00:00:00

Edersen Lima

Janot pede prisão de Sarney, Renan, Jucá e Cunha


Janot pede prisão de Jucá, Renan, Cunha e Sarney
\"\"Em manchete do jornal "O Globo", de hoje, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal a prisão do presidente do Senado, Renan Calheiros, do ex-presidente da República José Sarney, do senador Romero Jucá e do deputado Eduardo Cunha, afastado. A informação é de um interlocutor de ministros do STF. Renan, Sarney e Jucá foram flagrados tramando contra a Operação Lava-Jato em conversas gravadas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. Os pedidos de prisão já estão com o ministro Teori Zavascki, do STF, há pelo menos uma semana. Janot Alega que os três tramavam contra a operação Lava-Jato.


Questões
Menos emotivo que Rodrigo Janot, o ministro Teori Zavascki, deve avaliar com  total isenção: Com que poder e com apoio de quem Sarney, Renan e Jucá poderiam "melar" a Lava Jato?
Para tanto, o trio peemedebista precisaria da conivência e ajuda do STF, do juiz Sérgio Moro, dos procuradores de Curitiba e do próprio Janot.
É provável que Zavaschi enxergue nas gravações das conversas claramente sugeridas pelo delator Sérgio Machado, manifestação de solidariedade a um amigo todo enrolado, mas sem nenhum poder efetivo para cumprir um linha sequer do que se falou.


Tranquilo
Em nota oficial enviada à imprensa, o senador Romero Jucá afirmou que o pedido de abertura de inquérito solicitado pela Procuradoria da República para verificar as acusação de envolvimento dele no esquema de recebimento de propina do Petrolão, lhe deixa mais tranquilo "pois tenho total interesse que todas as providências sejam tomadas para que a verdade venha à tona da forma mais rápida possível. Reafirmo meu apoio às investigações e estou confiante na Justiça”.


Absurda
De acordo com Jucá, ele vive situação "absurda", sendo atacado pelos seus adversários políticos e tendo que aguentar calado todas as formas de agressões, uma vez que não pode se manifestar sobre algo que ainda não tem conhecimento na íntegra. "Isto não condiz com um ambiente democrático e de direito de defesa", reclama.


Quebrou sigilos
"Estou à disposição para prestar qualquer tipo de esclarecimento e informação que possa restabelecer a verdade dos fatos, tendo já colocado à disposição meus sigilos fiscal, bancário e telefônico", afirmou Romero Jucá, acrescentando que "antes de me afastar do Ministério do Planejamento, enviei ofício à Procuradoria-Geral da República, requerendo providências e informações sobre as gravações (íntegra das degravações e áudios) e a íntegra da delação. A mesma solicitação foi enviada ao ministro do STF, Teori Zavascki, que determinou que o MPU se manifestasse a respeito. Não obstante, esses pedidos ainda não tiveram um posicionamento formal do MPU".


Fuga vira "resguardo"
\"\"O advogado de Neudo Campos, casado com a primeira sobrinha da governadora dona Suely Campos, negou que o "tio" cliente fugiu da Polícia Federal em três ocasiões em que a justiça federal determinou sua prisão. Segundo o advogado "sobrinho", Neudo Campos não fugiu, "apenas se resguardou de tentativa de prisão". Então, tá.


Fuga é "legítimo direito"
“Portanto, não há que se falar em fuga. A condição de Neudo Campos, portanto, foi de cidadão que exerceu o legítimo direito de não se submeter a constrangimento ilegal, impugnando-o imediatamente pela via jurisdicional própria”, diz o advogado "sobrinho", como quem afirma que um cidadão de bem não precisa, se assim achar, cumprir decisão judicial, se isso lhe constrange. Mas quem, bandido assumido ou não, não se constrange quando pego pela polícia?


Apareceu depois que a casa caiu
Está muito claro que Neudo Campos, só se apresentou depois que o seu esquema de fuga foi descoberto e desbaratado pela Polícia Federal, e isso liga diretamente ao governo de dona Sula, que está sendo investigado se forneceu ou não estrutura para Neudo fugir e se manter escondido, recebendo todos cuidados médicos que ele agora reclama.


