- 11 de julho de 2025
TJ cancela presepada no TCE
E não poderia dá em outra coisa. O Tribunal de Justiça cancelou ato do presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Henrique Nero Machado, em querer empossar na 'canetada' o colega Célio Wanderley, como seu substituto sem a realização de eleição, alegando que o TCE iria obedecer a "ordem de rodízio" e a vez seria de Célio.
O que manda a lei orgânica
No entanto, a desembargadora Tânia Vasconcelos, acatou argumento apresentado pelos conselheiros Manoel Dantas e Essen Pinheiro, de que o termo 'rodízio' utilizado na lei orgânica do órgão se refere tão somente a impedir que o ocupante do cargo de presidente possa concorrer, e o rodízio seria feito entre os demais conselheiros, eleitos em votação secreta.
Violação
“Portanto, a proclamação de um conselheiro para exercer o cargo de presidente sem a realização da eleição, como prevê a legislação, pode realmente representar violação ao direito líquido e certo dos demais membros da Corte de Contas de eleger e ser elegível”, afirma a desembargadora Tânia Vasconcelos em sua decisão.
Continua preso
A Justiça também não concedeu liminar aos jovens presos no dia 12 passado sob acusação de tráfico de esctasy e cocaína. Um deles, pedindo relaxamento da prisão, alegou versões contraditórias. Em uma delas, disse que a droga encontrada - 29 'balas de esctasy - eram de consumo próprio, e que aquela quantidade era consumida em uma noitada, juntamente com a namorada.
Tem que ser estudado
Esse rapaz, junto a namorada que ele 'entregou', tem que ser estudado pela Ciência. Como seu organismo consegue em uma noite consumir pra lá de 15 pílulas de um alucinógeno dos mais mortais, tem que ser estudado.
Não aceitou
Noutra versão, disse que só havia tomado uma 'balinha', e que aquele montante (29) estava em sua carteira desde novembro passado. Essa versão também não foi aceita pela justiça
Investigação
Por dever de ofício, a Polícia Civil, ou a Federal, devem investigar o caso a fundo. Tem que se descobrir a origem da droga, pois tratados não como usuários e sim, como traficantes, há de se apurar quem ou qual organização criminosa está por trás disso.
Perguntinhas:
Se nenhum político, como todos delatados alegam, pegou qualquer ponta do propinuduto do Petrolão, os empresários se 'auto-roubaram'?
Sim, amigo leitor, qual razão dos empresários desviarem o dinheiro que era deles, que constavam nas notas fiscais, nos contratos e nos valores das licitações?
Então, além de se 'auto-roubarem', os empresários, malvados e sanguinários, estão delatando inocentes parlamentares, governadores e ex-governadores, prefeitos e ex-prefeitos?
Matrículas
Está aberto o período de matrículas nas escolas indígenas e da
área rural. A Prefeitura de Boa Vista pede para que os pais fiquem
atento ao prazo. As matrículas para o pré escolar, educação infantil
e ensino fundamental devem ser feitas diretamente na unidade de
ensino. Em caso de dúvidas, ligar no 156.
O leitor já sabia
No início do ano, a Coluna obteve informação antecipada de que o Linhão de Tucuruí não mais sairia dentro do - último prazo previsto que seria de dois anos - conclusão para 2018 -. Aí começou, à toa, movimentação de políticos no sentido de pressionar autoridades do governo federal - a então presidente Dilma e o então vice Michel Temer foram procurados por comitiva e por senadores aliados - fizessem alguma coisa. E não deu em nada.
Não deram ouvidos
A Coluna publicou, e diretamente conversou com dois senadores, que a informação que um desvio da linha com um custo em torno de R$ 200 milhões calaria sertanistas e índios da reserva Waimiri-Atroari que atrapalhavam o andamento da obra com pedidos e pedidos de embargos junto ao Ministério Público Federal para que nada se passasse na reserva.
O que são R$ 200 milhões em obra de bilhões?
Só depois de 2022
Pois bem, ontem o deputado Hiran Gonçalves informou a dissolução do consórcio Transnorte Energia S. A. (TNE), formada pela Eletronorte e Alupar que iria interligar Roraima ao Sistema Interligado Nacional a partir de Manaus, com prejuízos aos cofres públicos e ao povo roraimense.
“Com isso, nós vamos ter expectativa de ter energia segura daqui a quatro, cinco, seis anos ou mais. Não podemos admitir isso. Entrei em contato com a Presidência da República e pedi uma reunião do presidente Temer com a bancada de Roraima. Já dei ciência para a governadora Suely Campos [PP] da grave situação que passamos”.
Causando muito mal
O Conselho Tutelar, o Ministério Público, o Serviço de Assistência Social recomendarem e por fim a Justiça determinar a retirada de um filho da guarda da mãe, só ocorre se a mãe demonstra não ter capacidade de criar, ou de estar causando mal à criança, ainda mais quando é uma criança de 10 anos de idade iniciando formação intelectual.
Drogas e desequilíbrio emocional
Geralmente, em casos assim, de tomada de guarda da mãe, há casos em que ela não serve como exemplo para o filho. Envolvimento com drogas, desequilíbrio emocional, agressões físicas e outros maus tratos são os mais registrados em situações assim.
Perdeu a guarda
E quando a guarda da criança é transferida da mãe para os avós paternos é que caracteriza que os maus tratos são gravíssimos. Isso já ocorreu em Roraima há 13 anos. Por se drogar na frente do filho de 10 anos, agredi-lo constantemente e não alimentá-lo decentemente, uma mãe emocionalmente desequilibrada perdeu a guarda definitiva do filho.
Futuro
Aguardem, ainda tem Lulu e Lelé.
Posteridade
Rádio Alto Astral no Natal Alto Astral em Rorainópolis.