00:00:00

Edersen Lima

Telmário e Maria vão prestar depoimento à Polícia Federal


Telmário e Maria vão prestar
depoimento à Polícia Federal

\"\"O como era esperado, diante das provas apresentadas pelo procurador geral da República Rodrigo Janot, o Supremo Tribunal Federal acatou pedido para abertura de inquérito contra o senador Telmário Mota, o 'galo brabo', acusado pela própria ex ou atual namorada Maria Aparecida Melo, de tê-la espancado até desmaiar, por ciúme.


Explicação
O ministro Gilmar Mendes determinou que a Polícia Federal colha depoimento de Telmário, de Maria Aparecida e do advogado dela. Na frente do delegado federal, Telmário irá explicar porque nunca tomou qualquer providência contra a ex ou atual namorada - ou contra o tal namorado desconhecido dela que a teria forçado a acusá-lo de espancamento, isso na terceira versão de Maria para a peia que levou -, diante das supostas mentiras dela lhe acusando de crime tão violento?


Mais uma versão
Pelo rítmo dos acontecimentos, não se estranhará se Maria Aparecida apresentar mais uma versão para a peia que levou. Porque apanhar, ela apanhou, e isso a delegada, o escrivão e o médico que lhe atenderam, confirmam.


Curso pago ou não?
A Polícia Federal poderá também confirmar informação de que Telmário Mota teria, em fevereiro passado, quando Maria tentou retirar o depoimento em que afirma o espancamento sofrido, pago todo o curso de Odontologia dela, como um 'cala boca'.


Perguntinha:
O amigo leitor já imaginou o escarcéu que as senadoras dilmistas e o babalaô da imprensa roraimense fariam se ao invés de Telmário 'galo brabo' Mota, o colega Romero Jucá é que tivesse nos holofotes por agredir uma ex ou ainda namorada a ponto dela desmaiar de tantos socos, chutes e até mordida na orelha?


Tudo OK
Uma pane no sistema informatizado da Justiça Eleitoral aqui em Brasília gerou danos em quase todos TREs, com apagão de registros de candidaturas. Em Roraima, o problema passou longe. Apenas o Uiramutã, o menor município do menor colégio eleitoral do país, sofreu dano reparável facilmente resolvido pela equipe técnica do TRE.


Se tem dívida, paga, Zuzú
\"\"O ex-deputado Urzeni Rocha, carinhosamente chamado entre os coleguinhas da imprensa de 'Zuzú Malvadeza', está sendo acusado de mandar um segurança agredir dois boiadeiros que lhe cobram serviço de transporte há mais de três meses. os boiadeiros Jorge Oliveira Bastos, 58 anos, e Eltonei Silveira da Silva, 39 anos são funcionários de uma cooperativa de transporte de animais, e com boletins de ocorrência em mãos, eles procuraram o Instituto de Medicina Legal (IML) para fazer exame de corpo de delito para comprovarem as agressões sofridas, supostamente a mando de Zuzú.


Mixaria
A dívida que Urzeno Rocha, segundo os acusadores, insiste em não pagar é de R$ 2.300 por um serviço realizado em maio passado. O caso, pega muito mal para o ex-deputado e para a mulher dele, a vereadora Nira Mota, ambos acusados de se beneficiarem no famoso rolo dos Gafanhotos.


Sem motivos políticos
Sem querer fazer nenhum juízo de valor, é de se crer que os boiadeiros Jorge Oliveira Bastos e Eltonei Silveira da Silva, não teriam nenhum motivo político ou até mesmo criminoso em acusar Urzeni Rocha ou a vereadora Nira Mota. Daí, se surgir desculpa de que o casal é vítima de perseguição ou armação política, pouca gente vai acreditar.


Coisas de babalaô
\"\"E o professor da Dragagem, Getúlio Cruz, ensina ao eleitor roraimense que "é preciso conhecer na integralidade o candidato pela simples razão de que um péssimo pai de família, um malandro que vive de pequenos golpes ou um contumaz mentiroso vai ser, com certeza, mais um canalha que você vai ajudar a colocar no poder para roubar o dinheiro público". 
Muito bem professor, que é condenado da justiça federal pelo talvez maior crime ambiental e descarado de Roraima, a lunática dragagem do rio Branco, e que em 20 anos, tentou se eleger governador (1990 e 1994), duas vezes senador (1998 e 2002) e uma vez deputado federal (2006), pode ter tido todo esse conselho pesado na hora do eleitor votar.


Motivo do emergencial
E da Secretaria de Educação vem a informação sobre a intenção do secretário Jules  Rimet em cancelar o processo licitatório de fornecimento de merenda escolar, que já está em fase final de conclusão, para mais um contrato emergencial. Segundo fontes da pasta, a empresa que estaria à frente da licitação é comandada por um empresário com passado rechonchudo de prestação de mau serviço, quebra de contrato, calotes, dívidas trabalhistas não pagas e processos diversos.


Tem mais
A empresa da merenda escolar seria outra, nova, mas o empresário, velho conhecido pelas qualidades acima citadas. 
Há promessa de um série de irregularidades cometidas serem divulgadas.


Festival
E com nove candidatos - com dois ou na melhor das expectativas, três nomes com chances de eleição - no pleito desse ano para a Prefeitura de Boa Vista, é claro que a campanha será um festival de promessas utópicas, desconhecimento da realidade social e econômica do município, despreparo e é claro, muita comédia.


Segundo turno
No entanto, na imprensa, com jornalistas que cobrem a área política, a chance de ocorrer um segundo turno é grande. Isso, se baterem as contas de que entre os adversários de Teresa Surita, algum ou alguns se destacarem e juntos chegarem a somar 25% dos votos, e torcer para que os demais seis ou cinco 'pangarés' somem mais 25%.


Destacados
O ex-deputado Márcio Junqueira e o deputado Abel Galinha aparecerem como os nomes mais conhecidos entre os concorrente de Teresa Surita. Ambos prometem campanha propositiva, sem hostilizar com a candidatura da prefeita. "Vou apresentar propostas, discordar do que entendo como erro administrativo, mas sem agressão ou qualquer tipo de apelação", afirma Márcio Junqueira.


Geração de emprego e renda
\"\""Boa Vista tem que olhar com mais amplidão para o cidadão, para o jovem. Falta aqui uma política geradora de emprego e renda diante do que não falta em oportunidades de incremento nos setores de turismo, pequenas empresas e apoio de pequenas cooperativas que utilizem, por exemplo, a produção de polpas de frutas, além da prestação de serviços diversos, é possível", acredita Junqueira. 


BAG
Extra-oficialmente, fala-se que entre as promessas de Abel Galinha, estaria a criação de um 'banco' para emprestar dinheiro a servidores municipais e pequenos empresários.


Contra boatos
E nas redes sociais, a prefeita Teresa Surita desenvolve campanha pedindo aos demais seguidores que não acreditem em boatos sobre a legalidade da sua candidatura. Teresa pede que antes de qualquer dúvida, que falem diretamente com ela pelos canais de conversa das redes sociais.
Como Roraima é paraíso de boatos, Teresa está se antecipando a isso.

Últimas Postagens