- 11 de julho de 2025
Fator Azamba
O esquema que tem onerado o orçamento da Assembléia Legislativa, batizado de "Fator Azamba", funciona assim: conhecedor do que entra e sai da Casa, o líder do G13 ou G12 ou G alguma coisa, George 'PF' Melo, dá apoio e pilha aos colegas para que reivindiquem mais estrutura da Mesa Diretora, até como gratificações. Aí, os pedidos rolam, a pressão acontece e dá-lhe mais gastos.
Só que, por traz dessa atenção toda em prol de mais estrutura aos colegas, está o próprio interesse em também obtê-las e desfrutá-las, ou não?
Feitos e feitios
A estratégia acima consta em um relatório que colegas, enciumados com o poder de 'PF' junto à Mesa Diretora, estão elaborando sobre seus feitos e feitios.
Só 5% da capacidade
Muito séria e grave a informação do deputado Izaias Maia, de que o complexo energético de Guri está trabalhando com apenas 5% de sua capacidade. Cabe ao governo federal apurar tal informação e buscar meio urgente de se encontrar solução pois com funcionamento de apenas 5% de capacidade, mais um apagão geral, e dessa vez possivelmente bem maior é um anunciado.
Cobrança
Na mesma balada de encontrar solução para a crise energética em Roraima, a senadora Angela Portela acompanhou a governadora dona Suely Campos à audiência com o ministro Eduardo Braga (Minas e Energia). Elas cobraram solução urgente para os constantes cortes de energia no estado, e que o governo federal tome providências para que outro apagão, igual ao que ocorreu no domingo e segunda-feira passados, não ocorra novamente.
Combustível venezuelano
Angela e Suely propuseram que o governo federal importa combustível da Venezuela, que tem preço bem inferior ao adquirido pela Eletrobras junto aos fornecedores brasileiros.
Faça o que digo e não o que faço
"Lendo, vendo ou ouvindo o que sai na imprensa não é difícil ficar espantado e indignado com os políticos e administradores públicos pelo fazem com o dinheiro arrecadado dos contribuintes, que deveria obrigatoriamente ser destinado à feitura do bem comum. Ao contrário, o que se constata é que esses agentes veem, no Tesouro público, um local que serve unicamente para abocanhar seu quinhão. É raro ver uma política de gasto do dinheiro público que vise atingir o interesse da maioria da população, que paga impostos e elege essa mesma gente que usa o poder para se locupletar daquilo de deveria ser de todos", esse discurso em defesa da ética e probidade com a coisa pública, escrito por um condenado na justiça federal pelo rombo de mais de R$ 40 milhões na lunática obra da dragagem do rio Branco, Getúlio Cruz, o senhor dragagem.
O crime compensa
E os mensaleiros descarados João Paulo Cunha e Delúbio Soares estão livres, leves e soltos. A justiça acatou pedido de perdão judicial dos dois.
MPE pede a prisão de Lula
Em São Paulo, os promotores estaduais detalharam ontem a denúncia à Justiça contra Lula, a mulher dele, dona Marisa, e mais 14 pessoas. Segundo o Ministério Público, Lula ocultou patrimônio no caso do triplex em Guarujá. Num documento de 66 páginas, que complementa a denúncia, os promotores pedem também a prisão preventiva do ex-presidente.
Motivos
No pedido, os promotores destacam um trecho do código de processo penal que diz que “a prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica e para assegurar a aplicação da lei penal".
Em outro trecho, os promotores afirmam que Lula "atentou contra a ordem pública ao desrespeitar as instituições que compõem o sistema de Justiça". E que "do alto de sua condição de ex-autoridade máxima do país, Lula jamais poderia inflamar a população a se voltar contra investigações criminais". Além disso, “o denunciado se vale da sua força político-partidária para movimentar grupos de pessoas que promovem tumultos e confusões generalizadas, com agressões a outras pessoas, com evidente cunho de tentar blindá-lo de investigações e de eventuais processos criminais”. E citam os confrontos na frente do aeroporto de Congonhas, enquanto Lula era ouvido pela Lava Jato em São Paulo, na última sexta-feira (4).
Razões
E os promotores têm razão. Lula, assim que saiu da PF, promoveu uma "coletiva-discurso", se mostrando irritado e revoltado por ter sido levado coercitivamente a prestar depoimento na Polícia Federal. Os promotores também apresentaram Lula mandando que a Justiça, o MPF e a PF "enfiassem no rabo o processo" contra ele, em um vídeo gravado pela deputada Jandira Feghali.
E finalizam dizendo que fica "patente a hipótese de necessidade de prisão preventiva do ex-presidente por suas manobras violentas e de seus apoiadores, com defesa pública e apoio até mesmo da presidente da República”.
O Ministério Público pediu ainda à Justiça a quebra do sigilo fiscal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre 2012 e 2015, e que as 16 pessoas denunciadas sejam proibidas de deixar o país e entreguem seus passaportes às autoridades.
Depoimentos atestam
“Vale dizer ainda que todas as testemunhas, de maneira absolutamente uniforme, imparcial, coerente, harmônica, firme, nos relataram que, efetivamente, aquele imóvel era destinado à família presidencial. Nós também escutamos corretores da época da venda desse imóvel e todos diziam, todos disseram que o ‘mascote’ da venda daquelas unidades era o ex-presidente da República. Eles sinalizavam para os eventuais compradores que poderiam jogar bola com o presidente, passear com o presidente, enfim, poderiam ter segurança um pouquinho maior por conta da presença da figura ilustre do ex-presidente da República naquele condomínio”, disse o promotor José Carlos Blat.
Perguntinha
E Telmário "dos galos" Mota, não fala nada em defesa do molusco brabo?
No Facebook
.
Fotos do advogado Gioberto de Matos Jr. mostram o descaso com a AABB de Caracaraí.
Não é perseguidor
Para quem acha que o polêmico juiz Hélder Girão Barreto, decretou a prisão de Neudo Campos, que lhe acusa de perseguição, por pura perseguição, fica a decisão dele de decretar cumprimento de pena de três ex-assessoras de deputados envolvidos no Escândalo dos Gafanhotos. Ou seja, HGB, pelo sim pelo não, se mostra coerente e não perseguidor.
No Facebook
Vibração, convicção e paixão na postagem.
Alerta
Chamada de "tonta" e "falsa" em postagens tornadas públicas por uma assessora do marido, a mulher de um deputado foi alertada sobre as mensagens que troca pelo aplicativo WhatsApp, justamente com a tal assessora.
Redes sociais são hoje os ventiladores que de tudo se atira.
Peixe na rede
Viralizou ontem na rede que Lula será o ministro da Pesca: já tem barco, 2 pedalinhos e como todo pescador, mente que nem sente.
Domingo, 13 de março