- 11 de julho de 2025
Presidente
A Comissão Mista criada para analisar a Medida Provisória que trata da equiparação salarial de policiais civis de Roraima, elegeu ontem o deputado Hiran Gonçalves. A comissão também analisará propostas de reorganização do planos de cargos e carreiras, estabelecendo regras de incorporação de gratificação de desempenho às aposentadorias e pensões.
Esse santo sempre quer reza
O telespectador já percebeu que o que o apresentador-deputado Izaías Maia critica hoje, dois três dias depois, ele elogia ou esquece do assunto. Se o os motivos das mudanças de opinião ou comportamento de Izaías têm a ver com acordos de reparação do que foi reclamado, com patrocínios, com entendimentos discretos ou simples amnésia, não se sabe.
O nome é fisiologismo
Do mesmo modo, na esfera política, Zaca se comporta do mesmo jeito. Reclama e critica algo hoje e amanhã, porém, depois, elogia e esquece. No fim do ano passado ele sinalizou ingressar na base governista. Ontem ele anunciou que retornava ao G14 que era G13 e amanhã sabe-se lá que G será (?), porque não obteve o que pediu ao Palácio Hélio Campos, revela uma fonte governista.
Marca registrada
Esse suposto fisiologismo tido em alguns casos como clientelismo é a marca registrada da maioria dos deputados roraimenses, no que se chama de forma bem crua de 'toma-lá-dá-cá'. Nessa linha, no início do ano, outros deputados do G alguma coisa, como Coronel Chagas, Joaquiim Ruiz e Jane Xingú ensaiaram ingressar na base de dona Suely Campos, desde que seus pleitos fossem atendidos.
Como o governo negocia votações pontualmente, viu que era desnecessário fechar qualquer acordo de apoio.
Abre o olho, dona Suely!
Sobre fisiologismo, o homem do milagre da multiplicação dos bens, Mecias de Jesus, é o que se pode chamar de referência na ALE. Sobre isso, a governadora foi alertada recentemente, recebendo informações sobre o histórico de fisiologismo puro, para alguns, e traição pura, para outros, aplicados pelo milagreiro:
Traiu Flamarion
Em novembro de 2004, depois de ter apoio decisivo do então governador Flamarion Portela para ser presidente da Assembléia, Mecias deu posse imediata a Ottomar Pinto depois que esse venceu batalha no TSE, não dando sequer tempo para que Flamarion pudesse recorrer ao Supremo Tribunal Federal.
Traiu Anchieta
Em 2010, depois de contar com duas secretaias e mais o Detran no governo de José Anchieta, pulou de lado na eleição.
Traiu 'Pobre Juan'
Em 2012, teve apoio de um parlamentar para bancar os custos dos eu marketing político na eleição para prefeito de Boa Vista. Dois anos depois, apoiou Luciano Castro, traindo quem arrumou patrocinador para bancar o tal marketing político para a PMBV.
Traiu Neudo e traiu Chico
Também em 2012 na campanha para prefeito de Boa Vista, Mecias de Jesus contou com apoio integral de Neudo Campos, que subiu no seu palanque, pediu votos em tudo quanto foi reunião, mas dois anos depois, foi traído pelo milagreiro que apoiou Chico Rodrigues no primeiro turno em 2014, em troca de cargos e indicações no governo. Depois, vendo que dona Suely foi a mais votada, negociou apoio para ela e traiu Chico Rodrigues.
Em detalhes
Esse histórico de Mecias foi contado tintin por tintin para a governadora.
Posteridade
A bela Rafaela Mayer, arrasando corações.
Blablablá e trololó
E a bancada federal de Roraima vai ter audiência amanhã com presidente Michel Temer para reivindicar as obras do Linhão de Tucuruí. Sabe, amigo leitor, qual será o resultado prático dessa audiência? Nada nada nada.
O governo federal já lançou programa de desenvolvimento de energia elétrica e Roraima está de fora
Nada nada nada
No ano passado, foi feito um grande movimento em que não só a bancada federal como deputados estaduais e representantes da OAB, do Judiciário e empresários de Roraima foram ao mesmo Michel Temer, e de resultado, nada nada nada foi realizado.
Coisa de 'imbecil'
Naquela oportunidade, Telmário Mota, exercitando o esporte preferido, sujou Boa Vista espalhando panfletos em que afirmava que ele e a então presidente Dilma tinham resolvido o problema de Tucuruí. Mais uma mentira do senador classificado em público como 'imbecil', pelo colega Romero Jucá.
Indignada
Quem se mostrou indignada com a exclusão de Roraima no programa nacional de energia elétrica, foi a senadora Angela Portela. “Onde já se viu lançar um programa dessa dimensão, atingindo tantos estados, e o único estado da federação que não está interligado ficar fora?”, protestou a senadora.
Condenação
"Isso é condenar Roraima a permanecer com energia cara e ruim. É condenar Roraima a conviver com energia de origem termelétrica dispendiosa, poluidora e sujeita a oscilações radicais. É condenar Roraima, seu povo e seu empresariado a limitações históricas de qualidade de vida e de possibilidade de investimento", reclamou Angela Portela.
'Sander não é candidato', afirma Jucá
E falando ontem à Coluna, o líder do governo no Senado, Romero Jucá afirmou à Coluna que não lançou e não tem nenhum candidato ao governo do estado. Ou seja, as declarações do empresário Sander Salomão de que é candidato do PMDB ao governo são somente por conta e risco dele. Oficialmente, foi desmentido pelo presidente nacional do PMDB.
Eleição está longe
'O Sander faz parte dos quadros do PMDB, mas não foi lançado como nosso candidato, assim como ninguém foi. A eleição ainda está distante e vamos avaliar com calma e dentro do tempo as composições que iremos fazer e o nome que será escolhido', comentou Romero Jucá.
Obras continuam
O secretário nacional de infraestrutura do Ministério dos Transportes, Luciano Castro, coordenou reunião de entendimento com lideranças indígenas da comunidade de São Marcos, que estavam emperrando o andamento das obras de duplicação na BR-174 sentido Pacaraima. A obra prosseguirá pavimentando 40 quilometros dentro da reserva indígena, e em contra-partida, o DNIT, orgão do MT, irá recupera 35 quilômetros de vicinais dentro da São Marcos.
Mais um paraquedista
E tudo indica que, depois dos paraquedistas Sodré Santoro (São Paulo) e Thieres Pinto (Brasília), Roraima poderá ter outro 'alienígena' bancando a candidatura de de políticos do estado ao Senado. O líder supremo da rica e bamburrada Assembléia de Deus, pastor Izamar Ramalho, está fechando contrato.. ops, concluindo acordo, com empresário paulista para ser seu suplente ao Senado, e claro, injetar uma boa grana na sua campanha.
Pegou mal, governadora
A manifestação claramente apoiada pelo governo de dona Sula, tendo à frente um oportunista de plantão, que prometeu doar terrenos de uma invasão, pegou muito mal para a governadora.
A vingança de Pitoca
Irritado com revelações íntimas, Pitoquinha de Arroz prometeu ontem em redes sociais que irá se vingar de seu arqui inimigo 'O Pavãozão' nas urnas. Sobre a paixão arrebatadora que vive por uma bela gaúcha, Pitoca não comentou nada.
Mania
E o ainda prefeito de Iracma, Delegado Francisco, voltou a baixar o nível nas redes sociais ao protestar contra uma reportagem. Assim, não demorou para aparecer pessoas questionando se ele estava 'sóbrio' ou se de novo, se encontrava na companhia de amigos 'tomando uma gelada e falando da vida dos outros'.