00:00:00

Edersen Lima - Lisboa

Não foi por falta de aviso


Não foi por falta de aviso
Há duas semanas, em Podcast, a Coluna alertou os mais afoitos que o processo de impeachment da governadora donas Suely Campos iria levar, no mínimo 15 dias, para que o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Jalser Renier, acatasse ou não o pedido todo avexado que o autor e relator da CPI do Sistema Prisional e autor do pedido de afastamento, Jorge Everton, fez.


Só para agosto
Não deu outra. Só em meados de agosto, depois que o processo for analisado pela Consultoria Jurídica da ALE e encaminhado aos órgãos de fiscalização como TCE, MPF, PF e AGU, é que Jorge Everton, que parece que nasceu de sete meses, terá uma resposta.


Medo?
E já que se falou em Jorge Everton, ele anda acompanhado de três policiais civis. Se é medo de qualquer represália pelo relatório que apresentou, lascando a vida do colega Uziel Castro, que foi um desastre na Secretaria de Justiça, desastre só não maior que o protagonizado por 'Sogrão', a gente não sabe.


'PF' desafia MPE
E ainda falando na ALE, o líder do G14 ou G15 ou G Oscilante, George 'PF' Melo, disse a um comerciante de frutas e verduras que atua nas proximidades do Mercado de São Francisco, que desafia os promotores e o MPE a provar qualquer irregularidade que seu irmão, Gerson Melo (foto ao lado), tenha praticado como diretor financeiro da Assembléia, cargo que ele ocupava e que fora de indicação do próprio George Melo.


Só faltou chamar promotores de vassalos
Segundo George Melo, o MPE parece que atua como aliado político da governadora, fazendo o que ela quer, quando quer e como quer. Ele citou exemplo do advogado Frederico Leite - advogado da governadora - que extrapolou todas as regras para tentar comprar depoimentos falsos de presos na operação Lava Jato, contra membros da Mesa Diretora da ALE, e que o MPE deu tratamento nada rigoroso contra a falta de Frederico.
Mas que 'os promotores vão quebrar a cara' porque nada vão encontrar contra ele e contra o irmão, que segundo uma assessora de George Melo, 'foi prestar informações à Polícia', e ficou lá depondo por oito meses.


Constrangimento e revolta 
A prisão de Gerson Melo, que tem o irmão deputado como um verdadeiro ídolo, causou muita revolta dentro da sua família. Até hoje, o constrangimento do caso é lembrado em momentos de muita indignação. 


Frota nova
A Prefeitura de Boa Vista apresentou os novos veículos que vão auxiliar na área da saúde pública no município. A entrega das S-10 cabine dupla foi feita à Secretaria Municipal de Saúde. Elas vão auxiliar nas ações voltadas à atenção básica, aquelas desenvolvidas pelos postos médicos e Núcleo de Assistência à Saúde da Família. Kits de imobilização ortopédica ao Samu e um veículo para o Procon Municipal, também foram entregues. 


Servirá como identificação
Os motoristas poderão continuar usando a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) como documento de identificação mesmo após seu vencimento. A permissão para dirigir com o documento vencido continua proibida. A decisão foi tomada pelo Conselho Nacional de Trânsito no mês passado mas só ontem foi divulgada.
De acordo com o entendimento do órgão, a validade se refere apenas ao prazo de vigência do exame de aptidão física e mental, mas não sobre os dados pessoais do motorista.


Bandidos de alta periculosidade
Rico fica preso? Até fica. Mas não por muito tempo. Nos últimos meses, vemos um verdadeiro festival de decretações de prisões domiciliares a bandidos de alta periculosidade. Ou será que quem rouba dinheiro público que mata pessoas nas filas de hospitais, que emburrece o país por falta de professores e escolas, e que destrói o amor pátrio de milhões de cidadãos, não são bandidos de alta periculosidade?


Descaramento
Agora, há um porém. Todos esses larápios do erário são pessoas ricas e poderosas, que apenas pagam uma 'etapa', ficam guardadas' ou 'hospedadas' na cadeia até que algum benefício descarado lhe coloque com direito à casa com piscina, TV a cabo, adega, academia de ginástica, e outras benesses.
O que estamos vendo é que cadeia é coisa pra pobre. Rico, dá-se um jeito.


