00:00:00

Edersen Lima

Erros de juízes e promotores devem ser pagos pelo contribuinte?


É justo?
\"\"Vamos e venhamos, um juiz ou um promotor de justiça erram em processar e condenar inocentes. Erram na investigação, erram na coleta de provas, erram no julgamento e prejudicam quem não deve, e aí, o Estado, ou melhor, nós contribuintes é que vamos ter que arcar - pagar - com indenizações por erros profissionais de uns e outros?


Sofrência
É assim desde que o mundo é mundo no Brasil. Juízes e promotores de justiça quando cometem erros - e quando erram, causam desgraça braba nos atingidos - é o Estado, o poder público, você e Eu amigo leitor, que bancamos pelo erro alheio. E pior, os atingidos, para não dizer vítimas, sofrem por anos e anos para receberem suas indenizações diante de inúmeros recursos que arrastam esses processos na Justiça. 


Campeonato de maldades
Primeiro, em muitos casos, ocorrem demora da Justiça em aceitar o processo e por vezes, o Ministério Público emitir pareceres que concordam com o recebimento da matéria. E quando julgadas e dadas razão às vítimas, é o estado que utiliza de recursos e mais recursos judiciais para que os danos não sejam reparados.
Quem não conhece algum lesado, vitimado e atingido por erros ou danos do Poder Público e sofre anos - uns até morrem - nesse campeonato de maldades esperando para receber suas indenizações?


Fim da sofrência
\"\"Pensando na situação de milhares de cidadãos que aguardam tempos a fio nos corredores da Justiça para receberem indenizações por danos causados por agentes do poder público, que o senador Romero Jucá, está entrando com projeto de lei que, a exemplo da Lei da Ficha Limpa, obriga que o Estado deposite o valor a ser indenizado e sentenciado em segunda instância em julgamento colegiado a favor das vítimas.


Dinheiro na conta
A medida, visa garantir que a indenização seja depositada mas aguarde finalização do processo com fim de recursos ou acordo entre as partes para ser sacado. Embora não seja liberado assim que decisão de segunda instância for favorável, o dinheiro fica já em conta, e assim não precisaria aguardar por mais tempo na fila de precatórios que o Estado incluem nos orçamentos anuais. Ou seja, a vítima não teria que esperar por mais anos e anos para receber por danos que lhe foram causados.


Acabar com todos os privilégios
Em carta redigida no início deste mês, promotores e procuradores afirmam que benefício de políticos de serem julgados em instâncias superiores atrasa e dificulta as investigações, contribuindo para a impunidade. Estão certíssimos.
Mas, mais certíssimos estariam eles se a campanha contra o fôro privilegiado se estendesse também ao excesso de benefícios como cotas passagens, moradia, gasolina, e verbas indenizatórias, que aliás, não são só os políticos que se refestelam.


Sentimento de arrependimento
\"\"É preciso dar a "César o que é de César". Se o ex-governador Anchieta Júnior desfruta hoje de clima de saudosismo devido ao estrago administrativo vivido pela atual governadora, dona Suely Campos, na base de se preferir o ruim ao pior, o ex-governador Chico Rodrigues é quem tem gerado no eleitor roraimense o sentimento de arrependimento de ter elegido quem, no primeiro ato governamental, nomeou 19 parentes em altos cargos de chefia, na mais falta de vergonha nepotista que viu na história do país, e não administrou e nem administra os caos surgidos na saúde, na educação e principalmente, na segurança pública.


Chico foi melhor
Comprovação do que a Coluna afirma, é pesquisa feita por um veículo de comunicação que aponta que 62% dos eleitores de dona Sula, hoje estão arrependidos pelo voto dado, onde o 'só pensa em acomodar a família dela' foi o ítem que recebeu voto disparado em relação às ações da governadora.


Incompetência reconhecida
O ítem 'incompetência administrativa' foi o segundo mais apontado pela pesquisa.


Superou
Os números do curto governo de Chico Rodrigues superam os dados positivos do antecessor, e vai muito alem em comparação a esses 22 meses de dona Sula. Quanto à violência, levantamentos sobre mortes, roubos, assaltos e fugas na Penitenciária de Monte Cristo na gestão de Chico foram de 30% abaixo do período de Anchieta, e 57% abaixo do atual governo.
Isso, por causa do programa Ronda nos Bairros, que atuou diretamente na prevenção e combate de crimes no estado. Programa esse que dona Suely tratou logo logo de acabar e proporcionar ao cidadão a insegurança que se vive hoje.


Em temos de governo Campos...
Exemplo mais recente do avanço da violência na gestão Suely Campos, ontem um policial militar foi executado por bandidos dentro de casa, como aviso aos demais policiais.


Zaca e Catituzão, juntos
\"\"Não é só do deputado Izaías Maia que supsotos cabos eleitorais alegam falta de pagamento de serviços supostamente prestados no fiasco que foi a candiatura de sua mulher à Câmara dos Vereavodres de Boa Vista. No gabinete do líder dos catitus, Édio Lopes, já compeltou um mês a ramaria de, também supostos cabos eleitorais que aguardam pagamento de campanha.

 

Novembro Azul
A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), promoveu uma série de serviços de saúde para os servidores em comemoração ao Novembro Azul, na manhã desta sexta-feira (11). Na ação foram ofertados testes de glicemia, aferição da pressão e palestra educativa sobre o câncer e a importância de fazer exames de prevenção.\"\"

A ação fez parte do Programa Servidor de Valor, idealizado pela Prefeitura de Boa Vista. De acordo com o presidente da Emhur, Sérgio Pillon, a exemplo das ações que foram promovidas em comemoração ao Outubro Rosa, as do Novembro Azul vêm para esclarecer as dúvidas de muitos homens, alertar sobre os cuidados e quebrar um tabu em relação ao câncer de próstata.


Diferenças descomunais
Há uma diferença muito grande entre a realidade do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Jalser Renier, e o 'governador de verdade' Neudo Campos.
\"\"Jalser, ao saber da decisão do STJ em determinar início de cumprimento de sentença, se apresentou para isso. Já Neudo, por três vezes fugiu, se escondeu como bandido se esconde, agiu contra decisão judicial e envolveu gente do governo de sua mulher para evitar ser preso.
Se Jalser está em uma sala do Comando de Polícia Militar, cumprindo regime semiaberto, e assim podendo trabalhar de dia, Neudo está em sua casa, com todo o conforto e privilégios que pode usufruir das benesses do governo, cumprindo regime fechado, sem sequer usar tornozeleira eletrônica.
Essas realidades e informações foram repassadas à reportagem do Fantástico, que as ignorou.


Cartas do Azamba
Corre nas redes sociais convocação de insatisfeitos com o andamento da operação Cartas Marcadas, ou como circula em postagens no Facebook e no WhatsApp, 'Cartas do Azamba', no chamado efeito 'cachorra velha'.
A convocação é para pedir agilidade do MPE e da Justiça em pegar não só as piabas, mas também os dourados.


Sem pudor e sem simancol
Quem conscientemente prejudica pais, filhos, ex-ficantes pais de filhos, não tem nenhum pudor e muito menos simancol em desejar a morte de desafetos.

Últimas Postagens