Questionamentos
A declaração do advogado de Neudo de certo modo cria questionamentos. Se o ele, hoje, está assim ainda se recuperando de uma grave cirurgia na coluna, com câncer de pele, hipertenso, com depressão, como ele se tratou, cuido de tudo isso durante os dias em que ficou foragido da justiça?


Mais questionamentos
Um enfermo com tudo isso que, segundo o advogado "sobrinho", acomete Neudo Campos, não recebeu auxílio para tratar de sua debilitada saúde, e se contou com alguém, quem foi ou foram tais auxiliares, gente do governo, com o conhecimento da governadora?


Revolta dos gafanhotos
E ontem, a manifestação de duas dezenas de correligionários de Neudo em frente à justiça federal, contra a sua transferência para um presídio de segurança máxima em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, pela "legitimidade" do ato e por quem seus gritos ecoavam, foi batizado de "a revolta dos gafanhotos".


Nota de apoio ao gafanhoto
Em sinal de agradecimento pelo apoio recebido na eleição passada, segundo oposicionistas, a direção da OAB-RR emitiu outra nota oficial contra a decisão do polêmico juiz Hélder Girão Barreto em transferir Neudo para Campo Grande. O ato da OAB já está sendo chamado de "Nota de Apoio ao Gafanhoto".


Fazer a lição de casa
\"\"O que o presidente da OAB, Rodolfo Moraes, deveria se ocupar é com os colegas que reclamam do comportamento do polêmico HGB, acusado por alguns advogados como perseguidor. Este Editor, procurou cinco advogados para ingressar com ação de suspeição contra o juiz que, queria me julgar mesmo depois ter ter perdido processo criminal que moveu. Todos os cinco advogados recusaram me defender por receio de que, se ingressassem com ação de suspeição contra ele, seriam perseguidos e nunca mais ganhariam qualquer causa que caísse nas mãos de Hélder Girão.


Se mancou e se suspendeu
No meu caso, pressionado pelas notícias publicadas mostrando que ele moveu e perdeu ação criminal contra este Editor, e havia protocolado outro pedido de ação criminal, também, contra este Editor, que foi rejeitado pela Procuradoria da República por total falta de razoabilidade, Hélder Girão Barreto, se mancou e se julgou suspeito.


Me engana que eu gosto
Neudo reclama que não fugiu, que não recebeu apoio nenhum de gente do governo e que está mal de saúde. Esse mesmo Neudo é aquele que em setembro de 2010, vendo que esse seu processo criminal entraria no outro dia em pauta de julgamento no Supremo Tribunal Federal, renunciou ao mandato de deputado federal e afirmou - com a cara lustrada do mundo - de que renunciava "para poder ficar mais próximo de sua gente, do povo roraimense", como se o mandato parlamentar lhe proibisse do que ele levou três anos e nove meses para perceber. Pode?


Coisas de Azamba
A Comissão de Justiça da ALE aprovou moção de apoio a Neudo Campos. Quem votou a favor disso, agora, se esconde, e gaguejando fala por aí que é contra.


Desculpa para a vassalagem
Então quer dizer que o ex-deputado Rodrigo Jucá, se afasta da Secretaria Municipal de Saúde - de onde vinha realizando destacado trabalho - no último dia do prazo de descompatibilização, para ficar em casa, só olhando o processo político eleitoral, sem qualquer possibilidade de compor chapa com Teresa Surita como vice prefeito?
Só a vassalagem põe fé nisso.


Quem viver verá
\"\"Assim, igualzinho ao comportamento que manteve enquanto desfrutava de estrutura no governo de dona Suely, Telmário Mota, vai aplicar a desculpa com Dilma Roussef, quando depois que ver o impeachment aprovado no Senado. 
Aí, ele vai dizer que as acusações de que ela sabia de tudo e que até pediu diretamente dinheiro para campanha eleitoral de construtoras envolvidas no Petrolão, como afirmam os delatores Nestor Cerveró e Marcelo Odebrech, são verdadeiras.
Ou seja, se Dilma recuperar o governo, Dos Galos está junto. Se perder, aí uma luz lhe cairá à cabeça e ele como homem público avesso a safadezas, a condenará.
Para quem não lembra, Telmário "galo" Mota, levou um ano para reclamar da parentada nepotista contratada por dona Sula e enxergar os contratos suspeitos do governo, coincidentemente, quando o seu irmão não foi aprovado como diretor do Detran.

Últimas Postagens