- 11 de julho de 2025
A cara lava de Xingú
De acordo com o solícito deputado Janio Xingú, além dele, mais cinco deputados do G14 ou G13 ou G alguma mudaram de opinião, viram que estavam errados em votar contra o governo, e agora enxergam que a governadora faz um ótimo trabalho, tanto que estão mudando de lado, mas querem cargos na estrutura do governo, querem indicar aliados para postos de chefias, e lógico, querem liberação de recursos para suas bases políticas, se isso ocorrer com serviços feitos por empresas de amigos e familiares deles, melhor ainda.
Ms não é fisiologismo e nada de toma-lá-dá-cá, não.
Sem razão
Com a cara lavada, Xingú disse em entrevista a Folha de B. Vista que 'tive uma conversa com a governadora e estamos em um entendimento em prol do Estado'. Então, Xingú e o G alguma coisa não tinham razão contra ações em prol do estado.
Salvadores da pátria
"Acho que a governadora precisa melhorar o governo para oxigenar a gestão dela enquanto candidata para o ano que vem, pois ela me disse que será candidata na reeleição", então, Xingú e seus parceiros de pulada de barco são a salvação de dona Sula, são o 'oxigênio' que o governo dela precisa para sobreviver e se reeleger.
Tudo fisiologismo
As desculpas amarelas vão além. 'Estou buscando mecanismos para que haja um entendimento onde não tenham vencidos nem vencedores e todos possam ganhar, principalmente o Estado de Roraima', ou seja, quando Xingú fala em 'mecanismo' nada mais é que o 'toma-lá-dá-cá'. O governo cede aos anseios dos novos aliados, e os novos aliados aprovam na Assembléia o que dona Sula quiser, onde 'todos possam ganhar'.
Sem noção do que fala
E de forma ignorante, Janio Xingú assume o modo oportunista de fazer política ou o quanto errou contra a população roraimense, em reconhecer que, agora, com a aliança com a governadora, as coisas vão melhorar para o estado: 'Cheguei à conclusão de que não tem mais sentido fazer oposição, pois estamos buscando viabilizar o Estado, que vai melhorar na saúde, na educação e nos projetos que interessem à sociedade". Cara de pau mais enrrugada, ainda não apareceu.
Trem da alegria
Xingú entregou a lista dos colegas que, como ele, agora também mudaram de opinião, reconhecem que cometeram erros em se posicionarem contra o Palácio Hélio Campos, e que estão celerepes a apoiar dona Suely Campos, desde, lógico, que suas indicações, pleitos e pedidos sejam atendidos. São eles, Coronel Chagas, Naldo da Loteria, Chico Mozart, Odilon Filho e Joaquim Ruiz, todos com sas listinhas de pedidos na mão.
Aceitou
O ministro Edson Fachin acatou pedido do procurador geral Rodrigo Janot para abertura de inquérito no STF contra os senadores Renan Calheiros, Romero Jucá, e contra o ex-senador José Sarney, suspeitos de criar embaraços às investigações da Operação Lava Jato.
Maior interessado
Em sua defesa, Romero Jucá afirma que não há preocupação em relação à abertura do inquérito pois não vê qualquer tipo de intervenção do mesmo na operação Lava jato. Ele ressalta que a única ilegalidade é a gravação realizada pelo senhor Sergio Machado, que induziu seus interlocutores nas conversas mantidas, além de seu vazamento seletivo.
'O senador Romero Jucá é o maior interessado em que se investigue o caso e vem cobrando isso da PGR reiteradamente desde maio do ano passado", diz nota oficial do seu gabinete.
Posse e reconhecimento
A desembargadora Elaine Bianchi assume hoje a presidência do Tribunal de Justiça de Roraima compromissada em manter o mesmo ritmo de trabalho e disposição dos servidores e magistrados. Isso porque, a intituição recebeu do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Selo Ouro, em reconhecimento às metas atingidas na gestão do desembargador Almiro Padilha.
Só complica
Acusado pelo mecânico Wilson Clemente, de ser mandante de um atentando sofrido há dois anos, o deputado Geporge PF Melo, vai ter que explciar no Ministério Público Estadual, como a sua 'assessora', também acusada de participar do atentado, posta um facão com dizeres de feliz aniversário, no dia do aniversário de quem lhes acusa de mandar dois galerosos lhe atacar com golpes de facão.
Danos colaterais
Essa assessoria tem custado caro a George PF Melo, que já teve supostas preferências íntimas e hábitos - ou ausência deles - higiênicos expostos de forma apatetada, estúpida e energúmena em postagens no Facebook, pela prórpia assessoria.
Quem é Telmário Mota?
Reconhecidamente, Telmário Mota, é visto pela opiniõa pública por cinco fatos: um, pela notícia de que, casado há 30 anos com a médica Suzete Mota, espancou a então namorada Maria Aparecida até ela desmaiar de tantos socos e ponta-pés. Ele nega. Ela, depois de um mês de registrar Boletim de Ocorrência e fazer exame de corpo de delito no Instituto Médico legal, com laudo que comprovou as agressões sofridas, apresentou fez novo B.O. dizendo que foi espncada por um namorado que nunca apareceu. E dois meses depois, mais outro B.O, de que se machucou sozinha. Convence?
Melancia como ação parlamentar
O segundo fato em que Telmário Mota é lembrado, é por distribuir uma melancia para algumas famílias da periferia de Boa Vista. Isso é visto como já que ele não tem muito o que mostrar, dá melancia como um agrado. O terceiro motivo, são os esculachos e chacotas que sofreu de colegas senadores, a imprensa e até eleitores.
O quarto fato, é de ter colcoado como primeiro suplente um completo estranho da política roraimense. Um empresário de Brasília que sequer vivia no estado.
Mais que macaco
E por fim, Talmário é conhecido por mudar de lado político mais que macaco pula de galho.
Sem surpresas
Ontem, Telmário foi notícia novamente, e novamente, não por qualquer grande feito, e sim, por condenação na justiça de Roraima por ofensas à honra da prefeita Teresa Surita, em postagens em WhatsApp agressivas bem ao seu estilo.
Para quem é responde processo judicial acusado pelo procurador Rodrigo Janot, de espancador de mulher, ofender a honra de outra, não causa nenhuma surpresa.
Encontro
A primeira-dama Marcela Temer teve um encontro nesta quinta-feira com primeiras-damas dos Estados e com representantes de entidades civis que defendem o direito das crianças no Palácio da Alvorada, em Brasília. Com o status de embaixadora do programa Criança Feliz, Marcela fez um apelo para que o projeto tenha uma adesão ampla dos municípios.
Motivos de força maior
Única mulher eleita em 2014, dona Suely Campos não pôde enviar o marido Neudo Campos à reunião no Palácio da Alvorada por motivos de ordem superior e alheios à sua vontade, e a dele, também.