00:00:00

Edersen Lima - Lisboa

Festas promoverão maior circulação de dinheiro



Geração de renda
Há quem critique, sem qualquer conhecimento aprofundado, governantes que realizam festas, e 'esquecem hospitais e ruas com buracos'. Só que, todos eventos festivos, quando bem realizados, causam benefícios à população, com geração de renda e confirmação de negócios. Quanto em dinheiro circulará nesses dias de festas juninas promovidos pela Prefeitura de Boa Vista, através do comércio oficial e paralelo que atenderá o público que passar pelo Ayrton Senna?

Cultura
Festas juninas são, acima de tudo, eventos culturais e artifícios. São meios de diversão, entretenimento e lazer para ricos e pobres, negros, brancos e índios.

Olhar de criança
No sábado, começou a 17ª edição do Boa Vista Junina com o tema “Brincando de ser Criança”, a Prefeitura agregou ao evento o olhar de quem está nos primeiros anos de vida, ou seja, da criançada. O show principal da noite ficou com a apresentação da cantora Lucy Alves, que oficialmente abriu o arraial.

A verdade da entrevista
Está na cara que a entrevista do empresário Joesley Batista, para reafirmar o que disse à Procuradoria Geral da República, é tentativa de mudar a opinião pública que o vê como o bandido mais esperto e beneficiado pela justiça que já existiu. Ele assume que pagou propina para mais de dois mil políticos, bancou contas milionárias no exterior de ex-presidentes, que comprou votos de deputados contra o impeachment de Dilma Roussef, que isso tudo se tratou de contra-partida pelos empréstimos que pegou em bancos públicos, ou seja, participou ativamente de uma organização criminosa, e no entanto, não pegará um dia de cadeia pelo acordo que fez com Rodrigo Janot.

Pior que a gravação
A tentativa é de mudar a opinião pública revoltada mais com as vantagens que obteve do que que com a gravação do presidente Michel Temer, onde não se ouve qualquer afirmação de que ele 'mandou pagar Eduardo Cunha' e de que ele comandava qualquer esquema criminoso.

Pegou muito mal
O que pegou mal junto à sociedade - muito mal, mesmo -, foi o prêmio que Joesley e o irmão Wesley receberam por entregarem parte do esquema do qual eram os financiadores, os pagadores, o propinadores: vierem livres, leses e soltos curtindo seus bilhões de reis em Nova York.

Escancarou de vez
E a TV Globo, como o jornal, a revista Época e a Globo News nem mais disfarçam a posição partidária anti-Temer que assumiu.

Perguntinha:
Adivinha, amigo leitor, qual emissora de TV recebeu sozinha mais de 70% do investimento em propaganda com os produtos da JBS.

Com dinheiro público
A esperteza ou coincidência de benefícios próprios com dinheiro público obtidos por governantes vai do governo federal a municípios pequenos e despercebidos. E olha, amigo leitor, que estamos em plenos tempos de Lava Jato. No Amajarí, a prefeita de lá, deixa a rua central do Tepequém, principal distrito do município, parecendo um queijo suíço de tantos buracos. Tantos buracos que a via foi batizada de 'avenida Tatulândia'. E a rua transversal, onde se localiza o seu supermercado, foi asfaltada recentemente,

Só coincidência
Ela nega que usou dinheiro público para melhorar o acesso ao seu negócio. Diz que há uma 'feirinha' de pequenos produtores que, coincidentemente, se instalam do outro lado da rua, onde fica o estacionamento do seu supermercado.

Permuta
Roraima não é só economia do contra-cheque como muitos políticos gostam de falar para impressionar e aplicar o discurso de que têm a fórmula mágica para fazer circular dinheiro a rodo no estado. Roraima tem há muito tempo a 'economia da permuta', que sempre andou 'muito bem obrigada'. É dono de pizzaria pagando o conserto do carro com pizzas e lasanhas; é professor dando aula particular por desconto por produtos de beleza, e vai além, muitas empresas atuam do mesmo jeito com outras empresas.

Pior da história
Não sei de quem foi a idéia de mandar ou permitir que o primeiro sogro, Josué Filho, ex-secretário de Justiça, procurasse questionar na imprensa a CPI do sistema Prisional. Josué Filho não foi um péssimo secretário. Ele foi o pior da história na pasta da Justiça, e diretamente no sistema prisional. Difícil, mais muito difícil encontrar quem acredite que ele passou por lá pelos 'conhecimentos notórios e amplo saber jurídico', e não porque é sogro da segunda filha Emília Campos.
Assim sendo, o governo escalou ou deixou que se escalasse o pior jogador do time, com cãibras nas duas pernas, com sono - pelo menos com a cara de sono -, bater o penalti aos 49 minutos do segundo tempo, com o time perdendo de 1 a 0.

Test-Drive
Na Assembléia Legislativa, a expectativa é de que a CPI do Sistema Prisional se torne amanhã em pedido de afastamento da governadora. Uma fonte bem situada na ALE, disse ontem à Coluna que, a princípio, a idéia é afastar dona Suely Campos, e 'fazer um test-drive' com o vice Paulo César Quartiero. Se ele se enquadrar ao gosto da turma (deputados do G Oscilante), se manter bem nas retas, curvas e ladeiras, fica. Se deslizar nas curvas ou ratear o motor, tá fora', garante a fonte.

Sem surpresas
Pesquisa para o governo e Senado feito por instituto de Brasília circulou fim de semana em Boa Vista. O resultado não causou nenhuma surpresa diante das posições dos potenciais concorrentes, onde quem, nos dados levantados, está em primeiro lugar tem praticamente o dobro da soma de todos os demais nomes inseridos na pesquisa.

Rejeição de 82%
Além do primeiro lugar disparado apontado na pesquisa, tal concorrente ainda tem o menor índice de rejeição, não chegando a 4%, enquanto que a candidatura mais rejeitada se afoga nos 82%.

E Nibirú?
E essa semana completa um mês que Telmário Mota determinou à equipe do seu gabinete realizar estudos e pesquisas de suma importância para o roraimense e para todos os seres do planeta, sobre a rota, campo energético, ondas sensoriais, magnéticas, místicas e esotéricos, previsão de chegada, e impacto da colisão ou não do planeta Nibirú com a Terra.
Roraima, o Brasil, o terreiro de umbanda, a Nasa e o mundo todo aguardam ansiosos o resultado dos estudos e pesquisas que Telmário, encomendou.

Blefados
Há quem jure de pés juntos que o ex-governador Anchieta Júnior e a governadora dona Suely Campos iniciaram aproximação política com vistas à eleição do ano que vem. Anchieta está liso, com o principal nome do seu partido com a imagem mais queimada que churrasco de índio, além do que, sua condição é de inelegibilidade, e só o TSE poderá mudar essa realidade. Dona Suely enfrenta desgaste e rejeição históricos. Uma união dessas duas 'forças' para ver se alguma coisa sai daí é tida como a solução para ambos os lados que, no momento, estão 'blefados', usando uma expressão popular.

 

 

Últimas Postagens