- 11 de julho de 2025
Sozinho ele se basta
Um colega jornalista e um advogado militante da área Eleitoral soltaram ontem a mesma frase em relação ao senador Telmário Mota: 'não é preciso fazer nada contra o galo brabo, ele, sozinho, se encrenca todo e arruma provas contra si'.
Não precisa fazer nada
É verdade. Ninguém precisou fazer nada para ele levar os esculachos que levou no plenário, dos senadores Ronaldo Caiado, Omar Aziz, Tasso Jereissati, Aluisio Nunes, Magno Malta, Romero Jucá - que o chamou de imbecil - e outros. Ninguém precisou fazer nada para ele próprio se expor em traições conjugal, partidária e política, com a esposa, com o PDT e com Dilma Rousself. Ninguém precisou fazer nada para ele, segundo a 'namorada' Maria Aparecida Nery, ter lhe espancado e a surra ter parado na Delegacia da Mulher.
Está velha?
Ontem nas redes sociais uma pergunta gerou várias respostas: Estaria Maria Aparecida, que tem 20 anos e iniciou o romance com Telmário Mota um mês depois de completar 16 anos, já 'velha' para certas preferências?
Lembranças de um governo
A foto abaixo lembra aqueles tênis enormes que o teu governo
comprou para os alunos da rede pública de ensino, Anchieta?
Não existe agressão contra mulher
A deputada Shéridan, que preside a Comissão dos Defesa da Mulher divulgou que esteve anteontem em audiência com a ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois, colocando à disposição para ser desenvolvido um trabalho em prol das mulheres, Shéridan levou à Ministra questões importantes de Roraima e do Brasil que merecem atenção urgente, como: a crise migratória que tem trazido inúmeros problemas para o Estado, como a exploração sexual de mulheres e crianças venezuelanas, além da situação dos indígenas e tráfico de pessoas.
Mas sobre violência física que muitas mulheres sofrem em Roraima, como o caso mais famoso que envolve um senador roraimense, Shéridan fez de conta que não existe.
Transfusão
O Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth realizou a segunda transfusão de sangue intrauterina no Estado. O procedimento é raro e realizado quando o bebê tem grave anemia, provocada pela falta de compatibilidade entre o sangue dele e o da mãe. O tratamento foi um sucesso e a mãe recebeu alta nesta terça-feira, 9.
Dinheiro federal
E como o desvio R$ 3,5 milhões do Fundo Prisional para pagamento de empresas de segurança e aluguel de veículos, foi confirmado pelo agente penitenciário Marcondes Pereira Queiroz, será investigado também pelo Ministério Público Federal pois os recursos são de origem federal.
Responsável, também
Marcondes Pereira Queiroz disse à CPI do Sistema Prisional que efetuou o pagamento sob ordem do então coordenador do Fundo, um servidor que já faleceu. Mas a desculpa só convenceu os membros da CPI. Fonte do MPF crer que Marcondes jamais poderia ter cumprido uma ordem irregular. "Se ele sabia que não havia processo licitatório, empenho e nem nota fiscal, ele não poderia ter cumprido a ordem que diz que cumpriu. Ele é tão responsável por esse ato como quem ele diz que o ordenou'.
E vamos e venhamos, acusar quem não pode se defender é fácil.
Também envolvidas
Por outro lado, as empresas também podem responder por recebimento irregular de recursos federais. 'Ora, se receberam o pagamento sem cumprirem as regras de licitação e protocolo de recebimento, também estão envolvidas nas irregularidades', disse a fonte.
Cai rapidinho
E essa conversa que só os membros da CPI acreditaram, que o falecido coordenador do Fundo Prisional comandou o pagamento irregular, cai por terra rapidinho. É só a Polícia Federal realizar levantamento sobre data e computador em que a senha foi utilizada para se saber de onde partiu a ordem.
Incompetente
E o governo do estado pode argumentar mais um ponto para a demissão do delegado Uziel Castro, que comandava a Secretaria de Justiça à época do pagamento irregular. Além de exonerá-lo por falta de transparência e lisura na sua gestão, acrescente-se o de incompetente, pois quando que um delegado, tido como 'chapa-quente', dá a sua senha para outra pessoa, ou deixa vazar sua senha, ou ainda pior, não acompanhou o que estava saindo do fundo do qual ele era o principal - se não o único - ordenador de despesa?
Amigo todo do 'metro e meio'
Ainda sobre Uziel Castro, até as velhas e surradas pedras do Beiral sabem que ele é todo aliado de 'metro e meio'. Precisa dizer mais alguma coisa?
O inocente
E sobrou para o relator da CPI, deputado Jorge Everton, que também é delegado, se antecipar para defender o colega Uziel, inocentemente que 'alguém pegou a senha' do 'chapa-quente' mais fria do lavrado.
A realidade é que Jorge Everton, de relator dessa CPI, poderá sair para a glória dos que fazem o trabalho bem feito, ou virar motivo de chacota e piada, pelo tamanho da sua inocência.
Destacado
E ontem no plenário da Câmara dos Vereadores de Boa Vista, o 'facer' Wilson Clemente teve suas postagens destacadas e homenageadas pelos vereadores Romulo Amorim e Júlio César, como quem vem divulgando o trabalho da CMBV.
Recado atendido
E não é que o deputado Chicão da Silveira, demitido semana passada do Detran, mandou recado e foi ouvido?
O Palácio Hélio Campos está já arrumando uma pasta para ele não reassumir e engrossar o coro do G14 ou G13 ou G alguma coisa.
Amarelou
Pelo o que se viu, Sérgio Moro ficou muito aquém do que se esperava de um juiz em ouvir um réu.