Dois pesos e duas medidas
A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Thereza de Assis Moura, que autorizou a prisão domiciliar de Adriana Ancelmo, mulher do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, um tarado por propinas, negou um pedido feito no ano passado pela defesa de uma mulher – mãe de duas crianças – que foi presa com drogas.


Que justiça é essa?
No Brasil, milhares de mulheres continuam presas e têm filhos menores de 10 anos sendo cuidados por parentes ou deixados em orfanatos.
É de se questionar: Que justiça é essa que, o ladrão de um carro ou de um banco é preso e um criminoso rico que desvia milhões pode ficar em casa com sua mulher e filhos, tomando vinho e vendo televisão? 


Reforma trabalhista
O Senado ontem, por 46 votos a favor e 19 contra, o requerimento de urgência para tramitação do PLC 38/2017, que trata da reforma trabalhista. Agora, o projeto pode ser colocado em votação depois de duas sessões ordinárias da Casa.


Modernizar as relações
'Enquanto os pessimistas querem travar o Brasil, nós estamos trabalhando para reconstruir o país. Aprovamos a urgência para a votação do projeto da Reforma Trabalhista no plenário. A reforma irá modernizar as relações de trabalho, e será mais um passo importante para a reconstrução do Brasil', comentou o presidente nacional do PMDB, senador Romero Jucá.


Desleixo total
A situação do Amajari beira a calamidade pública. O município parece que não tem ruas cheias de buracos, e sim, um buraco cheio de ruas. O mato alto está em todas calçadas e até o cemitério da cidade está para desaparecer debaixo do matagal que tomou conta do local. Para comprovar a situação de desleixo da atual administração, desde abril passado, o Conselho Tutelar não recebe recursos sequer para comprar toner para as impressoras. Assim, todos os depachos estão sendo feitos como as repartições faziam há mais de um século, a mão. 


Só o supermercado
É vergonhoso o desleixo com que a Prefeitura do Amajari trata repartições da sua gestão, bem como o município, que parece só receber obras de melhorias nas proximidades do supermercado que é de propriedade da família da prefeita.


Para o próximo semestre
O programa Abrindo Caminhos, que é a principal ação social de Assembléia Legislativa, entrou em recesso de férias. Para o segundo semestre, o presidente da ALE, Jalser Renier, pretende aumentar o número de serviços, dando continuidade às inciativas que estão em andamento, como aulas de balé, ginástica rítmica, judô e jiu-jitsu, aulas de reforço escolar e de idiomas.



 

Questionamentos pertinentes
O advogado Alex Ladislau fez questionamentos pertinentes em sua página no Facebook, sobre recomendação do MPE para que a Secretaria de Saúde do Estado interdite a Comunidade Terapêutica Casa do Pai, que trata de jovens dependentes de drogas.
'Uma das poucas instituições que presta serviços na área de recuperação de dependentes químicos no estado. Recomendar fechar? Fazer o que com as pessoas que estão tendo a chance de uma nova vida naquele lugar? Deveriam obrigar o poder público, prefeitura e governo do estado, a dar as condições faltantes para o trabalho melhorar e ser ampliado, isso sim', comentou o advogado


O que tantos outros fazem
Um amigo da Coluna questionou ontem como que, 'do outro lado do Atlântico' a gente conseguia 'escrever uma página todos os dias, com informações e opiniões que fazem parte do dia-a-dia da política do estado?', e se eu não tinha dificuldades para isso.
A resposta foi simples: Não há dificuldade alguma. Aqui na Europa, a internet é 4G de verdade. Os megabites que usamos na rede wi-fi em casa, são verdadeiros. A disposição e prazer com o trabalho continuam como de sempre, que é a minha realidade nesses 14 anos de Fontebrasil. E o principal, o apoio e auxílio fundamentais que colegas e fontes me asseguram ao longo desses anos na busca da informação correta, e na interpretação dos bastidores das notícias como ambos são. Ou seja, faço nada além do que inúmeros outros jornalistas fazem.


Posteridade às avessas

Últimas Postagens