- 11 de julho de 2025
Telmário é acusado de espancar mulher
Manchete hoje do jornal Folha de S. Paulo revela a agressão - não foi a primeira - que uma universitaria de 19 anos, Maria Aparecida Nery de Melo, sofreu do senador das melancias, Telmário Mota, no fim do ano passado. O motivo, segundo a vítima, foi ciúme dele, com quem tem um relacionamento há três anos, desde que tinha 16 anos de idade. Telmário não teria gostado da forma como ela foi cumprimentada por um parente na festa que ocorria em sua casa.
Socos, chutes e mordidas
De acordo com o Boletim de Ocorrência registrado na Delegacia da Mulher, Telmário teria a levado ao quarto e iniciado sessão de socos, chutes e até mordidas, que a deixaram desacordada. No exame de corpo delito feito pelo Instituto Médico Legal, é apontado marca de provável mordida na orelha esquerda da vítima.
Desde que ela tinha 16 anos
Ao jornal, Telmário Mota negou que tivesse tido qualquer envolvimento com Maria Aparecida, e que nunca lhe agrediu. Isso é desmentido pela vítima, que afirmou em depoimento à delegacia, que mantém um relacionamento amoroso há três anos, e que a sessão de espancamento que sofreu nao foi a aprimeira que Telmário lhe aplicou.
Como Maria Aparecida tem 19 anos, o relacionamento dela com Telmário iniciou quando ela ainda era menor de idade, com 16 anos.
Abaixo, o link com a reportagem da Folha de S. Paulo:
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/07/1795804-jovem-diz-ter-sido-espancada-por-senador-telmario-mota-ate-desmaiar.shtml
Paradoxal
Não dá para entender como praticamente todos os candidatos à Prefeitura de Boa Vista, tirando a prefeita Teresa Surita, almejem ter o apoio do governo do estado já no primeiro turno da eleição.
Não se tem notícia de um governo tão mal avaliado em tão pouco tempo de mandato como esse de dona Suely Campos e sua parentada, com classificações de caos na saúde, na educação e no sistema prisional, sem qualquer notícia de que algo nele esteja dando certo.
Ser candidato do maior centro de reclamação da população é completamente paradoxal.
Desgoverno
Ora, ora, ora como diria um astuto político macuxi, dona Sula já deveria, e há muito tempo, ter realizado cortes de gastos desnecessários, de mau uso e péssima aplicação no seu governo. Um levantamento básico, se for feito, demonstrará a impossibilidade de ocupação de espaço em secretarias e órgãos governamentais pela quantidade de servidores públicos que constam na folha de pagamento do estado. Contratos emergenciais milionários são questionados pela não realização de serviços e pela falta de material e equipamentos que teriam sido adquiridos.
Ou seja, o governo vem gastando mal de mais da conta e comprometendo deveres institucionais como o do repasse do duodécimo aos demais poderes.
Assumindo incompetência
Com 19 meses de governo, acusar as administrações anteriores por não ter dinheiro para repassar o duodécimo aos demais poderes é assumir incapacidade de gerenciamento com o que arrecada e com o que administra, ainda mais, quando em menos de 10 dias a Assembléia Legislativa aprova a liberação de mais R$ 55 milhões do excedente na arrecadação do estado para uso do governo do estado.
Nenhum centavo
Para a Assembléia Legislativa, o governo não repassou nenhum centavo.
Não pode, Suely
Parafraseando a conselheira Cilene Salomão quando na campanha de 1998 respondeu à dona Suely, a intenção dela de "dar alguma coisa" ao então promotor Edson Damas, para que ele parasse de investigar os desmandos de seus cunhados na Codesaima: "Não pode, Suely". A Coluna repete: Ficar sem repassar o duodécimo, não pode, Suely.
Queima filme
Em qualquer pesquisa séria que se realize em Roraima, dona Sula não alcança 40% de aprovação. Isso é rendimento muito baixo e verdadeiro peso contrário na imagem de qualquer candidato que tenha sua candidatura colada a esse governo.
Contra Renan
A Associação dos Juízes Federais do Brasil vai realizar um ato nesta quinta-feria contra a proposta defendida por Renan Calheiros que altera lei de abuso de autoridade. De acordo com os juízes, o texto pode criar embaraços para a livre atuação de membros do Ministério Público e da magistratura, o que prejudicaria investigações como a Lava-Jato. Devido a isso, Curitiba foi a cidade escolhida para o evento.
Lá está concentrada a maior parte da Lava-Jato. Além dos juízes federais, o ato contará também com apoio de magistrados estaduais e procuradores da República.
Passagens e estadias
O custo das passagens e estadias dos magistrados para o ato contra a lei do abuso de autoridade será bancado pelos próprios manifestantes?
Roubos
Ontem, em menos de uma hora, cinco boletins de ocorrência tratando de roubos foram registrados em Boa Vista.
Perguntinha:
Alguns senadores têm divulgado em suas páginas nas redes sociais que mulheres que têm seios mutilados em decorrência de cirurgias por causa do câncer de mama, poderão realizar cirurgias reparativas pelo SUS.
E quanto às mulheres vítimas de agressão de seus companheiros que têm partes do corpo feridas e até mutiladas por mordidas ou outros tipo de violência, também têm alguma socorro do SUS?