- 11 de julho de 2025
Telmário Mota e Marco Feliciano
na mira da Maria da Penha
No momento em que a Lei Maria da Penha, que intimidou a violência contra mulheres, completa 10 anos de implantação, o Senado e a Câmara têm, cada casa, um representante sob forte acusação de o cometerem. O deputado evangélico Marco Feliciano foi denunciado à Polícia do Distrito Federal por uma jornalista militante do seu partido, PSC, de tê-la assediado sexualmente à força em seu apartamento. O senador Telmário Mota, famoso pelos boletins de ocorrência por agressões e ameaças, tem pedido de investigação na mesa do procurador geral Rodrigo Janot, para apurar queixa de espancamento feita por uma amante contra ele na Delegacia da Mulher em Roraima.
Ou seja, membros do poder que cria e fiscaliza leis, são fortemente acusados pelos dois maiores crimes que ainda hoje, a cada 15 minutos, uma mulher sofre no país.
Preso
É esperado forte reação das bancadas femininas no Senado e na Câmara para que as duas Casas apurem as denúncias feitas contra Telmario Mota e Marco Feliciano, que teve seu chefe de gabinete preso nesse fim de semana acusado a manter em cárcere privado a jornalista que acusa Feliciano.
Não respeitam a governadora
Em apenas um ano e meio, o governo de dona Suely Campos mostra o fiasco de sua força política. Aliados que desfrutam das benesses indicações e de bons cargos com altos salários no governo, desrespeitam a governadora e apresentaram candidatos próprios contra candidatos dela em quase todos os municípios do estado.
Mecias sendo puro Mecias
O homem de milagre da multiplicação dos bens, Mecias de Jesus, com cara de pau lustrada, ainda chama Neudo Campos, marido da governadora, de "nosso líder", mas segue serelepe lançando candidatos que desagradam o governo, e ainda se alinha ao maior adversário dos Campos.
Na boa vida
O vida boa e presidente profissional do PV, Rudson Leite, um fenômeno sem votos, está empregado como diretor da Codesaima em função não muito exigente, mas altamente remunerada, tem candidato próprio à Prefeitura de Boa Vista.
Candidatura surpresa
E aos 48 minutos do segundo tempo, eis que surge a chapa surpresa à PMBV. O ex-deputado Márcio Junqueira juntamente com o empresário Eugênio Thomé formam dupla do Pros ao Palácio 9 de Julho.
Discurso e propostas
Sobre a chapa Junqueira/Thomé, o eleitor boa-vistense pode ter certeza de
que irá se surpreender com o discurso, posicionamento e propostas da dupla.
'Bonde do Rodrigue'
No PRP de Alex Ladislau, a surpresa ficou por conta da candidatura do ex-governador Chico Rodrigues a vereador de Boa Vista. Demonstrando desprendimento e falta de vaidade, Chico já é tido como futuro campeão de votos e sua candidatura já batizada de "bonde do Rodrigue" pela quantidade de votos que pode fazer e assim, pelos cálculos do partido, fortalecer a legenda que elegerá quatro vereadores do PRP.
Sem vaidades
Exemplo de desapego e de falta de vaidade de Chico Rodrigues pode virar lição, diante dos casos em que políticos macuxis, como o ex-senador Augusto Botelho, que se negou a concorrer a deputado federal mesmo diante das pesquisas do seu partido, o PT, que apontavam que ele não se reelegeria, e comprovada com a eleição de Angela Portela. Ou seja, para Augusto Botelho, só no Senado ele poderia trabalhar pelo estado, como deputado federal, não.
Coisas do babalaô
O professor de todos nós, Getúlio 'Dragagem' Cruz, babalaô (conselheiro, o que antever) da Folha de B. Vista, tentou duas vezes ser governador, duas vezes ser senador e por último ser deputado federal, mas as urnas teimaram sempre em rejeitá-lo.
Deputado estado e vereador nunca estiveram nos planos de Getúlio, por falta de disposição dele em concorrer ou por não estarem a sua altura.
Atropeamento em faixa de pedestre
Ainda sobre o PRP, a vice na chapa de Ladislau, a policial militar Nira Guerra, foi apresentada como exemplo de vencedora vinda de família humilde. Mas um caso de atropelamento de uma mulher na faixa do pedestre pode voltar à baila.
Peia bombou
E para fechar o assunto PRP, o ponto alto da convenção do partido foi a peia que o "major" sabe-se lá do quê, Faradilson Mesquita, levou do apresentador do programa Quarto Poder, Marcelo Ribeiro, que bombou nas redes sociais igual à "sequência" que "major" levou.
PTB é ignorado e rejeitado
E o PTB, que foi o primeiro partido a anunciar que teria candidatura própria à PMBV, isso em fevereiro passado, foi ignorado e rejeitado pelo governo de dona Sula. Restou ao partido assumir o seu tamanho e prestígio político anunciando apoio ao PV, e alegando não mais disputar com uma desculpa esfarrapada que dispensa até ser detalhada.
O que sobrou
E na base do "já que tem só tu, então vai tu mesmo", o PP de dona Sula e Neudo Campos lançou o vereador detido em rinha de galo, Sandro Baré, pois nenhuma liderança do partido como o presidente Hiran Gonçalves e o deputado Brito Danadão, quis encarar a missão.
Enterrando zumbis
A indicação de Sandro Baré mostra duas coisas: a primeira que Suely e Neudo acreditam e confiam muito mais na eleição dele do que a da candidatura do solícito PTB; e segunda, que o PP está ajudando a enterrar os zumbis que insistem em querer perambular às custas dos votos dos outros, como verdadeiros "donos de sauna".
O que fez para tanto?
Sandro Baré se assume "ativista cultural" por ser dirigente de uma quadrilha junina, mas ficou famoso quando foi preso participando de uma rinha de galos. Fora isso, o que ele fez por Boa Vista e as capacidade que reúne para governar a cidade, o eleitor é vai avaliar.
Teresa candidata
O PMDB confirmou a candidatura de Teresa Surita à reeleição com Arthur Machado como companheiro de chapa. Ela tocará uma campanha de prestação de contas e propostas de como assumiu a cidade quase falida, com os projetos que estão no papel em vias de execução.
Hajam argumentos
Se depender de curriculum e realizações em Boa Vista, os demais candidatos adversários de Teresa terão muito o que argumentar durante a campanha eleitoral.