00:00:00

Edersen Lima - Algarve

CPI pede cassação de Suely Campos


Punição para Sogrão, Uziel e dona Suely
E não podia ser diferente. A CPI do Sistema Prisional apontou responsablidade dos ex-secretários de Justiça, Josué Sogrão Filho e Uziel Castro, além da governadora dona Suely Campos, e outros servidores pelo caos nos presídios de Roraima, com recorde de fugas e mortes ocorridas em apenas dois anos de governo, com abuso de uso de decreto de emergência por um ano e 10 meses; desvio de quase R$ 20 milhões com contratos superfaturados, entre eles com pagamentos efetuados sem empenho e sem apresentação de notas fiscais.


Tem mais
O descaso ou abuso no sistema prisional nas gestões de Sogrão e Uziel foram tão soltos, que a CPI encontrou o disparate do abastecimento de 750 litros em menos de 24 horas, em apenas um veículo. Soma-se a isso, que esse veículo estava parado na oficina com motor quebrado. Decobriu-se, também, que comida estragada foi servida aos presos; superlotação nas celas; ausência de medicamentos e atendimento médico aos presos; número de agentes penitenciários incompatível com o de detentos, falta de políticas governamentais para ressocialização e, os notórios pagamentos de serviços sem o devido processo de empenho.


Governadora foi abandonada
Não se justifica que em um momento como esse, o da apresentação em votação na comissão do relatório que iria pedir o impeachment da governadora, dois deputados, um deles que super desfruta de apoio do governo, se ausentassem de participar. O deputado Chico Mozart simplesmente saiu da reunião antes do final e não votou. E o homem do milagre da multiplicação dos bens, Mecias de Jesus, viajou, segundo informações, antecipadamente para reunião da Unale. Ou seja, uma reunião de rotina da Unale que em nada resolve qualquer problema de Roraima é mais importante para o Milagreiro, do que um relatório que pedia a cassação da governadora.


Tem conhecimento
Sobre esse 'hábito' de Mecias receber apoio com indicações de aliados, apoio eleitoral, e até apoio de patrocínio na contratação de marquekeiro, e depois esquecer isso tudo e passar para o outro lado, como fez com Neudo Campos que lhe apoiou integralmente à Prefeitura de Boa Vista em 2012, e Mecias ficou com Chico Rodrigues no primeiro turno dois anos depois, dona Suely Campos e família já estão mais do que cientes.


Estratégia
Desconfia-se que Mecias de Jesus pretende descolar sua imagem com a da governadora. E estaria buscando um meio para isso. Ter suas manada de aliados empregada no governo, exonerada, seria um bom argumento para sair atirando em quem lhe deu sombra nesses dois anos e meio. 


'Agameron' de quem só tem a cara de leso
Nos corredores da ALE, os pedidos do deputado Sampaio das Diárias, para que os ex-secretários Sogrão e Uzel fossem ouvidos, e de vistas do relatório fossem aceitos, nada mais foi do que 'agameron'. Com as ausências 'displicentes' dos tidos como maiores reprodutores da política macuxi, Diárias quis ficar bem na foto com a governadora.


Soneto saiu pior 
Da assessoria de dona Suely veio o argumento de que o relatório da CPI não passa de um 'factóide da oposição', e errou em enumerar feitos completamente questionáveis do governo em que, recordes de chacinas e fugas são as marcas da atual administração. Factóide ou não, descasos e irregularidades foram cometidas, e seria sobre isso que o governo deveria se propor a acatar junto com a CPI, demonstrar boa vontade, colaborar em solucionar a questão, até porque, o interese maior não deve ser o de apenas punir, mas, sim, solucionar o problema carcerário de Roraima.


Posteridade

O 'facer' Wilson Clemente com Socorro Guerra,
prefeita de Caracaraí.

 


Engolindo a seco
A principal promessa de campanha de Telmário Mota, o senador Nibirú, de deixar Romero Jucá, 'pianinho', ainda continua e parece cada vez mais longe de ser cumprida. Isso, aliados mais próximos dele reconhecem. Acrescente-se a isso, que o país voltou a crescer, Romero é o principal nome do governo no Congresso, recursos para o interior do estado e para Boa Vista tratados pelo líder governista, continuam sendo liberados, e o que se sabe de notícia de Telmário, é que aquele inquérito em que é acusado de espancar violentamente uma amante, está pronto para ser decidido no STF, e mais nada.


102 anos
Como é que essa delação da JBS de que Michel Temer receberia R$ 500 mil por semana durante 20 anos pode ser levada a sério pela Procuradoria da República?
Michel Temer tem 78 anos. Para receber um terço dessa propina teria que viver até aos 102 anos.


Ciscados
Uma coisa é certa. Tanto empresários como políticos estão ciscados. Para sua segurança, pensando na necessidade de uma futura delaçãozinha premiada, empresário precavido vai gravar tudo quanto for acerto com políticos e com governos. Os políticos, por sua vez, vão criar um novo tipo de código ou língua para se comunicarem e pedirem 'apoio'.


Tradição
Como manda a tradição em Roraima, a primeira dama do PP, Gerlane Bacarrin, esposa do deputado federal Hiran Gonçalves e tido como pré-candidato ao Senado, deve entrar para a política.
Gerlane, assim, poderá entrar na seara em que Marluce Pinto, Teresa Surita, Nira Mota, Shéridan, Angela Portela, Zenilda Portela, Aline Resende entraram, e que outras esposas de políticos tentaram entrar.

Últimas Postagens