- 11 de julho de 2025
Gestão de Teresa não sofre denúncias
Fato que não se pode negar: a administração de Teresa Surita não é manchete de denúncias de contratos irregulares, superfaturados e que beneficiam suas filhas ou parentes. Também não é destaque por descaso com a saúde pública. Pelo contrário, Teresa pode deixar a Prefeitura com a imagem da 'prefeita da saúde' tamanho o investimento que vem fazendo no setor.
Mão na massa
A conservação de praças públicas, o combate às galhadas e terrenos com mato em que se preze por uma cidade mais limpa, tem recebido apoio dos cidadãos. Em quatro anos, quase uma nova Boa Vista foi toda asfaltada e iluminada. E em fase de intenso trabalho, as áreas de alagações têm recebido atenção maior.
Opção real
Essa realidade, em que soma a diferença em não ter uma gestão suspeita de fazer negócios irregulares e de não saber lidar com questões primordiais como saúde e segurança públicas, com resultados positivos de recursos bem implantados, mostrando uma cidade bem melhor de se viver, é que estão credenciando Teresa a ser uma opção real para o governo do estado na eleição do ano que vem.
Desconfiança e especulação
E por outro lado, ações protagonizadas por ela, como fechar parcerias oficiais com prefeituras do interior, e mais a forma com que apareceu no programa de propaganda política do seu partido, o PMDB, fortalecem a desconfiança e especulação no meio político de que ela será a principal adversária da governadora Suely Campos, e do ex-governador Anchieta Júnior, se conseguir sair no TSE, da condição de inelegibilidade.
As pesquisas que todos partidos fizeram até aqui, confirmam o que a Coluna está afirmando.
Dois pontos
No entanto, se por ventura Teresa renunciar para concorrer ao governo, ela terá que trabalhar dois pontos: o primeiro, a quebra da promessa de que cumpriria todo mandato, e assim deixando um 'Iradilson 2', como seus adversários já denominam o seu vice prefeito, lembrando que Iradilson Sampaio fez a pior gestão da história de Boa Vista.
Segundo ponto
O segundo ponto a ser trabalhado é como se articular politicamente e formar uma aliança em torno do seu nome diante do apelo que todo governo tem em compor coligações numerosas, além do fato de ter que dividir com Anchieta o que sobrar de partidos políticos.
Alerta!
Bem antes da Receita Federal usar as redes sociais para pegar sonegadores, mães de filhos que não recebem pensão alimentícia já as usavam para provar na justiça que as desculpas de desemprego ou falta de pagamento eram tudo esfarrapadas dos bonitões.
O lado bom
Duas observações sobre a saída do ex-prefeito de Iracema, Delegado Francisco, conhecido como 'Chico Boquinha, o Breve'. Ele prometeu repassar todas as informações sobre a situação da prefeitura ao prefeito Jairo Souza, que venceu a eleição mas por impedimento da justiça eleitoral só romou posse anteontem.
O lado feio
No entanto, Boquinha saiu atirando falando mal dos ministros do TSE, dando a entender que eles foram subservientes à vontade do líder do governo no Senado, Romero Jucá. Ou seja, os ministros do TSE descumpriram a lei.
Apae
A implantação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Boa Vista) está na reta final. A informação é do comunicador Bruno Perez, presidente da Apae-RR. Segundo ele, as obras de acessibilidade e os ajustes para montagem dos consultórios no prédio da instituição já se iniciaram e tudo deve ser concluído em até 20 dias. 'Fico feliz que alguns empresários locais estão nos dando uma ajuda importante, enquanto o poder público ainda não entendeu a verdadeira missão dessa causa nobre', agradece e reclama Bruno.
Quem mente, engana
Sabedoria popular diz que 'quem mente rouba'. Pode ser. Mas com ceteza, quem mente, engana. E Telmário 'Melancia' Mota vem se destacando como o político que mais mente, e mente da forma mais descarada que se tem not´cia na história recente de Roraima. O amigo leitor pode ver exemplos do que afirmo aqui.
Enganou mulher, sobrinho e mulher do sobrinho
Telmário Mota mente e engana, e não é de hoje, a sua mulher Suzete, a quem prometeu honrar, respeitar e ser fiel. Telmário mentiu e enganou seu sobrinho preferido e a mulher dele, com quem tem uma filha. Aliás, nesse caso em particular, ele mentiu e enganou de uma só vez três pessoas.
Enganou Neudo, Anchieta, Dilma e os eleitores
Telmário Mentiu e enganou Dilma Roussef. Mentiu e enganou Neudo em 2010, de que o apoiaria ao governo, mas com a promessa de cargos e uma infraestrutura arrumada por Anchieta, pulou de lado. Depois mentiu e enganou, dizendo que não seria candidato ao Senado, após de desfrutar de cargos e indicações no governo. Mentiu para o eleitor dizendo que iria deixar Romero Jucá, pianinho. Mentiu para a jsutiça quando disse que não tinha nenhuma condenação na justiça roraimense, apresentando certidão falsa.
Propaganda antecipada e abuso de poder econômico
Mentiu ao Senado quando disse que iria se licenciar para prestar conta de seu 'trabalho'(?) mas na verdade está é fazendo campanha antecipada ao governo e praticando crime de abuso de poder econômico quando dá bonecas de plástico, secadores e ventiladores 'chin-ling' e bicicletas de Letem, como apelo para que as pessoas compareçam a suas reuniões em que fala mal dos outros, mente que fez isso e aquilo, e indiretamente pede votos para ser governador.
Mentiu e enganou amante menor de 16 anos
Telmário Mota mentiu para uma menina que mal tinha feito 16 anos, com promessas de que lhe daria um futuro promissor, de que largaria a mulher e que lhe respeitaria. Mentiu porque, segundo ela própria em depoimentos confirmados, a enrolou por três anos não se separando, e não só lhe desrespeitou, mas lhe espancou violentamente por ciúmes.
Chega de blablablá e trololó
A Coluna já comentou, e volta a comentar. O fato de deputados federais estarem em posições de destaque em comissões na Câmara os obriga a resultados relevantes para o estado. Esse negócio de propor audiências em Boa Vista onde só rola blablablá e trololó, só causa gastos em passagens e diárias. O roraimense que quer é ações práticas.
Banners
Inspirado pelo seu adjunto, o primeiro sobrinho, Paulinho Linhares, o secretário de Sáude, César Penna, também já teria encomendado banners com seu nome estilizado para assim, digamos, 'dar uma força' a alguns eventos culturais e artísticos.
Elogios mútuos
Os deputados federais Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Arthur Maia (PPS-BA), trocaram 'elogios' ontem na Câmara, um chamando o outro de “vagabundo” e “safado”.
Arapongas Fly
Depois da Catitu Air, empresa de turismo e transporte aéreos via verba indenizatória, surgiu a Arapongas Fly, que também trabalha com serviços de de passagens aéreas, porém, na base do 'crédito amigo', sem juros mas só não a perder de vista.