00:00:00

Edersen Lima

Natureza é implacável com obras mau feitas


O melhor fiscal
\"\"Não existe melhor fiscal para obras públicas do que a natureza. É a atuação dos ventos, do Sol, e das chuvas que testam e fiscalizam de verdade se o trabalho foi bem ou mal feito. Infelizmente, algumas obras quando comprovados o mau serviço, podem causar danos fatais. E isso foi o que aconteceu ontem pela manhã na avenida Niemayer, na encosta com o mar, no bairro de São Conrado, no Rio de Janeiro. Parte da ciclovia que foi entregue em janeiro passado, não suportou os impactos das ondas provenientes de uma ressaca, e desabou matando duas pessoas.
Engenheiros ouvidos pela imprensa afirmam que ou o cálculo de impacto foi mal previsto ou o serviço mau feito diante da força da natureza.


Desbotada e sem tinta
\"\"Coincidentemente, ontem, também, depois de uma chuva que durou boa parte da madrugada, trechos da ciclovia de Boa Vista, entregue menos de duas semanas, ficaram desbotados e sem tinta, o que comprova que o material usado não levou em conta o efeito das águas da chuva.
A Prefeitura já manifestou que irá cobrar providências da empresa responsável pela obra, sem que os reparos acarretem em mais despesas.
A Coluna aproveita a oportunidade para sugerir que a tinta a ser usada não se torne um sabão quando molhada, o que, com toda certeza, causará acidentes.


Motivos
Governantes sempre defendem os custos - alguns descaradamente altos - de que obedeceram o melhor preço. Quando se vê o que aconteceu com ciclovia do  Rio, por exemplo, fica claro que se o serviço saiu barato, o motivo é a falta de cálculo correto no projeto ou trabalho não realizado decentemente. Se os custos estão em termos de "preço justo", o cidadão foi lesado por um serviço porco e criminoso.


Aguardando
Expectativa é grande de fornecedores e prestadores de serviços para o governo do estado. A segunda parcela do Fundo de Participação dos Estados (FPE) foi depositado anteontem na conta do governo, que terá, ainda que destinar os repasses constitucionais aos demais poderes, que não estão sendo repassados de forma integral.


Igual
A mesma expectativa vivem também fornecedores e prestadores de serviços da Prefeitura de Boa Vista, com o depósito do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que também caiu na conta dia 20 passado.


O 'mal" para o 'bem'
A constatação é geral. A governadora Suely Campos que não faz cerimônia em demonstrar sua contrariedade com o vice Paulo César Quartiero, tem nele o melhor e maior aliado para não ter dor de cabeça com pedidos de afastamento ou maiores investigações da Assembléia Legislativa.
Deputados preferem Suely com acusações de má gerenciamento do estado, do que um político tido populista e como uma "caixinha de surpresa".


Dilma ajudou Boa Vista
\"\"A senadora Angela Portela está usando as redes sociais e imprensa para divulgar que são, segundo ela, os recursos federais que garantiram obras que beneficiam a população de Boa Vista. "E que os recursos foram liberados, apesar da prefeita fazer oposição do governo, e do senador Romero Jucá ser um dos articuladores da cassação da presidenta Dilma?".
Angela destaca que "em nenhum momento, a presidenta Dilma permitiu que a população de Boa Vista fosse penalizada pela posição contrária da prefeita e do senador do PMDB, tanto que as provas estão aí: praças, creches, unidades básicas de saúde, asfaltamento, saneamento e ciclovia em Boa Vista. E o mesmo vale para o restante do Estado", conclui.


Histórico
O ditado diz que, "quem cria fama, deita na cama". E o histórico de mudar de lado quando o jogo ainda está sendo jogado faz parte do curriculum de Telmário Mota. Anteontem em um restaurante de Brasília, um experiente observador da política macuxi afirmou: "Alguém aqui vai se surpreender se na votação do impeachment da Dilma no Senado, o Melancia vai votar contra ela, alegando alguma conversa fiada de que ele foi eleito pelo povo e o povo quer impeachment dela?"


