- 11 de julho de 2025
Silêncio do Chame é de chamar a atenção
Ontem, o Chame, órgão da Assembléia Legislativa de Roraima voltado para defesa da mulher, e contra maus tratos e abusos praticados por homens, completou oito anos, e durante o evento comemorativo, uma professora do ensino médio ligou para a Coluna para fazer o seguinte comentário que a gente publica na nota abaixo:
Nenhum pio
'Estou aqui assistindo comemoração dos oito anos do Chame, que diz que defende a mulher roraimense, mas nunca ouvi qualquer comentário e muito menos qualquer ação das deputadas estaduais Lenir Veras (que dirige o Chame), Aurelina Medeiros e Angela Portela sobre o caso mais vergonhoso de violência contra a mulher, que é esse que o senador Telmário Mota é acusado de bater na amante. Nenhuma dessas ilustres defensoras da mulher se manifestou cobrando providências, querendo ouvir a garota ou intimando ele a dar explicações".
Nenhum pio 2
A Coluna concorda em número, gênero e grau com a professora. E vai além. Não só as deputadas do Chame, como toda a ALE se cala perante um fato que não deixa dúvidas de que algo de podre existiu. O exame de corpo de delito, o vídeo gravado pela vítima mostrando os hematomas, o próprio boletim de ocorrência registrado pela vítima, e sua confirmação na Polícia Federal, são mais
que motivos para que o Chame se manifestasse.
Todas caladas
E a Coluna vai mais além. Roraima hoje é um estado em que, na Procuradoria de Justiça, está uma mulher. A Prefeitura da capital é dirigida por uma mulher. O Tribunal de Justiça é presidido por uma mulher. E o estado é governado por uma mulher, e não se conhece nenhuma manifestação de nenhuma dessas autoridades sobre o caso que envolve, com pesadas acusações e provas irrefutáveis para a Procuradoria da República, que Telmário Mota espancou sua amante que, pasmem, ele assediou e envolveu quando ela mal tinha completado 16 anos, portanto uma menor de idade.
Perguntinha:
Seria o quê, vergonhoso, lamentável, esquisito ou normal que diante da realidade dos fatos que envolvem o inquérito autorizado pelo Supremo Tribunal Federal, as maiores autoridades do estado de Roraima, composto exclusivamente por mulheres, se calem diante do que foi noticiado?
Colando imagem
Roraima também tem uma senadora, que, ao que tudo indica, pelas fotos que circulam nas redes sociais, anda colando sua imagem com a de Telmário Mota, hoje o político que disputa acirradamente a liderança dos que têm maior rejeição do eleitor. Vale lembrar que ele foi o único político tratado como 'Judas' nessa última Páscoa.
Outra história
E se fosse um pedreiro ou mecânico ou faxineiro ou simples cidadão casado que fosse notícia por ter agredido a amante que ele seduziu quando ela completou 16 anos de idade, como reagiriam alguns veículos de comunicação, e tais autoridades do estado?
Fisiológico ou medo
Não quero crer que, esse silêncio das autoridades que comandam o Ministério Público Estadual, o Chame, o governo do estado, e que empresta cumplicidade à acusação que Telmário Mota responde, seja fisiológico do tipo 'ele é uma autoridade, como nós' ou até mesmo por
medo, pela fama de violento que ele tem.
Livre da aftosa
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, liberou ontem o certificado de Estado Livre de Febre Aftosa para Roraima. A cerimônia de assinatura do documento ocorreu na sede do ministério, com a presença do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, do líder do governo no Senado, Romero Jucá, representantes do governo de Roraima e de diversos parlamentares, além de técnicos do ministério da Agricultura.
DNA
Assim que acabou a solenidade no MAPA, iniciou-se nas redes sociais o tradicional corre-corre em divulgar os 'exames de DNA' da obra, ou seja, deputados que nunca pisaram no ministério, postaram nas redes sociais que 'graças ao seu trabalho' Roraima está livre da aftosa.
Trabalho de todos
De certo modo, houve, sim, mobilização maior e menor dos parlamentares roraimenses e do governo do estado, não só o de dona Suely Campos, mas de seus antecessores Chico Rodrigues e Anchieta Júnior. Mas cabe destacar que, até por ser líder do governo e político de maior influência do estado, o senador Romero Jucá junto com o governo do estado, até por ser governo, foram os maiores responsáveis pelo trabalho e pressão que o MAPA recebeu para que realizasse fiscalização e constatação de que aftosa está fora de Roraima.
Nível e grau
O nível e grau de importância de um político se mede pelas pessoas lhe acompanham. O vice governador Paulo César Quartiero pode falar bem sobre isso. Ele foi visto almoçando na companhia do desocupado Faradilson 'eu sou homem, eu sou homem' Mesquita.
Só o Xingú, Jalser
Como todo chefe de poder, o deputado Jalser Renier é paparicado, lambido e cheirado por quase todo mundo, e em especial pelo G14, G13 ou G alguma coisa. Só que ele não sabe que, em novembro e dezembro passados, quando houve grande pressão pela sua saída da presidência da ALE, apenas e somente o deputado Jane Xingú, se mostrou confiante e incrédulo que ele cairia.
O vice e nada nada vaidoso, Coronel Chagas, o secretário bicheiro Naldo da Loteria e até o todo amigo e prestativo Azamba das Quebradas, ficaram murchos, baqueados, crentes na queda de Jalser.
Coisas de Azamba
Dessa turma acima, chama a atenção o fato de que Azamba, achando que a canoa estava furada, malandramente, tratou de se aproximar de quem lhe aplicou o maior corretivo já dado no plenário da Assembléia a um deputado sem vergonha, por acreditar que seu carrasco seria eleito novo presidente.
Isso tudo é verdade, basta Jalser perguntar para assessores fiéis, para confirmar.
Saudades do poder
Não resta dúvida que, as ex-esposas de governantes ou ex-primeiras damas são as que mais sentem saudades do poder. Ontem, um empresário do ramo da construção civil revelou à Coluna que teve que usar todo o limite do seu cartão de crédito para completar com o cartão de outro empresário a compra de um anel da Amsterdam Sauer, joalheria de alta qualidade, que uma ex-primeira dama, cheia de dengo e vontade, queria porque queria ganhar.
Só no salão
Há casos também de ex-poderosas que, só lavavam o cabelo - três vezes por semana - em badalado salão de beleza da cidade, e hoje passa longe do estabelecimento por causa das dívidas que deixou.
Perguntinha:
Quem é o político que foi acusado de engravidar uma indiazinha de 14 anos de idade e subornar seus pais para que ela fizesse aborto?