00:00:00

Edersen Lima

Teorias conspiratórias sobre morte de ministro


Teorias conspiratórias
\"\"Lógico que as teorias conspiratórias sobre a morte de Teori Zavasck, relator da operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, floriram nas redes sociais. Na hora do acidente, de acordo com testemunhas que viram o avião cair, informaram que a visibilidade era de menos de 20 metros e chovia muito, considerado 'severo' pelos meteorologistas consultados pela imprensa.


'Perda irreparável'
A morte do ministro Teori Zavasck, foi classificada pelo juiz Sérgio Moro, que julga a operação na primeira instância, como uma 'perda irreparável' para o país. "O ministro Teori Zavascki foi um grande magistrado e um herói brasileiro. Exemplo para todos os juízes, promotores e advogados deste país. Sem ele, não teria havido a Operação Lava Jato”, disse Moro.


Celso de Melo
\"\"Aqui em Brasília, já se cogita que a presidente do STF, ministra Carmem Lúcia, tem a tendencia a indicar o colega Celso de Melo, que é o decano da Corte, como novo relator da Lava-Jato. A lógica diz que a escolha ficará na 2ª turma, formada por Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e, é claro, Mello.


Considerações a favor
Além de ser o ministro mais antigo do Supremo, Celso de Melo é o que sofre menos rejeição, visto a relação conflituosa de Gilmar Mendes com Ricardo Lewandowski e o relativo pouco tempo de corte de Toffoli.
Por isso, Melo aparece como o “porto seguro” de Cármen, que quer jogar em uma alternativa segura.


Deve indicar
De acordo com o regimento interno da Corte, a presidente pode redistribuir o processo para um novo ministro em caráter excepcional “diante de risco grave de perecimento de direito ou na hipótese de prescrição”. A Lava-Jato, obviamente, é um caso extraordinário e não vai ficar parada.
Se isso não acontecer, a operação só seguiria em frente depois da indicação de um novo ministro pelo presidente Michel Temer.


Evitar revolta na opiniõa pública
Pelo perfil conciliador de Michel Temer, é provável que ele não entre em conflito para indicação de um novo ministro para relatar a Lava Jato. Citado em delações, Temer, teme reação da opinião pública de que um citado cercado de aliados também citados e outros que já são réus na Lava Jato, indique quem irá relatar seus casos.


Coerência ou demagogia?
\"\"Tudo bem que o salário de prefeito de Iracema não é nada comparado ao de delegado de Polícia, que é pago pelo Estado ao prefeito Delegado Francisco, mas o fato dele abrir mão desse ganho pago pelo município é um bom sinal de coerência. Porém, também visto com desconfiança por seus opositores como oportunista e demagogo.


Vacinação
A febre amarela silvestre voltou a ser um dos problemas de saúde pública no Brasil. O surto da doença no estado de Minas Gerais colocou o país em alerta. Na região Norte é considerada endêmica, ou seja, ocorre com frequência e atinge um maior número de pessoas em determinado período. Para garantir a imunização nessas áreas, o Ministério da Saúde disponibilizou a vacina, permanentemente, nas unidades de saúde dos municípios. 
A Prefeitura de Boa Vista está chamando a população para procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa para fazer a vacinação contra febre amarela.

 

Posteridade
\"\"
Dona Cristina, Mauro e Alessandra Campello, na homenagem ao
promotor Mauro Campello pelo Judiciário roraimense.

Últimas Postagens