- 11 de julho de 2025
Pedido de inquérito
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que seja aberto um inquérito para investigar a prática de obstrução às investigações da Operação Lava Jato pelo ex-presidente José Sarney (PMDB-AP), os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Romero Jucá (PMDB-RR) e o ex-diretor da Transpetro Sérgio Machado.
O amigo leitor quer saber a opinião da Coluna?
Não vai dar em nada. Rodrigo Janot só pode está querendo jogar para a platéia. Sérgio Machado não provou que Renan, Sarney e Romero Jucá receberam propina. Não há qualquer ação dos três em querer atrapalhar as invesigações. E tudo o que Romero disse sobre um amplo pacto para estancar a Lava Jato, ocorreu claramente na votação do impeachment quando o então presidente do STF, Ricardo Lewandovisk, rasgou a Constituição e fatiou a a cassação de Dilma Roussef.
E isso, com a passividade de um cordeiro da Procuradoria da República, representada na figura do próprio Rodrigo Janot.
Pesquisa
Uma pesquisa que circula no Facebook questiona em quem o usuário da rede votaria para o governo do estado em 2018. Entre os candidatos estão a governadora dona Suely Campos; o ex-deputado Luciano Castro; o ex-governador Anchieta Júnior e o empresário Sander Salomão.
Roraima o buraco é mais embaixo
De onde se tirou o nome de Sander Salomão para tal pesquisa é fácil de entender: ele está querendo se lançar candidato e na onda dos empresários que se deram bem no ano passado, tipo Donald Trump, nos EUA, e João Dória, em São Paulo.
Só que Roraima não são os EUA e muito menos São Paulo, que têm eleitores com faro bem diferentes para escolher e eleger seus presidentes e prefeitos.
Anchieta é exemplo
Outro ponto que é um verdadeiro balde de água fria para a 'lançada' candidatura de Sander Salomão, foi bastante comentado ontem, é que Roraima já experimentou ter um empresário que nunca teve qualquer cargo eletivo virar do dia para noite governador do estado. E depois de sete anos e quatro meses de administração, com resultado da eleição para o Senado em que Anchieta ficou em terceiro lugar, tem-se noção clara de que o eleitor, no mínimo, vê novas experiências na política com dois pés atrás.
Nem entra no mérito
A Coluna não entra nem no mérito dos motivos que fizeram Anchieta, depois de sete anos governando Roraima, ser reprovado nas urnas pelo eleitor da forma como foi.
Abre mão da sesta?
E outro ponto em relação à 'lançada' candidatura de Sander Salomão que foi posto ontem no Facebook: ele, governador, abandonaria o hábito meio que biológico indispensável de dormir, pelo menos, umas três horas à tarde?
Posse
A desembargadora Tânia Vasconcelos assumiu ontem o comando do Tribunal Regional Eleitoral, com um órgão enxuto e marcado pela condecoração do Selo Ouro de produtividade e qualidade nos serviços alcançado de forma piorneira na gestão do antecessor Mauro Campello.
Posse 2
Na semana que vem, é a desembargadora Elaine Bianchi que assumirá a presidência do Tribunal de Justiça, e assim, junto com Suely Campos e Teresa Surita, compor quadro principal de chefia de poder em Roraima.
Indicação
E o presidente Michel Temer indicou o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para a vaga de Teori Zavaschi, que morreu no mês passado em acidente de avião.
Suspeitas reforçadas
A indicação de Alexandre de Moraes reforça as suspeitas de que o Supremo Tribunal Federal tem uma grossa veia política em que circula interesses políticos. Como explicar ao cidadão que Alexandre Moraes, e todos os demais ministros são inteiramente e radicalmente imparciais com processos em que quem lhe indicou ou o grupo que lhe indicou e aprovou sua indicação estão envolvidos, são réus?
Política e imparcialidade
O caso de Alexandre Moraes, mesmo destacando todo seu preparo como jurista, pesa o fato dele ser filiado a um partido político, o PSDB, ou seja, é aliado político, tem uma ideológica política bem clara e de militância. É desse quadro que se espera total imparcialidade em julgamentos que envolvam interesses de Temer e do PSDB?
