- 11 de julho de 2025
Sem controle
Comprovadamente o governo de dona Suely Campos não tem controle sobre rebeliões no sistema prisional roraimense. Ontem, na Cadeia Pública, detentos se revoltaram com a transferência de presos ligados à facção criminosa, e iniciaram motim com apreensão de reféns.
Municiados
A rebelião ocorrida ontem na Cadeia Pública mostrou que além de bem informados sobre a transferência de presos ligados a facções criminosas, processo esse que corre em segredo de justiça, ainda puderam obter objetos pontiagudos para ameaçar os reféns.
Reclamação antiga
Há dois anos que agentes penitenciários denunciam ao governo que estão trabalhando sem condições, com efetivo aquém do necessário, e a Secretaria de Justiça não dá ouvidos às reclamações.
Comprovação
Os deputados estaduais que já denunciaram a precariedade comprovada do sistema prisional, foram classificados pela governadora dona Suely Campos, de mentirem sobre a realidade que presos e agentes penitenciários vivem, por serem da oposição ao seu governo.
Então, vamos esperar o diagnóstico que técnicos do Departamento Penitenciário Nacional irá apresentar em breve depois das visitas que iniciou ontem na Penitenciária de Monte Cristo e na Cadeia Pública.
Aprovadas
As comissões de Constituição e Justiça, Assuntos Sociais e Direitos Humanos do Senado aprovaram emendas, de minha autoria da senadora Angela Portela, no valor de R$ 367 milhões, nos orçamentos fiscal e social da União. Parte desse total é destinado à promoção dos direitos das crianças e adolescentes, à adoção de políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres, ao fortalecimento da agricultura familiar e ao atendimento à mulher rural.
Hospital que atende roraimenses
A outra parte dos recursos obtidos por Angela Portela será direcionada a garantir as ações de assistência jurídica integral e gratuita pela Defensoria Pública da União, e à prestação de serviços a pacientes de todo o país, por meio do Programa de Atenção Hospitalar, da Rede Sarah, que todos os anos recebe vários pacientes de Roraima.
O gato comeu
Roraima era para ter outro presídio, em Caracaraí, mas o gato comeu todo dinheiro, não é Babá?
Coisas de Roraima
Responsável pelo - talvez - maior crime ambiental de Roraima, lança livro falando em ambientalismo. Será receita de como não agredir o ecossistema?
Posteridade
Letícia Queiroz, pilotando.
A culpa é de quem manda, Netão
Errou feio o conselheiro Netão Souto Maior, do Tribunal de Contas de Roraima, em pedir o imediato afastamento dos secretários Shiská Pereira (Fazenda) e Alexandre Henklain (Planejamento), por “suas condutas ou omissões, que geraram e potencializam dano ao erário”, e assim, "serem afastados imediatamente dos cargos e estão proibidos de permanecer ou ir às dependências das respectivas Secretarias até 31 de dezembro de 2016, quando termina o ano fiscal".
Netão esqueceu que, se Shiská e Henklain exercem suas incompetência e incapacidades para os cargos que ocupam, a única - para quem acredita que Neudo Campos é quem dá as cartas no governo - responsável pelas cabeçadas da dupla é dona Sula, que responde pelo governo do estado.
Contraditório
Chega a ser contraditório Netão querer afastar quem dá cabeçadas - para não dizer outra coisa - sob ordem superior, e não quem permite que tais cabeçadas sejam dadas a torta e à direita nesse governo que já se tornou notável como o pior da história de Roraima.
Perguntinha:
Netão Souto Maior tem algum parente, assim como filho, nora, esposa ou sobrinhos bem empregados no governo de dona Sula?
Cortar gastos
No entanto, outro ponto recomendado por Netão Souto Maior é de total valia. Ele sugere que dona Sula evite autorizar despesas com festas e eventos comemorativos, mesmo os festivos tradicionais, como feiras, Natal e Carnaval, além de reduzir os gastos com publicidade, limitando a propaganda institucional, mantendo apenas as divulgações de serviços necessários.
Confirmou má gestão
O que deputados estaduais e federais, além do que há tempos circula nas redes sociais, o conselheiro Netão, confirmou em seu relatório sobre os gastos do governo. “Nós determinamos o afastamento dos secretários por entendermos que, se essas duas secretarias tivessem uma atuação mais definitiva, voltada para o controle dos gastos públicos, e se tivessem adotado medidas necessárias, nós não estaríamos passando por essa situação”, destacou o conselho, que, traduzindo, afirma que a situação que o Estado vive não se dá pela queda de receita ou redução do Fundo de Participação dos Estados, e sim, pelo mau gerenciamento de recursos.
Perderá feio
Do jeito que dona Sula toca o seu governo, é provável que ocorrer com ela o que aconteceu com prefeitos de capitais brasileiras que ficaram em terceiro lugar nas eleições desse outubro. Ou seja, Roraima poderá em 2018 ter segundo turno sem o governo ter candidato, ou simplesmente, como correu em São Paulo, a eleição ser definida em primeiro turno com o governo fora do páreo.
Novos ricos do lavrado
Imagens da fazenda recém adquirida por um filho de uma autoridade está dando o que falar nas redes sociais. Isso porque ainda não foi divulgado o 'milagre' a lá Mecias de Jesus, que o outro filho de tal autoridade operou em menos de dois anos, com Mercedes-Benz de ponta e outras cositas mas.
Apadrinhados continuam
Falando no Milagreiro de Jesus, foi ele quem teria apresentado emenda para fixar em 30% a redução salarial de dona Suely, de seu secretariado, além de extinção de secretarias extraordinárias. Isso, no entanto, não impede de Mecias manter gente de sua inteira confiança e ordenança muito bem empregadas no governo e em postos cruciais.
Recado do 'milagreiro'
Mecias de Jesus usou de todo seus argumentos para que os colegas da base governistas o acompanhasse no recado curto e grosso que mandou para Neudo e Suely Campos.
No Facebook:
"Veja isso, ao invés do diabo da véa pagar os salários, ela pega nosso dinheiro e manda asfaltar a estrada que leva a fazenda do Eduardo e do Parima na região sa Serra da Lua. Ah! e aos puxa sacos que me alugam vão a puta que pariu. Até quando vamos viver sob o signo do dibo da vea?" Rubem Leite
Confissão de suspeita
O artifício de 'só falo em juízo' usado por réus é tido na Polícia e na Justiça como indício forte de que há caroço debaixo do angú jurídico em que o acusado se meteu.
Inocente e quem tem provas de inocência são práticos e objetivos em depor e afirmar com segurança suas convicções.
Cunhada descontente
A cunhada de um dos presos da Cartas Marcadas, que há mais de três meses aguarda solução prometida pelo cunhado gago "cheiroso"- que fica mais gago quando o assunto é tocado - estaria, segundo familiares, descontente de mais com a situação do marido e dos filhos pequenos que clamam para ver o pai.
Gesto efetivo
Do lado do cunhado gago "cheiroso", a notícia é que o descontentamento da cunhada seria acalmado com gesto mais efetivo de segurança no seu futuro e dos filhos.
Para o velho Azamba
A afobação e más companhias não fazem bem, percebeu, não é, Azamba?