00:00:00

Edersen Lima - Lisboa

Tomou caxiri estragado?


Tomou caxiri estragado?
Estava demorando. Uma semana sem nenhuma peripécia, sem nenhuma chacota até que ontem, o senador das melancias Telmário Mota, fez jus às expectativas. Subiu à tribuna do Senado para anunciar que colocará toda sua assessoria para apurar informações e possíveis consequências do choque entre o 'praneta' (como consta no vídeo que circula nas redes sociais) Nibirú X7 com a Terra.
Não vai demorar, vai ter gente mudando Telmário de 'senador melancia' para 'senador Nibirú'.


Viajando no Pluct Plact Zuum
O país debaixo de uma crise institucional grave com desdobramento na economia, com ladrões sendo beneficiados com vantagens e privilégios imorais perante ao conjunto da obra de seus crimes, e Dos Galos, viajando no Pulct Plact Zuum (não vai a lugar a nenhum), como se isso fosse algo relevante para ocupar a tribuna do Senado, para a sociedade brasileira e mais, para ocupar servidores federais em pesquisa e blablablá sobre um 'praneta' que sequer existe.


Tá explicado
 

Um parente de Telmário Nib... ops, Mota, disse ontem à Coluna que ele quando jovem até faltava aula para assistir 'Perdidos no Espaço' e 'Jornada nas estrelas', duas séries sobre ficção científica que passavam na TV.
Se faltava aula para assistir séries de TV, não sei, mas que faltou, faltou, porque algumas palavras até hoje ele não aprendeu a falar corretamente.


Vamos cuidar
'É Boa Vista mais uma vez saindo na frente. Somos a primeira capital do país a implantar a estratégia de combate ao Aedes Aegypti por meio das Estações Disseminadoras de Larvicidas. Esta estratégia inovadora no Brasil é mais uma aliada no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Fomos escolhidos pela Fiocruz para testarmos essa nova técnica de combate a esse mosquito que ninguém quer ter por perto. A capacitação dos nossos agentes de endemias para atuar com essas estações já iniciou. Essa parceria conjunta entre a prefeitura e a Fiocruz nos dá um imenso orgulho. Mas, a população precisa continuar nos ajudando a eliminar de vez esta ameaça. Medidas simples como a limpeza regular do quintal e eliminação de recipientes que acumulam água são eficazes no combate ao mosquito. Vamos cuidar!', defende a prefeita Teresa Surita, nas redes sociais.


Pelo estado de direito
Como todo brasileiro que quer o melhor para o país, defendo a operação Lava Jato e apoio o juiz Sérgio Moro. Apoio desde que o estado de direito seja respeitado. Digo isso porque, no afã de se fazer justiça, a Procuradoria da República já cometeu exageros, provocou situações que demonstram dois pesos e duas medidas nas suas ações, principalmente, em todas as vezes que permitiu vazamentos seletivos de depoimentos, em apenas trechos comprometedores. E quem, como eu junto com minha família, foi vítima de erros do Ministério Público Federal e da perseguição de juiz federal, sabe bem o que falo.


Intimidação
Essa semana, propositadamente com objetivo de intimidar o jornalista Reinaldo Azevedo, a Procuradoria da República, deixou vazar conversa dele com uma fonte, Andréa Neves, irmã do senador Aécio Neves. Não se justifica vazar conversa de quem não é investigado, ainda mais quando a conversa não tem qualquer relação com a investigação. Assim fica nítido que a intenção foi a de intimidar quem faz críticas pontuais ao trabalho do MPF, visto como risco ao estado de direito.


Os meios não justificam os fins
Uma garantia constitucional de um cidadão e profissional foi descaradamente atingidas em transgredir o sigilo da conversa de um jornalista, um dos pilares do jornalismo. Jornalismo que tanto e sempre apoiou as ações do MPF que mostra não admitir críticas e questionamentos à forma como age em nome da justiça. Nisso mora o perigo que já comentei aqui: os exageros que podem levar ao estado de exceção, ao 'os meios justificam os fins', haja vista o maior exemplo de todos: a Procuradoria fechou acordo de vantagens e benefícios imorais com quem gravou o presidente da República, sem permissão judicial que não serve como prova judicial, só como meio de desgaste de imagem. Resultado, o país caiu na pior crise política.


