00:00:00

Edersen Lima

74% é um balde de água fria


Balde de gelo
\"\"

E o Ibope jogou um balde de gelo - não foi de água fria - na cabeça dos
adversários de Teresa Surita, na disputa pela Prefeitura de Boa Vista. Ela
cresceu de 70% na pesquisa feita há três semanas, para 74% revelados
na sexta-feira passada, 16. Ou seja, de cada 10 pesquisados, sete se
disseram dispostos a votar nela.


A pesquisa
O Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 10 e 15 de setembro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de quatro pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) sob o protocolo RR-03043/2016.


Restante
Atrás de Teresa, aparecem os nomes de Sandro Baré, que é o candidato da governadora dona Suely Campos, com 6%; Abel Galinha, que é o candidato do ex-governador Anchieta Júnior; com 5%, o ex-deputado Marcio Junqueira, último a lançar candidatura, com  2%; Kalil Coelho com 1%, Luiz Oca com 1%; Alex Ladislau com 1%; Jeferson Alves com 1%; Roberto Ramos com 1%, Branco ou nulo - 5%, e Indecisos - 3%.


Rejeição
O Ibope também apontou a rejeição dos candidatos. Veja os números:
- Abel Galinha (DEM) – 50%
- Márcio Junqueira (PROS) - 43%
- Sandro Baré (PP) - 39%
- Luis Oca (PSOL) - 26%
- Alex Ladislau (PRP) - 18%
- Kalil Coelho (PV) - 18%
- Jeferson Alves (PDT) - 18%
- Roberto Ramos (PT) - 15%
- Teresa (PMDB) - 11%
- Poderia votar em todos (resposta espontânea) - 5%
- Não sabem ou preferem não opinar - 5%
Neste caso, os eleitores entrevistados podem citar mais de um candidato, portanto os resultados somam mais de 100%.


Avaliação da administração de Teresa
Na mesma pesquisa, os eleitores também responderam sobre a avaliação da administração da prefeita Teresa Surita (PMDB). Veja os números:
Otima/boa - 72%
Regular - 24%
Ruim/péssima - 4%
Não sabem avaliar - 0%
Segundo o Ibope, 85% aprovam a forma como Teresa vem administrando o município; 13% desaprovam. Aqueles que não sabem avaliar somam 2%.


Revelações
Os dados do Ibope mostram bem como está mal avaliado o governo de dona Sula, e como o ex-governador Anchieta Júnior não consegue dar 'gás' ao seu candidato. E ainda mais longe, o candidato de Telmário Mota, com 1%.
Os três candidatos aparecem com níveis de rejeição muito acima do registrado por \"\"Teresa.


Discorda da pesquisa
No entanto, a pesquisa do Ibope voltou a ser rechaçada pelos candidatos. Márcio Junqueira disse que o levantamento não bate com a realidade política do município. Segundo ele, "no mínimo, 30% do eleitorado de Boa vista não vota em Teresa e em Romero (Jucá) por oposição e rejeição histórica aos dois. Eu disse no mínimo. Aí você soma com a média natural de todas as eleições que o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) registra em todas as eleições no estado, de 10% de votos brancos e nulos, ou seja, do eleitor indeciso, e vamos chegar a 40% do eleitorado. Isso, sem contar a intenção de votos nos outros candidatos. Por isso não acredito na pesquisa do Ibope, que aliás, tem histórico de erros aqui em Roraima".


Ponto de vista
Na outra ponta de raciocínio, vá lá que a pesquisa do Ibope está pelo menos 30% errada para cima, Teresa Surita, mesmo assim, estaria com algo em torno de 53%, e pelo menos 5% de erro para baixo em relação aos demais candidatos, ela venceria no primeiro turno.


Influencia
Pelo sim, pelo não, a pesquisa divulgada influência muito no eleitorado indeciso e no eleitorado dos adversários de Teresa Surita. Os indecisos por não quererem joar o voto fora, têm a tendência a votar em que está nas frente das pesquisas, e o eleitorado adversários, vendo a prefeita com 74% de intenção de votos, sofre um desânimo em sair pedindo votos contra ele. 


Não é candidata ao governo em 2018
\"\"Em entrevista à rádio Folha, Teresa Surita foi enfática ao negar que deixará a Prefeitura, caso seja reeleita, para disputar o governo em 2018. a desconfiança de opositores de que ela concorrerá ao governo daqui a dois anos, se deve pela indicação do seu vice, um total desconhecido do meio político e que é visto como alguém que seguiria fielmente o que ela determinasse mesmo fora do cargo.


Não quer repetir erro
“Não vou sair com dois anos. Cometi um erro em 2006, buscando um sonho que não era hora. Esse erro não vou cometer novamente. Irei cumprir os quatro anos, não vou sair. Boa Vista precisa continuar avançando”, afirmou Teresa Surita.


Desistência
E o ex-governador Chico Rodrigues desistiu da campanha para a Câmara dos Vereadores de Boa Vista. Um cirurgia simples, porém de urgência e que requer repouso absoluto, o tirou dessa corrida.
"Em 2018 a gente volta", disse Chico.


Babá vai babar de raiva
Dia sim, dia não, o professor de todas as dragagens protesta na sua tribuna de ética e moral com a coisa pública, contra o senador Romero Jucá e contra os "canalhas que assaltaram a Petrobras". O professor nada fala sobre o festival de canalhice que ocorreu com a obra do rio Branco, que já condenou gente pelo crime a devolver mais de R$ 40 milhões aos cofres públicos.
Agora, se o professor souber que, pelo menos duas vezes por semana, o ministro do Planejamento 'despacha' no gabinete de Romero, que deverá retornar ao ministério, a indignação poderá ser confundida com raiva animal.


Grana que cai na PMBV
\"\"A notícia de que a PMBV tem recebido o Fundo de Participação dos Municípios um valor mais que dobrado daquele a que deveria ser depositado, graças a uma liminar concedida pela Justiça Federal de 1ª Instância de Roraima em fevereiro de 2013, comprova que a prefeitura só não quebrou devido à herança deixada pelos anos 'babalaônicos' da política de planejamento e economia de Iradilson Sampaio, por essa decisão judicial.


No bolso do Azamba
Eita, Azamba, mais uma condenação da assessoria, e que adivinha quem vai pagar?

Últimas Postagens