- 11 de julho de 2025
Usar correto o dinheiro
Com a liberação de mais R$ 55 milhões do excedente na arrecadação do estado e transferência de recursos de órgão para órgão, destinados ao governo de dona Suely Campos, é de se esperar que as macas e cadeiras que "acomodam" pacientes nos corredores do Hospital Geral, e que carros da Polícia Militar sendo empurrados por policiais devido à falta de combustível, deixem de ser a atual realidade na saúde e segurança pública.
Melhorias na ala dos idosos
No caos que se transformou o sistema prisional do estado, na pior gestão já registrada na Secretaria de Justiça, quando no comando do primeiro sogro Josué Filho, dona Sula poderia dar um "tapa" e com a grana a mais que foi liberada pelos deputados, ao menos ajeitar a ala dos idosos. Lá, há presos cumprindo pena há anos, porém, de acordo com o direção do presídio a ala não atende às necessidades de segurança e de acompanhamento médico do Neudo Campos.
Uma reforma e melhorias ali ao menos garantia que marido e mulher não fossem separados com ele, obedecendo decisão judicial, deixando de ser transferido para presídio federal em Rondônia.
Dos galos não dá um pio
De janeiro pra cá, mais de 150 fugas da Penitenciária de Monte Cristo foram registradas. Na imprensa e nas redes sociais, a situação de pacientes do HGR sem medicamentos e sendo acomodados em macas e cadeiras nos corredores do hospital também foram denunciadas pela imprensa e nas redes sociais. Os contratos com empresas de fora do estado continuaram ocorrendo e sendo, também, divulgados na imprensa e nas redes sociais. Dona Suely Campos continua mantendo seu recorde de empregar o maior número de parentes, aderentes e agregados em um governo, e com tudo isso continuando a acontecer, o senador das melancias, Telmário Mota, que disse que "rompeu com o governo do povo", não deu um pio de reclamação. Pelo contrário, quando pode, o elogia e o prestigia em solenidades oficiais.
Fogo amigo
Nem bem sentou na cadeira de secretário de Justiça, o delegado Uziel Rocha, já anda recebendo "bala" do fogo amigo no Palácio Hélio Campos. A bronca é que Uziel é tido como "muito político" e super ligado ao homem do milagre da multiplicação dos bens, Mecias de Jesus.
Revelações não muito ortodoxas
Na estrutura da Polícia Civil, embora desfrute de boa relação com os demais delegados e agentes, tem colega de Uziel questionando algumas ações dele como delegado geral, ações essas consideradas não muito ortodoxas.
Audiência sobre violência contra a mulher em RR
A procuradora especial da Mulher, do Senado, Vanessa Graziotin, quer realizar audiências públicas nos estados que elegeram mulheres para o Senado em 2010 e 2014, as normas acrescentadas à Lei Maria da Penha, como a que altera a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) para permitir ao delegado de polícia conceder medidas protetivas de urgência a mulheres vítimas de violência doméstica e a seus dependentes.
Roraima, que tem Angela Portela como representante no Senado, deverá sediar também o evento.
Roraima lidera
Bastante oportuno audiência pública em Roraima sobre a incidência de violência contra a mulher. O número de homicídios contra mulheres no estado cresceu 500% nos últimos dez anos em Roraima, conforme o "Mapa da Violência 2015: Homicídios de Mulheres no Brasil". O estudo revela que entre 2003 e 2013, o número de homicídios de mulheres pulou de 6 para 36 no estado. Os dados colocam Roraima no topo do ranking de crescimento de assassinatos de mulheres no Brasil durante o período.
Ao considerar as taxas dos estados com mais de 100 mil habitantes, Roraima também ocupa o primeiro lugar, com uma taxa de 15,3 homicídios e crescimento de 349%. O estado é seguido pelo Espírito Santo (9,3), Alagoas (8,6), Goiás (8,6) e Acre (8,3).
O absurdo
Saindo do campo de mortes para o de agressões e ameaças a mulheres, Roraima, infelizmente, também se destaca, e um absurdo chama ainda mais a atenção: o de agressões praticadas por homens casados em suas amantes.
'Hervalife'
Pelas arrobas das vendedoras, o produto Herbalife está mais para "Hervalife", que depois de consumido, resulta numa tal de "larica" que entre os adeptos significa uma fome descomunal, daí o resultado das arrobas.
O antes e o depois
A eleição para Prefeitura de Boa Vista vai ter um debate maior, sobre como a cidade se encontrava em dezembro de 2012, antes de Teresa Surita ter assumido esse mandato, e três anos e nove meses depois.
os mais exigentes, irão cobrar a realização de todas as promessas. Entre eles, o professor da dragagem, Getúlio Cruz, que por cinco anos foi o "babalaô" (conselheiro, aquele que antevê) da economia, da fazenda e do planejamento da administração de Iradilson Sampaio, que nem no palanque do seu candidato, Mecias 'milagreiro' de Jesus, pôde subir para não prejudicar o desempenho dele.
Aumento de pena
O governo Michel Temer decidiu bancar o projeto que aumenta o tempo máximo de internação de menores que cometam crimes hediondos. O ministro Alexandre de Moraes (Justiça) consultou o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, sobre a viabilidade de desengavetar a proposta que eleva de três para oito anos o limite da pena. O texto, que já passou pelo Senado, está parado na Casa. Eduardo Cunha não queria votá-lo antes que o Senado apreciasse a PEC da redução da maioridade.