- 11 de julho de 2025
Não à obra suspeita
O presidente do Tribunal de Contas de Roraima, conselheiro Manoel Dantas, anunciou ontem que acatará recomendação do Ministério Público Estadual, de cancelar o contrato com a empresa Camap Construtora e Incorporadora para construção da nova sede do TCE, fechado às pressas pelos ex-presidente Henrique 'Nero' Machado.
A obra para construção da nova sede do TCE foi classificada pelo MPE como superfaturada além de suspeitas sobre a empresa Camap.
Ajuste
“Estamos vivendo panorama de crise e o tribunal, dentro desse aspecto, se ele tiver que fazer cortes, tirar gordura, tem que ter responsabilidade de colocar o tribunal em condições de sobrevivência financeira. Tudo vai depender do que me foi apresentado nesse momento após o levantamento. Temos que nos dar as mãos para fazer o tribunal andar conforme a sociedade espera. Vamos fazer o possível para cumprir essa responsabilidade”, disse ontem Manoel Dantas.
Com a palavra, dona Suely Campos
Vendo a que ponto chegou a situação no sistema prisional de Roraima, de janeiro de 2015 ao dia 6 de janeiro desse ano, é de se questionar a governadora dona Suely Campos: O que o primeiro sogro Josué Filho fez de aproveitável em mais de um ano e meio que chefiou a Secretaria de Justiça, que comanda o sistema prisional do estado?
O que adiantou esse apadrinhamento nepotista sem vergonha além de quase 300 fugas de bandidos que aumentaram a criminalidade, medo na sociedade e mortes até de policiais?
Feitos do 'sogrão'
O Ministério da Justiça foi leniente em atender pedido de socorro do estado em relação ao caos nos presídios de Roraima. Porém, o governo de dona Sula, tendo o 'sogrão' à frente do sistema prisional teve a 'competência' para que quase 300 fugas ocorressem, policiais fossem mortos, a insegurança imperasse em Boa Vista, e mais de 50 presos morressem dentro da Monte Cristo.
Reflexão
Não foi a capacidade(?) e prepararo(?) de Josué Filho que o colocou como no cargo de secretário de Justiça, e sim, o fato de ser pai do marido da primeira filha Emília Campos.
Enquanto outros 19 parentes de dona Sula, da mesma estirpe, preparo e capacidade de Josué Filho estiverem no governo, pode-se esperar os mesmos resultados que ele obteve no sistema prisional para as demais áreas da saúde e educação.
Viu, promotor Marco Antônio?
Essa realidade, vivida mês a mês nos quase dois anos em que o primeiro sogro Josué Filho esteve à frente da pasta que coordena o sistema prisional, viu complacente promotor Marco Antônio Azeredo, não foi questionada de forma incisiva e nem criticada pelo MPE a ponto de pedirem mudanças sob pena de ações públicas contra o caos que se anunciava. Ou seja, quem do governo responde ação judcial pelos caos nos presídios roraimenses proposta pelo MPE?
Complacente
E falando em Marco Antônio Azeredo, até hoje ninguém sabe qual foi a sua postura depois da complacente reação em nada fazer de imediato contra o advogado Frederico Leite, gravado propondo que presos da Cartas Marcadas, fizessem delações falsas contra membros da Mesa Diretora da ALE.
Em qualquer estado da Federação, um promtor de justiça, no mínimo, pediria a prisão de quem - advogado ou não do governante - viasse tentar subornar presos para cometimento de um crime.
Mas na avaliação de Marco Antônio Azeredo, ...
Decisão acertada
Merecedora de aplausos a decisao dos juízes Marcelo Lima de Oliveira e Suellen Maria Silva Neves em mandar para prisão domiciliar 160 presos do regime semi aberto, reduzindo o contigente de detentos quando vive-se com sistema prisional que mantém número de detentos bem superior à quantidade em para que a estrutura física foi construída.
Tem que ficar 'pianinho'
Telmário melancia Mota não tem como ficar brabo e querer arrumar mais boletins de ocorrências por agressões físicas e ameaças de morte porque muita gente acredita que ele 'alugou' o seu mandato por quatro meses para o empresário Thieres Pinto de Mesquita Filho, seu suplente, que nunca pisou mais que três vezes em Roraima, e nunca passou mais que uma semana no estado.
Justificativa esdrúxula
Telmário não pode reclamar dessa suspeita. Não pode porque a justificativa para se licenciar não foi por causa de saúde ou algo grave, e sim, foi o esdrúxulo argumento de que queria mais tempo para percorrer o estado.
Ora, desde que se licenciou, o Senado está em recesso. Só aí são quase dois meses, mais que suficientes para se percorrer todo o estado realizando reuniões, encontros e debates em todos os municípios do interior.
Ao retonar os trabalhos em fevereiro, ao Senado, Telmário teria o feriadão de Carnaval e pelo menos três dias por semana para andar todo o estado, e não precisaria nunca se licenciar e tornar senador, um paraquedista.
Coisa de vadio e safado?
Outra acusação que Telmário melancia Mota não pode querer sair por aí
agredindo - como de costume - quem lhe irrita. A de que ganhará a vida na 'vadiagem' nos próximos três meses e meio, isso porque, o seu salário que
é de R$ 33 mil, continuará caindo na sua conta todos esses meses mesmo
não trabalhando. Ou seja, coisa de vadio, coisa de malandro, coisa de safado,
na opinião de muita gente.
Tá em todas
Mais uma carga pro 'lombo' do empresário Marcelo Guimarães, marido da prefeita Teresa Surita, que foi apontado como protagonista do fiasco na indicação para presidência da Câmara de Vereadores. Agora, circula nos corredores da PMBV que o 'cubano' seria o motivo do afastamento de um secretário de peso na articulação política da mulher.
No Cauamé
E falando em Teresa Surita, ontem ela entregou a mais nova área de lazer do Cauamé, que antes era uma terreno baldio, e agora passa a ter benef´cios como rede wi-fi, quadra poliesportiva, aparelhos de ginástica em praça bem ilumindada.
Teresa disse continuará com o trabalho de revitalizar as praças, revitalizando-as. "Acredito que espaços públicos de lazer dão outra qualidade de vida à todos nós que moramos em Boa Vista e renovam as nossas esperanças diárias. E faço um pedido aos moradores do bairro para que cuidem desse espaço com o mesmo amor que vocês cuidam das suas casas", disse a prefeita.