- 11 de julho de 2025
Maria da Penha agredida
Na semana em que a Lei Maira da Penha completa 10 anos, o país se surpreendeu com a notícia que a atiz e ex-modelo Luíza Brunet, foi vítima de agressão física violenta do seu ex-companheiro, o empresário Lírio Parisotto. Por ciúme, segundo relato de Luíza, Lírio a atacou dentro do seu apartamento. Ele nega a agressão e alega que, ao contrário, ele é que foi agredido.
No Senado
Lírio Parisotto é segundo suplente do senador Eduardo Braga (PMDB-AM), e não se descarta que ele venha a assumir um mandato em caso de algum afastamento do titular e da primeira suplente, esposa de Braga. O senado, assim, teria a vergonhosa situação de ter entre seus membros, um senador acusador de agredir um mulher por motivo torpe, ciúme.
Perguntinha:
Como reagiriam Vanessa Graziotin, Angela Portela e Gleici Hoffiman, tendo um colega com esse perfil de covarde e desequilibrado?
Motivos torpes
Crises de ciúmes e inconformidade com o fim do relacionamento são os motivos mais comuns para que valentões partam para ameaças, agressões físicas e até assassinatos.
Armado, pra quê?
Falando em agressão física, é de causar curiosidade a informação de que o senador das melancias, Telmário Mota, que coleciona Boletins de Ocorrência por ameaças, agressões e até um de ser mandante de atentado (ver só um deles abaixo), anda armado com instrumento de dar choque elétrico e pistola automática. De quem ou do que todo esse medo ou preparação, caso isso seja realmente verdade?
Agilidade
Como parte das medidas para dar fôlego aos projetos de infraestrutura, o governo de Michel Temer estuda reduzir o número de licenças ambientais dos projetos, de dois para três.
Hoje, são necessárias três licenças: a prévia, a de instalação e a de operação, que autoriza o funcionamento após o cumprimento das condicionantes anteriores. A ideia é unificar as duas primeiras etapas, o que já vale para os aeroportos regionais.
Para resolver conflitos com comunidades indígenas, que afeta especialmente projetos de energia e mineração, o governo quer estabelecer o pagamento de “royalties”, com estabelecimento de um percentual de dividendos que serão repassados para as populações atingidas.
O real motivo
A prisão de Neudo Campos é o principal motivo de pré-candidatos do PP titubearem em confirmar suas candidaturas à Prefeitura de Boa Vista. Apesar de tudo, Neudo é o principal cabo eleitoral do estado, e por consequencia, do partido. Preso, sem poder pedir votos emr euniões e comícios, o líder pepista pouco soma no processo eleitoral. Isso, para os mais pragmáticos pré-candidatos é desanimador diante da popularidade que a prefeita Teresa Surita desfruta.
Objetivos
As demais candidaturas concorrentes com Teresa têm claro objetivo de ocupar espaço, fazer propaganda contra, buscar entendimentos e acordos políticos futuros, e uma ou outra com pensamento de unir todos contra a prefeita em um segundo turno, caso isso ocorra.
Condicionando
Convidado pela governadora dona Suely Campos, para ser o candidato do PP à Prefeitura de Boa Vista, o deputado Hiran Gonçalves, condicionou sua decisão à formação de uma aliança entre os partidos da base governista, situação difícil de ocorrer.
Meta
No PMDB, o objetivo é vencer a eleição no primeiro turno, e assim evitar o "todos contra Teresa".
Mais barata
Em tempos de Lava Jato, essa campanha eleitoral de 2016 tem tudo para ter custo bem abaixo do que se esperava há um ano. Sem doações de empresas, com o pais em crise, encontrar generosos doadores será tal missão é prá lá de difícil.
Cômico
Quinta-feira passada, o plenário do Senado viveu momento cômico. O presidente Renan Calheiros afirmou que o senador das melancias, Telmário Mota, tinha razão e o colega Romero Jucá não poderia reassumir a vaga de segundo vice presidente aberta quando ele foi para o Ministério do Planejamento.
Ai, em ato contínuo, Renan determinou ao líder do PMDB, partido que cabe indicação para segundo vice, perguntou ao líder peemedebista Eunicio Oliveira, se o partido tinha a indicação. Eunício respondeu: "Sim, presidente. O PMDB indica o senador Romero Jucá". O riso foi geral.
Irritação
Renan Calheiros, então, abriu a votação para confirmação ou não da indicação do PMDB para segunda vice presidência. O resultado foi 42 a 7, e Romero Jucá reassumiu o cargo de segundo vice presidente do Senado para irritação de Telmário Mota.
Deu chabú
Repercussão negativa para os deputados estaduais sobre os benefícios (auxílios moradia, transporte e saúde) que magistrados, conselheiros do TCE e promotores de justiça recebem, provocou a determinação da Mesa Diretora da ALE em realizar hoje sessão extraordinária para cancelamento da concessão de tais regalias.
Direitos iguais
Ao pé da letra, os deputados estaduais roraimenses têm esse direito, a tal da isonomia entre poderes e seus representantes, haja vista que juízes, desembargadores, conselheiros do TCE e promotores de justiça desfrutam, apesar de receberam os melhores salários do serviço público, e da maioria possuir casa própria.