00:00:00

Edersen Lima - Lisboa

Usaram o BBGMAX, Uziel?



 

Usaram o BBGMAX, Uziel?
O ex-secretário de Justiça, Uziel Castro, vai ter que explicar ao Ministério Público Federal se o pagamento irregular, sem licitação, sem empenho e sem nota fiscal feito a duas empresas com dinheiro do Fundo do Sistema Prisional foi via operação do Banco do Brasil conhecida como BBGMAX (BB Gestão Max), que permite que pagamentos sejam feitos de forma direta debidando da conta do governo junto ao banco e creditando direta e instataneamente na conta da empresa ou até mesmo de qualquer pessoa física.


De outro jeito não foi
A princípio, segundo um técnico do MPF, só pode ter ocorrido dessa forma a tranferência de mais de R$ 3,5 milhões de forma irregular. 'Do modo tradicional e usual, através do sistema Fiplan, nao ocorreu porque o sistema trava o andamento e a liberação do dinheiro que não tenham dados de processos, empenhos e ordem bancária devidamente registrados', informa a fonte.


MPF sabe
O que Uziel Castro terá que explicar é como, se usado o BBGMAX, o falecido servidor que vem sendo apontado como responsável pelo 'rolo' realizou toda essa operação. o MPF sabe que o aplicativo do BBGMAX é castrado em dois computadores, nesse caso, do coordenador e do secretário, e só liberado os recursos após os dois terem acessados suas senhas e autorizado a operação de transferência.


Ou deu ou está mal preparado
Ocorre que, se Uziel Castro nada tem a ver com esse 'rolo', o coordenador tinha além da senha de Uziel para uso do aplicativo, a senha do próprio computador do ex-secretário. Se tinha as duas senhas, ou Uziel passou para ele ou é tão mal preparado que se deixou 'roubar'.


Acredite se quiser
Para fazer o pagamento irreglar, o falecido coordenador teria, ainda, passado pela secretária, chefe de gabinete, entrado na sala de Uziel, ligado o seu computador e feito toda a transferência sem qualquer incomodo. Isso, é pra lá de estranho, haja vista que se tratava de quase R$ 50 milhões, de senhas de um secretário que é delegado de Polícia, que a profissão impõe rígido comportamento de segurança.


Dados à mão
Em todo o caso, há de se saber origem, datas e testemunhos sobre esse caso que o MPF junto com a Polícia Federal irão apurar. Basta investigação junto às máquinas que foram cadastradas pelo Banco do Brasil.


Se depender da CPI ...
A investgação pesada, pelo visto, ficará mesmo é com p MPF. Isso porque, se depender da CPI do Sistema Prisional que corre na ALe, e dos ingenuos deputados que a compõe, 'alguém, malvadamente, pegou a senha de Uziel'.


Vídeo
A homenagem ao Dia das Mães gravada pelo presidente da ALE, deputado Jalser Renier, emocionou muitos filhos e, claro, muitas mães ao declamar o poema de Giusepe Giaroni. O vídeo em menos de 24 horas já teve mais de 10 mi visualizações.


Homenagem tosca
A ainda sobre o Dia das Mães, ninguém entendeu a homenagem do vereador Romulo Amorim. Ele postou foto com um texto saudando a mães com a sua filha - já bem grandinha para estar no colo - junto com a namorada - ao estilo 'mulher morango' -. Ocorre que, nem a mãe da garota e nem a mãe de Romulo aparecem ou são citadas na propaganda que pretende homenagear as mães, mas sem nenhuma mãe na foto. Ver abaixo:

Nunca explicou
Telmário Mota pediu licença de quatro meses do Senado com a desculpa de que queria prestar contas do trabalha (?) que realizou até então. Mas pelo o que se sabe, em nenhuma ocasião ele explicou porquê deixou em seu lugar um completo estranho e desconhecido do eleitorado roraimense, chamado Thieris Pinto.


Samambaia
Suplente de senador era para ser alguém com o mínimo de identificação com a sociedade, com algum tipo de serviço prestado que lhe service de referência. No entanto, 'Melancia' escolheu um desconhecido que nada fez pelo macuxi por merecer ser senador. E um senador decorativo para Roraima. Um senador 'samambaia', aquele que só serve para decorar o plenário, ou ocupar espaço morto da casa.


