- 11 de julho de 2025
Bicho-papão
Ao que parece, a prefeita Teresa Surita, virou o "bicho-papão" da eleição desse ano. Nenhum político governista foi credenciado pelo governo a disputar o Palácio 9 de Julho.
Tirando as pré-candidaturas até aqui lançadas, que em boa parte visam apenas marcar presença e promoção política, nenhum nome de peso ligado a Neudo ou Suely Campos foi anunciado, o que demonstra que, ou não há interesse do governo nessa disputa, ou nenhum governista se mostra disposto a encarar a campanha.
Educada, Teresa Surita, agradece.
Estão fora
O homem do milagre da multiplicação dos bens, Mecias de Jesus, não quer se desgastar agora. Quer se preservar para concorrer ao Senado, haja vista que conta com estruturas da Secretaria de Saúde e da Codesaima como apoio político para isso.
O filho dele, Jonatan de Jesus, parece que se queimou com dona Sula, que pediu a ele o voto contra o impeachment, e Jonatan não lhe atendeu. Então, provavelmente estaria descartado.
Por gravidade
O primeiro sobrinho Paulinho Linhares parece também estar desinteressado. E na bancada federal, só Abel Galinha se assanha a disputar o pleito na capital, e torce para que o apoio governista venha por gravidade, haja vista o interesse de Neudo Campos em tirar do senador Romero Jucá a prefeitura como como base política.
Hamlet
A deputada Shéridan de Oliveira não anunciou oficialmente usa candidatura, mas também não a descartou. Por causa do não cumprimento de promessas de campanha e má gestão de dona Suely, Shéridan junto com o ex-governador Anchieta Júnior, vêm recebendo pedidos para que ela ou ele dispute a eleição para a PMBV.
Dois grupos fracos
Diante do quadro pré-eleitoral, fica claro que há apenas dois grupos políticos e com forças limitadas no estado. Neudo e Suely não comandam como se pensa a base governista, demonstração disso são as corriqueiras derrotas na ALE, e o voto negado de Jonatan de Jesus, que conta com apoio do governo na Sesau e na Codesaima.
Compacto
Por outro lado, o outro grupo liderado por Romero Jucá, é bem compacto, dispõe de apoio de cinco deputados estaduais, e note-se aí que o secretariado de Teresa Surita não conta com nenhuma indicação de algum político ou grupo político que demonstre alguma aliança política.
Bons tempos
Foi-se o tempo que Romero e Teresa tinham na ALE deputados como Iradilson Sampaio, Édio Lopes e Otoniel Ferreira que os defendiam de tudo quanto fosse acusação. Há tempos que Romero e Teresa são atacados e nenhum parlamentar dá um piu em defesa ou contesta, por exemplo, os ataques corriqueiros de Telmário Mota.
Vazio
Como avalia um experiente observador da política macuxi, há um vazio "ocupado" por uma terceira via preguiçosa, com políticos com mandato e sem mandato que não caminha nem junto a Neudo e nem junto a Romero Jucá. Mas vê-se, até aqui, que é realmente preguiçosa, como dito acima.
Perguntinha:
Por onde andam ou em que base estão os ex-deputados Berinho Bantim, Márcio Junqueira, Urzeni Rocha, Raul Lima, Jean Padilha, Raul Prudente, Ionilson Sampaio e outros?
Quem tú irias deixar "pianinho", Telmário?
Eleito prometendo deixar Romero Jucá, "pianinho", Telmário Mota tem sido expectador privilegiado da desenvoltura e prestígio do seu "alvo". Nesse primeiro ano de mandato de Telmário, Romero foi relator da reforma política, do Orçamento, da CPI do Futebol, deu entrevistas de página inteira para os jornais "O Estado de S. Paulo", "Folha de S. Paulo" e "Correio Braziliense", foi entrevistado das Páginas Amarelas (Veja) e será o entrevistado do Roda Viva, tradicional programa de TV Cultura.
Quando Telmário, em pelo menos um mandato (oito anos) protagonizará a metade do que o seu "alvo", vem protagonizando?
Fanfarrão
"Pessoa que se diz bom, superior, valente, etc. sem o ser. Poderá ser aceita a definição em apreço, mas, na maioria dos casos, Fanfarrão, em primeira definição, é um indivíduo arrogante, que se arvora em valente e "capaz de tudo", quando, na realidade, se colocado à prova... não tem valentia nem é "capaz de tudo"! Foge do perigo ou situações embaraçosas e, não tem carácter e ou honorabilidade."
Mantendo a média
O primeiro sogro e secretário de Justiça, Josué Filho, ostenta numa boa o recorde de em menos tempo de secretariado superar todos os antecessores na questão de fugas de presos da Penitenciária de Monte Cristo. Dia 21, pelo menos 10 detentos fugiram mantendo o rítmo desde que "Sogrão" assumiu.
Coisa de petista desequilibrado
O ator José de Abreu é petista de carteirinha e todo mundo - ou quase - sabe disso. Que ele defenda suas idéias e simpatias políticas partidárias, sempre, pois é um direito dele e de todo cidadão. Mas, cuspir - como fez intolerante e vergonhosamente o deputado Jean Wyllys contra o colega Jair Bolsonaro, na votação do impeachment - num um casal, em restaurante no Rio, demonstra que ambos nutrem nojo por quem pensa e defende o contrário deles. Na sequência de um sentimento e ato desses, só a vontade de agredir fisicamente ou algo mais, que só ainda não foi feito por falta de coragem ou oportunidade.
Reunião
E Neudo Campos reuniu em sua casa na Praça da Bandeira a base governista na ALE. Ouviu muita reclamação de que não atende a maioria da bancada, prestigiando só os deputados Mecias de Jesus e Brito Danadão. Neudo prometeu rever essa situação, e pediu união para votações da base em apoio ao governo.
Uma fonte garantiu à Coluna que Neudo destacou que essa união será importante para o futuro que se avizinha com Romero Jucá atuando como "primeiro ministro" do governo Temer. Ele acredita piamente que o senador fará a "maldade de fechar as torneiras para o estado" só para desgastar dona Suely e facilitar uma candidatura do PMDB ao governo do estado em 2018.