00:00:00

Edersen Lima

Telmário nega alerta que deu para primo fugir da Justiça


Discriminação e falta de inclusão
\"\"
Hoje, 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down, as entidades envolvidas em ações voltadas para os portadores confirmam que a discriminação e a falta de inclusão são ainda os maiores problemas enfrentados por quem tem a síndrome.


Vai ter que esperar
Uma semana em que o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) não se reunirá devido ao feriado da Sexta-feira Santa, a decisão do ministro Gilmar Mendes de suspender a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Casa Civil não poderá ser alterada por nova decisão conjunta da Corte. No entanto, como relator dos processos da Lava Jato no Supremo, o ministro Teori Zavascki pode tomar decisão que altere o rumo do caso do ex-presidente.
Na última sexta-feira, Gilmar Mendes suspendeu a nomeação de Lula sob o argumento de que ele foi nomeado para ter foro privilegiado garantido e, assim, não ser investigado pelo juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância. Com a posse no ministério, Lula seria investigado exclusivamente pelo STF. Na decisão, Mendes determinou que a investigação do ex-presidente seja mantida com Moro.
Gilmar Mendes entendeu que Lula quis fugir, com foro privilegiado, da investigação do juiz Sérgio Moro.


Não confirmou candidatura
\"\"Falando a Coluna, o deputado Hiran Gonçalves, que ingressou no PP, não confirmou candidatura à Prefeitura de Boa Vista, porém admitiu que, diante de uma aliança que reúna tanto o PP como outras siglas, poderá analisar a possibilidade.
"Houve só uma cogitação e não um anúncio de candidatura", informou Hiran, que ingressou no PP com a promessa de ssumir o comando do partido em Roraima.


Diplomático
Sobre assumir o comando do PP, Hiran foi bem diplomático. Disse que desconhece qualquer descontentamento ou intriga criada pelo atual presidente da sigla, NEudo Campos. Segundo Hiran, houve um entendimento com o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do partido que entendeu que a presidência do diretório regional deveria ficar com um deputado federal, prestigiando assim quem soma para fortalecimento da sigla com mais cargos no Congresso Nacional e tempo de rádio e TV na propaganda política.


Não vai largar o osso
Mas ainda ontem um correligionário de Neudo Campos, atual presidente do diretório regional do PP, afirmou que Neudo "não vai largar assim tão fácil o osso". Ele lembrou que em 2013, o deputados Raul Lima ingressou no partido e ensaiou tomar o comando, porém o prestígio de Neudo, que não tinha o governo do estado nas mãos, como tem agora, superou a investida. "Neudo tem muita força dentro do PP. Acredito que continuará comandando o partido aqui em Roraima", afirmou a fonte.

 

Mesmo estilo

\"\"Único político roraimense a bater palmas e assobiar de alegria presente à posse de Lula na Casa Civil, o senador das melancias, Telmário Mota, parece já ter assimilado estilo do ministro. Em áudio que circulou em crupos de WhatsApp, Telmário avisa o "primo" Gelb Pereira, de que "tua prisão deve ter saído. Te movimenta. Não deixa entregar, não". Pelo tom da voz e entonação mais acentuada nas palavras "te movimenta", a prisão "deve ter saído", e "não deixa entregar, não", percebe claramente a preocupação do primo irmão.


Não prova o que fala
No entanto, a la Lula, famoso por negar que saiba de algo sobre corrupção no seu governo e no de Dilma e das benesses que seus amigos empreiteiros presos na Lava Jato fizeram a ele e à sua família, Telmário Mota saiu atirando descontroladamente contra quem ele tem verdadeira fixação: Romero Jucá.
Telmário falou que foi vítima de grampo telefônico, e que esse grampo foi encomendado por Romero. Ele alega que uma servidora da Prefeitura de Boa Vista, um universitário
e um motorista do objetivo de sua fixação espalharam o seu alerta ao primo irmão, ou melhor, na versão telmariana, ele apenas "leu" para sua mulher, Suzete Mota, uma mensagem que recebeu. Porém, Telmário, sequer possui qualquer indício do que afirma.