Só um pai
Roraima é a terra dos 'pais' da criança. Toda e qualquer ação do governo federal para o estado, aparece deputados e senadores como autores da proposta e agenciadores de que o projeto saiu do papel para o campo de trabalho. No entanto, com relação às obras de ampliação e melhorias na BR-401, nenhum deputado ou senador cara de pau poderá assumir paternidade por total e explicita falta de 'DNA' na obra.
Consta no 'DNA'
A ampliação e melhorias na BR-401 é de decisão exclusiva do Ministério dos Transportes, mas precisamente, de decisão do secretário de Gestão do Ministério, Luciano Castro, que a exemplo do que foi feito com os estados de Alagoas, Espirito Santo, Minas Gerais e Goiás, concedeu autonomia de gestão ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para em Roraima tocar as principais obras na malha rodoviária do estado.
Decisão do MT
Pedidos, até ocorreram para as BRs do estado, porém, nos últimos 10 anos pra cá, quase nada se viu de efetivo em questão de grandes obras, e sim, de recuperação na base de operações tapa-buracos.
A ampliação da BR-401 foi decisão do Ministério dos Transportes e como qualquer exame de DNA, só um pai é autor da obra.
Recorde
As obras na BR-401 estão fazendo a alegria de comerciantes do Bonfim, que tem registrado recorde de hospedagens nos hoteis, aluguel de imóveis, além da frequência nos restaurantes e bares da cidade.
Turma do 'farinha pouca, meu pirão primeiro'
E não deu outra. A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Boa Vista passou a ser chamada nas redes sociais de 'turma do farinha pouca, meu pirão primeiro'. Isso é fácil de entender. Os vereadores Mauricélio Fernandes e Romulo Amorim, que dão as cartas na CMBV, decidiram cortar salários de servidores e promover demissões para que sobrasse mais dinheiro em caixa, e isso, justificasse na justiça que a Câmara não comprometerá o seu orçamento com os 60% de reajuste para os vereadores.
Jus ao nome
Ou seja, se o dinheiro (farinha) é pouco para se manter servidores e bancar os 60% de reajuste salarial dos nobres vereadores, que os seus vencimentos (pirão) atende primeiro seus bolsos (pratos).
Agradecimentos
E ainda tem vereador que agradece a 'confiança' dos amigos. Confiança essa para se dá bem na vida na maré mansa de um reajuste imoral de 60% em cima de demissões e redução de salários de pais de família?
Não justifica a licença
Se era para ficar acompanhando o suplente em tudo quanto é audiência aqui em Brasília, com passagens e estadias pagas com dinheiro de quem ele não informa, pra quê que Temário Mota se licenciou do Senado, fazendo você, amigo leitor, bancar dois senadores que de fato não estão trazendo nada de novo para Roraima, com salários de R$ 33 mil por mês?
Mais uma para a coleção de tantos
Falando em Telmário Mota, como é praxe, ele levou mais um esculacho, esse dado por um médico politico, que se recusou a polemizar com o espevitado senador, "justamente por eu ser médico e vê que aquilo se trata de coisa patológica", e sem futuro.
O motivo da recondução
E voltando o assunto Câmara dos Vereadores, a recondução antecipada da atual Mesa Diretora em nada teve de apoio de qualquer político de fora do grupo de 11 vereadores, entre eles , Mauricélio Fernandes, Romulo Amorim e Júlio César que se declaram apoiadores de primeira hora da prefeita Teresa Surita.
O motivo da recondução da atual Mesa Diretora se deu única e exclusivamente como golpe de poder.
Uma rumba para Teresa dançar?
Agora, se vão enquadrar dona Teresa fazê-la dançar uma rumba eletrizante daquelas que só se vê em Cuba, aí são outros 500.
Tem que treinar o 'patner'
Para dançar rumba, Teresa já tem um parceiro 'cubano', mas precisará ensaiar bastante. Pelos contra-passos ocorridos na CMBV, seu par está mais para uma 'guarania paraguaia'. E põe 'paraguaia' nisso!
Tiro no pé
Uma assessora do deputado George PF Melo andou dando a entender em redes sociais que celulares são usados livremente em centro policial em que se encontram os presos da operação Cartas Marcadas, e ao que parece, sem qualquer fiscalização do Ministério Público Estadual.
O problema é que o irmão de George PF, Gerson Melo, como disse a assessora, foi em junho passado 'apenas prestar informações' sobre o rolo da Cartas Marcadas, mas até hoje está lá, prestando informações. E assim, seria ele um exemplo de detido, em não usar celular?