- 11 de julho de 2025
Fugas têm seu preço
As fugas de Neudo Campos, que a Polícia Federal acredita terem recebido auxílio de gente do governo do estado, têm um preço adicional à pena de mais de 10 anos de reclusão em regime fechado: o de cumpri-la fora do estado em um presídio de segurança máxima diante do "paraíso das fugas" que é a Penitenciária de Monte Cristo e da desconfiança forte do Ministério Público Federal, de que o governo poderá de alguma forma burlar ou interferir no cumprimento da sentença.
Influência inegável
“Existem fortes indícios de que essa proximidade também pode se refletir na execução da pena do ex-governador caso ele permaneça em Roraima. Neudo Ribeiro Campos pode valer-se dessa influência para frustrar a execução da sua pena privativa de liberdade caso seja entregue à custódia de autoridades subordinadas ao Governo do Estado de Roraima”, alega um procurador da República.
Paraíso das fugas
Soma para o pedido do MPF em mandar Neudo para presídio de segurança máxima em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, as duas fugas na PAMC em menos de 48 horas, quando 11 presos escaparam, comprovando que ali é um verdadeiro "paraíso das fugas".
Sogrão complicou
Outro ponto observado, esse em despacho do polêmico juiz Hélder Girão Barreto, é o fato do secretário de Justiça, Josué Filho (foto ao lado com chapéu de malandro), chefe da pasta que comanda o sistema prisional em Roraima, ser sogro de Emília Campos, segunda filha de Neudo. “Esta situação de extrema anomalia institucional justifica por si só a medida”, diz HGB.
Assim, 'Sogrão', mantido no cargo mesmo com o recorde de média de fugas da PMC, acabou prejudicando o marido de sua chefa a cumprir pena em Roraima.
Moção de apoio
O homem do milagre da multiplicação dos bens, Mecias de Jesus, é o maior apoiador da aprovação em plenário de uma Moção de Apoio a Neudo Campos. A Comissão de Justiaç deu parecer favorável.
Réu, junto com a mulher Darbiele Rufino do Vale e mais o sogro e um cunhado, também pelo mesmo crime que Neudo foi condenado, Mecias de Jesus ainda não foi julgado por manobras de seus advogados que incluíram testemunhas espalhadas pelo Brasil, que nunca foram localizadas.
Procurações são provas
Pesa nas costas de Mecias e Darbilene provas contundentes do desvio de dinheiro em salários de servidores fantasmas, segundo o Ministério Público Federal, as procurações passadas por pessoas "visivelmente analfabetas ou semi analfabetas" para Darbilene, bastando uma simples observação das sofríveis caligrafias dos "fantasmas" que outorgaram poderes para ela sacar seus vencimentos. Ver algumas abaixo:
Acenda o farol
Aquilo que era uma recomendação antiga de segurança nas estradas brasileiras virou lei. Os faróis têm que ficar acesos mesmo durante o dia.
Nas estradas gaúchas, é comum encontrar carros e caminhões com as luzes acesas durante o dia.
A partir de julho, quem for flagrado com os faróis desligados em estradas federais e estaduais será autuado por infração média, com multa de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira. Por enquanto, os policiais rodoviários estão orientando os motoristas sobre a nova lei.
Emenda reduzirá conta de luz
"Em nome do povo de Roraima, agradeço aos senadores e senadoras que aprovaram hoje a MP706 que vai ajudar a reduzir a tarifa injusta que estava sendo cobrada à população do estado. Hoje é um dia importante, de vitória para os roraimenses", agradeceu ontem o senador Romero Jucá, o apoio para aprovação da emenda que altera o cálculo de cobrança de energia elétrica.
Esquecido?
A Universidade Católica de Salvador realizou evento sobre política e seus fins com a participação de ilustres autoridades, entre as quais o prefeito de Salvador, ACM Neto e ex-alunos da universidade que enveredaram pela política.
Estranhamente, hoje quem mais desponta como ilustre político que estudou e teria se formado pela UCSal não foi convidado para o evento, o senador das melancias, Telmário Mota.
BV Junina 2016