Fez certo
Como não tem nenhuma identificação social e mesmo política com Roraima, 'Sama' nem se deu ao trabalho de ir ao estado nos quatro meses em que foi senador. Teve razão disso. Iria fazer e falar o quê?


O cara da mala
De onde Telmário Mota tirou Thieris Pinto não se sabe ao certo, mas a desconfiança forte é que ele 'pagou' pela vaga de primeiro suplente arrumando dinheiro para a campanha eleitoral. Como Telmário não explica o motivo de ter abdicado  de tantos nomes de pessoas que fizeram algo pelo estado, só cresce a desconfiança.


Dando satisfação
A prefeita Teresa Surita não se fez de rogada. Ela tem usado as redes sociais para comentar reclamações que têm recebido por conta do inverno, onde ruas e avenidas ficaram alagadas com as fortes chuvas que vêm caindo nessa primeira quinzena de maio. "Temos registrado um número elevado de chuva para um curto período. Em Boa Vista, a média de maio é de 213 milímetros e só do dia primeiro a oito já foram acumulados 222 milímetros de chuva. Por ser uma cidade plana e com nível do lençol freático de 10 metros a água empossa rapidamente nas ruas, mas em duas horas elas secam', tem explicado a prefeita.


Patrulha na Chuva
'Eu e minha equipe estamos averiguando cada demanda e solucionando o maior número possível, mas peço paciência. Por conta da chuva volumosa e intensa, algumas ruas e avenidas da cidade acabam precisando de serviço de tapa buraco, mas nossa equipe do Patrulha na Chuva só pode realizar este trabalho quando a chuva der uma trégua. Vocês podem acioná-los pelo telefone 156, eles vão encaminhar a sua demanda para a Secretaria responsável para solucionar o problema o mais breve possível', completou.


Realidade de BV
E é verdade o que Teresa pontou. O lençol freático de Boa Vista, em torno de 10 metros, é próximo ao nível das ruas, tanto que há perfuração de poços artesianos com menos de 20 metros em vários pontos da cidade.


Chuvas alagam em todas as cidades
Ruas alagadas depois de fortes chuvas não são exclusivas de Boa Vista. Ontem pela manhã, depois de chover a noite toda, vários pontos da parte baixa de Lisboa, considerada recentemente como a melhor capital da Europa para se morar, estavam alagadas, com trânsito sendo desviado. Nos meses de janeiro a março o brasileiro assiste as alagações sem tamanho que ocorrem nas duas cidades mais ricas do Brasil: Rio e São Paulo, e na considera capital modelo, Curitiba.


Referência de violência contra a mulher
Roraima se tornou de vez estado referência de violência contra a mulher. Em uma semana seis mulheres foram assassinadas, duas com sinais de estupro. No Senado, um representante do estado é acusado no STF de ter espancado a namorada 40 anos mais nova até ela desmaiar de tantos socos e ponta-pés.


Nem um pio
Na Câmara, a deputada Shéridan é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.Ela, porém, não tem se pronunciado sobre a situação de perigo que a mulher vive em Roraima, e muito menos no caso do parlamentar que é famoso por ser violento, ser acusado de espancador, isso talvez, porque queira contar com o apoio dele para seus interesses eleitorais?


Eles também apelidavam
O casal de marqueteiros Mônica Moura e João Santana relatou ao Ministério Público Federal que evitavam anotar nomes de políticos em suas agendas. Foi assim que nasceram os apelidos citados pela marqueteira em sua delação premiada: Lula era conhecido entre o casal como “Pavarotti” por ostentar barriga saliente e barba volumosa; Antonio Palocci era chamado de “Mineiro” por sua personalidade discreta; Juscelino Dourado, ex-assessor de Palocci, ficou conhecido como “Madre” por ser “religioso, certinho, tipo coroinha de Igreja”; Guido Mantega acabou infamemente apelidado de “Laticínio” e Dilma Rousseff, nomeada singelamente como “Tia”.


Tapas e beijos
Fim de semana em que Brasília vira a 'capital do amor'. Namorada barraqueira viajou para se encontrar com namorado chegado na aplicação de 'corretivos'.

 

Últimas Postagens