Ignorância ou má-fé
Ora, Melancia, a Coluna recebeu o teu alerta ou teu texto interpretado por cinco colegas jornalistas, por três deputados estaduais, por dois servidores de gabinete de deputados federais. Ou seja, a tua gravação circulou por tudo quanto foi canto. É muita ignorância ou má-fé você acusar sem prova alguma de onde partiu o teu alerta ou texto interpretado.


O leitor decide
Mas pelo tom da voz, Telmário Mota parece um ator interpretando um texto em ação. Abaixo, o alerta ou interpretação de Telmário. O amigo leitor que tire suas próprias conclusões:


Histórico
Quem acusa, Telmário, tem o ônus da prova. Eu fiz isso aqui na Coluna e provei que você tinha condenações na justiça. E você o que fez, usou documento falso para negar isso.  Para enganar a justiça e seus iludidos apoiadores.
Com esse histórico, como acreditar nas tuas acusações, ainda mais sem qualquer indício que comprove tuas palavras?


Quebra de decoro parlamentar
Por ignorância ou pura má-fé, Telmário Mota, acusou publicamente o colega e fixação mental, Romero Jucá de ter tramado um grampo telefônico contra ele. Relapso ou ignorantemente aloprado, Telmário Mota, deveria saber algo mais sobre falta de decoro parlamentar. Acusar um colega de parlamento de crime como esse de grampear telefone, é muito grave. Se tiver provas, ótimo. É mais que quebra de decoro, é crime. Mas se não as tiver, é falta grave de decoro parlamentar de quem acusa irresponsavelmente ou criminosamente.
Como você reageria, Melancia, se fosse acusado por um colega por crime que não se provou que tenha cometido?


Tem que provar
Para honrar o mandato e a calça que veste, amigo leitor, Telmário Mota, está na obrigação de provar, primeiro, que não mandou a mensagem para o primo irmão; e segundo, quem é o autor do grampo que ele acusa ser vítima; e terceiro, que o jornal Roraima em Tempo é tudo aquilo que ele bravejou.
Mas pelo histórico de apresentar documentos "oficiais" falsos, é bom que comprove, senão, caíra no descrédito total.


Interessantes e picantes
Quem conhece Telmário Mota, e suas ações parlamentares e questões pessoais, sabe que têm coisas muito mais interessantes e picantes para se "vazar", para se tornar públicas  do que um alerta ou um texto interpretado para sua companheira de 30 anos, condenada pelo rombo dos Gafanhotos, que ele já anunciou que, decretada sua prisão, "tranquilamente" irá levá-la à Polícia.


O que deveria fazer
Ao invés de ameaçar policiais federais que atuam na Lava Jato caso "sinta o cheiro de vazamento de informacões sobre a operacao, preocupado, sim, com o que venha atingir Dilma e Lula, o ministro da Justiça, Eugênio Aragão, deveria é defender melhores condições para que o trabalho da Polícia Federal seja feito a fundo, em nome da lei e da sociedade.


Quem paga?
\"\"Lula só se desloca de São Paulo para quer cidade do país em jatinho particular. Quem é ou são esses amigos ou admirados que bancam generosa mordomia?


Vergonha e constrangimento
E se não quer passar vergonha e constrangimento, Lula tem que viajar de jatinho, mesmo. Se pisar em qualquer aeroporto do país, vai sofrer vaias, xingamento e risco de peia.


Preso em liberdade
Aliás, Lula vive há tempos em certa prisão. Não pode sair de casa para nenhum lugar, seja o estádio Taquerão, do seu Corinthias. Seja na galeteria próxima de seu apartamento em São Bernado. Seja na padaria da esquina pelos mesmos motivos que tem que  evitar vôos domésticos.


 

 

Últimas Postagens