Magno Malta e os Irmãos Metralhas


Tem que provar
Como milhões de brasileiros, não tenho nenhuma dúvida de que Lula é o chefe da maior quadrilha de ladrões do mundo, e dono do triplex do Guarujá. Mas não há nada que prove com documentos, no preto e no branco, que ele é o dono da apartamento. Se está na lei que há de se comprovar que alguém só é dono, proprietário de algo se tiver legalmente documentado, por esse crime, Lula não pode ser preso. O mesmo vale para os acusados de receberem propina via delações premiadas. 


E se nada for provado?
Em Roraima, dois senadores estão sob suspeitas do eleitor de que receberam dinheiro de propina. Vítimas, sim, de vazamentos seletivos, escolhidos a dedo para circularem na mídia, formarem opiniões desabonadoras contra eles. E se depois nada for comprovado de que receberam propina ou dinheiro de propina para suas campanhas eleitorais, o que acontece com quem manchou suas reputações? Nada.


Nova investida
A nova investida para pegar ainda quem não tem prova cabal de envolvimento com o Petrolão, foi buscar no ministro Edson Fachin, relator dos processos da Lava-Jato no STF, autorização para compartilhamento de provas de processos da operação com a Receita Federal. 


Anzol

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Jalser Renier, colocou a Casa à disposição dos moradores da comunidade do Anzol, que pleiteiam a derrubada da decisão judicial que demarca novas áreas indígenas. Em reunião com representantes da associação de moradores, Jalser firmou compromisso de que irá acompanhá-los no que chamou de 'decisão injusta'.


Brasil nos ares europeus
Já voa pelos ares da Europa o Embraer KLM 190, aeronave brasileira com contrato firmado com a maior empresa da Holanda e uma das grandes companhias europeias. A Embraer hoje está em quase todo mundo, graças ao processo de privatização que sofreu na década de 1990, com projeto aprovado na Câmara dos Deputados, em comissão especial criada para analisar a questão, e presidida pelo então deputado Chico Rodrigues.
"Se não tivéssemos privatizado a Embraer, muito possivelmente hoje estaríamos assistindo denuncias de uso político e desvio de recursos nela', comentou Rodrigues.


Saída honrosa
E não deu para o ex-prefeito de Iracema, Francisco Araújo, o Chico Boquinha. Ele perdeu no Tribunal Superior Eleitoral, que não acatou seu recurso pedindo retorno ao cargo. 
Vendo que não há mais qualquer chance de tirar Jairo Souza, da prefeitura, Boquinha anunciou saída honrosa de que não vai mais tentar novo recurso 'para não causar instabilidade ao município'.


CPI Arlindo Orlando
Alguém tem notícia sobre a CPI do Sistema Prisional?
Depois que foi revelado que R$ 3,5 milhões foram retirados do fundo prisional para pagar duas empresas sem empenho e notas fiscais via autorização de senhas de um servidor falecido e do então secretário de Justiça, Uziel Castro, a CPI sumiu, desapareceu, e se escafedeu.


Romero tem razão
O líder do governo no Senado, Romero Jucá, tem motivos para defender agenda positiva no Congresso batendo na tecla de que o país não pode parar. Essa semana, a imprensa divulgou que as contas do governo tiveram superávit de R$ 12,5 bilhões no melhor abril dos últimos três anos, os juros do cartão de crédito caíram 67,8 pontos, o que mostra que a economia está em aceleração.


Sugestão
Com base no Marco Legal da Primeira Infância, bem que o Tribunal de Justiça de Roraima poderia apurar a situação de mães que estão presas, que não representariam insegurança à sociedade e que têm filhos pequenos, que precisam de cuidados e atenção especiais.


E falando em mães
As mães trabalhadoras que são chefes de família poderão conquistar o direito de movimentar a conta vinculada no FGTS para cuidar de seus filhos. É o que consta no parecer da senadora Angela Portela, apresentado ontem na Comissão de Assuntos Sociais do Senado e que foi aprovado por unanimidade. 

Últimas Postagens