Restropectiva
\"\"Pelo histórico de Telmário, ele era líder de Iradilson Sampaio na Câmara de Boa Vista. Recebeu apoio maciço dele para ser o mais votado em 2008. Porém, em 2012, disputou a Prefeitura criticando Iradilson. Em 2010 estava grudado com Neudo Campos no primeiro turno para o governo. No segundo turno, sucumbiu à oferta de Anchieta Júnior de uma secretaria e cargos no governo. Em 2014, depois de se beneficiar com a estrutura que Anchieta lhe deu, saiu falando mal dele e se candidatou ao Senado, se aproveitando do racha entre o ex-governador e o ex-deputado Luciano Castro que também disputavam o Senado.
Ou seja, quando o barco está navegando bem, coincidentemente, Telmário está nele. Quando começa a fazer água, coincidentemente, também, ele pula fora.


Candidatura
Passado todo o pesado clima de votação do impeachment de Dilma Rousseff na Câmara, o PSDB estuda data para oficialização da pré-candidatura da deputada Shéridan Oliveira à Prefeitura de Boa Vista.


Oito deputados
Mesmo não oficializada, a pré-candidatura de Shéridan tem apoio, segundo o líder do G12 ou G13 ou G alguma coisa, George Melo, de oito deputados estaduais, saudosistas do estilo Anchieta Júnior de governar.

 

Sabe tudo
\"\"Falando em George Melo, um colega do grupo por ele liderado comentou com a Coluna: "Está explicado como ele sempre sabe o que sobra de recursos no caixa da Assembléia", se referindo à informação de que o secretário de Finanças da ALE, Gerson Melo, irmão de George, lhe repassa dados do que entra e sai em recursos no Legislativo, o que não é nenhum crime.

 

Apoio de 367 deputados
O presidente do PMDB, Romero Jucá, minimizou em um evento com empresários em Foz do Iguaçu organizado pelo empresário tucano João Doria, a resistência do PSDB em integrar o ministério de um eventual governo Michel Temer. "O fundamental é ter o PSDB na base parlamentar, e isso está definido."

A avaliação dele é que, se a presidente Dilma Rousseff for afastada do cargo, o próximo governo contará com uma base parlamentar de 367 deputados federais. Ou seja: o mesmo número de deputados que apoiaram o impedimento na Câmara.


Em São Paulo
Romero Jucá acompanhou o vice Michel Temer na viagem que fez a São Paulo, onde ficaram por dois dias. 


Sem golpe algum
Ainda falando em Romero Jucá, ele fez questionamento pertinente sobre suposta intenção de Dilma acusar em seu discurso hoje na ONU, que está sofrendo um "golpe de estado": "Como há um golpe em andamento se ela (Dilma) viaja para fora do país, o vice assume como é de praxe, e ela sabe que vai retornar e voltar para o Palácio da Alvorada e despachar no Planalto, continuando na chefia da Nação?


Baixaria
Que o nível dessa legislatura na CMBV é uma das mais questionadas pelas polêmicas de mau uso de dinheiro público, todo mundo já sabe, mas o que ocorreu quarta-feira, 20, passou dos limites. Em votação, um vereador escreveu ofensa impublicável contra a prefeita Teresa Surita, revelando a falta de educação, a falta de dignidade e o baixo nível que cabem numa só pessoa, eleita para representar o cidadão.


Campanha
\"\"Confirmar a gestação ainda no seu início é essencial para um pré-natal completo e eficiente, ainda mais no delicado momento em que o país vive o surto de Zika Vírus. A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) tem reforçado campanha de conscientização chamando atenção de mulheres fazerem o exame assim que suspeitarem da gravidez. Para facilitar o diagnóstico precoce, o município disponibiliza gratuitamente, desde junho do ano passado, o teste rápido de gravidez (TRG) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Boa Vista. 


Desemprego
A taxa de desemprego voltou a subir e chegou a 10,2%, o maior patamar desde 2012, quando a pesquisa começou a ser feita.
O Brasil já conta mais de 10 milhões de desempregados. E o pior que é que os economistas não veem chance de melhora no curto prazo.
De quem é a responsabilidade depois de 14 anos de governo do PT?


"Meu malvado preferido"
Nas redes sociais, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, vem sendo chamado de "meu malvado preferido", que é nome de um desenho animado, e por ser quem levou o impeachment de Dilma à votação.

Últimas Postagens