
A plataforma inferior da Orla Taumanan foi interditada ontem, pois o rio Branco atingiu 8,30 m. A medida foi tomada pela Prefeitura de Boa Vista por uma questão de segurança e ficará fechada para visitação até que o rio retome ao seu nível normal. A plataforma superior está liberada para quem quiser visitá-la. A avenida Sebastião Diniz, no Centro, também foi afetada pela cheia e está interditada. A Defesa Civil está trabalhando incansavelmente. Qualquer emergência é só entrar em contato com o 156.
Motivo
O que a maioria dos boavistenses não sabe é que o fato do nível do rio Branco estar alto afeta todo o escoamento da água das chuvas nas redes de drenagem de toda a cidade. Isso porque o rio e as galerias ficam no mesmo nível, dificultando o escoamento das águas. Ontem o rio Branco chegou a 8,30m, acima do normal.
Alívio para as 'buchadas'
Uma esperança para as quem está acima do peso ou bem acima como as denominadas 'barriga quebrada' ou 'buchadas' - inverso de saradas -. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estuda liberar pequena lista de anfetaminas que atuam na inibição da fome, que estavam proibidas no país desde 2011.
Isso não quer dizer que tomando remédio, quem está na categoria 'buchada' vai poder continuar comendo de tudo e toda hora. Toda anfetamina altera o metabolismo, mexe com a pressão sanguínea, acelera batimentos cardíacos e atinge diretamente o sistema nervoso, causando em muitos casos, irritabilidade e falta de humor.
Nada nada nada
E o avexado deputado Jorge Everton ao que se vê, adorou os holofotes e correu atrás de luz em Brasília. Foi entregar ao ministro da Justiça o seu relatório sobre o caótico sistema prisional e os rolos detectados. Porém, sabe o que isso significa em termos práticos para o estado e para o afastamento ou não da governadora dona Suely Campos?
Nada nada nada.
Sonho e trabalho atrasados
O senador Telmário Mota anunciou ontem que estava 'realizando um sonho de quem nasceu em Normandia', porque havia assinado emenda de bancada para asfaltamento da estrada que liga o trecho da BR-401 para o município. Mas porque só agora, três anos depois de iniciar mandato, Telmário pensou na estrada para a localidade onde nasceu?
E detalhe: essa obra, se realizada no ano que vem, é emenda de bancada, ou seja, se os demais senadores e deputados federais não tivessem assinado tal emenda, nécas de pitibiriba pra galo de Nibirú.
É de doer os ouvidos
E ainda falando de Telmário Mota, ele diz que é formado em Economia pela Universidade Católica de Salvador (Ucsal), na Bahia, mas fala errado que dá dor nos ouvidos. Ontem ele postou um vídeo em que Rorainópolis é 'Rorainópis', igual a 'habis copis', a 'áupice', à 'borguesia' e por aí vai...
Ciumeira no G ObaOba
Na ALE, os deputados Coronel Chagas e Lenir Veras Lutsgards Rodrigues viraram alvos de reclamações dos demais colegas do G 14 ou 15 ou G ObaOba. A dupla é que manda no Procon da Assembléia e na Ecolegis, que são tidos como fontes de empregos para aliados e de fortalecimento político-eleitoral apenas dos dois, o que de certo modo, é verdade.
Reclamação
O baixo clero do G ObaOba, composto pelos competentes e atuantes Valdenir da Acta, Zé Galeto, Izaias Maia e outros ainda menos famosos, reclama que é a parte mais fiel e compromissada do grupo, mas que recebe a menor fatia das atenções do líder George 'PF' Melo, tido como uma espécie de 'papa-tudo' do grupo.
Renovação temida
Os 'clero baixo' se queixam de que precisam de estrutura para encararem a reeleição no ano que vem. E lembram que na eleição passada, dos 24 deputados, só 11 se reelegeram graças à estrutura que conquistaram. Eles temem que a renovação seja ainda maior em 2018.