- 11 de julho de 2025
Atrapalhando sem motivo
Ontem, durante votação na Comissão de Constituição e Justiça da PEC 03 – que permite o enquadramento de ex-servidores do ex-Território de Roraima na Folha da União, a senadora petista Gleisi Hoffman inventou de pedir vista a um processo que em nada vezes nada tem a ver com o seu estado, Paraná. O porquê disso, é bom a senadora Angela Portela, que é do mesmo partido de Gleisi, se informar e na oportunidade, lhe chamar a atenção para o prejuízo que isso causa a milhares de ex-servidores dos ex-territórios do Amapá e de Roraima.
Antes que apareça alguma liminar
Como gato escaldado tem medo de água fria, e pelo histórico de liminares que impediram posses de dese,bargadores nas últimas votações, o Tribunal de Justiça empossa hoje os três novos desembargadores, dois dias depois do Conselho Nacional de Justiça ter validado decisão do Pleno em outubro passado.
Voto contra a Funai
É esperado que o voto do ministro Marco Aurélio Mello, do STF, sobre o pedido de retirada de moradores não índios da cidade de Pacaraima protocolado pela Funai, seja contrário, mantendo o município emancipado fora dos limites das áreas indígenas. Isso proque, Marco Aurélio, foi o maior divergente da proposta de demarcação em área contínua da reserva Raposa Serra do Sol.
O ministro defendeu que estradas e núcleos produtivos ficassem de fora daquela demarcação.
CRAS
O dia ontem foi de festa para os integrantes dos projetos sociais, as famílias acompanhadas e os servidores do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Centenário. A quarta marcou a reinauguração da unidade que passou por uma reforma completa e ampliação.
Tradudor intérprete
Dona Suely Campos foi chamada a vir a Brasília para reunião com a presidenta Dilma. Na pauta da reunião assuntos como pagamento da dívida dos estados, ajuste fiscal e claro apoio ao governo federal.
Será que dona Sula irá levar a tira-colo o conselheiro tradutor intérprete Neudo Campos?
Surfa sem oposição
E falando em dona Sula, ontem dois deputados da sua base, meio que comemoravam o fato de com um ano e três meses de governo, não há contra ela uma oposição de verdade. Discursos críticos e denúncias, comuns na gestão de Anchieta Júnior, foram poucos. O Ministério Público Estadual aje com certa parcimônia. E parte da imprensa, um tanto quanto complacente.
So nas redes sociais, o "couro" como em cima de dona Sula e seu "governo do povo".
Jalser é do Solidariedade
Aproveitando a janela partidária, o presidente da Assembleía Legislativa, Jalser Renier, assinou ficha de filiação no Solidariedade deixando o PSDC. "Nosso objetivo é que o eleitor tenha mais opções partidárias nas eleições, e o Solidariedade vem pra isso, como opção a mais. É um partido que está em crescimento, e vai crescer muito mais”.
Jalser assinou a ficha de filiação do Solidariedade no gabinete da liderança do partido na Câmara dos Deputados, e contou além da presença do presidente da sigla, deputado Paulinho da Força, com a presença do senador Romero Jucá e do ex-secretário de Saúde, Samir Haten.
Deboche, piada e escárnio
A equipe de assessoria de Lula resolveu fazer piada com a investigação sobre a propriedade do sítio em Atibaia frequentado pelo petista e por sua família. Uma postagem no perfil oficial do ex-presidente no Facebook usa os pedalinhos de cisne do sítio — que teriam capas com os nomes dos netos de Lula e foram adquiridos por um servidor da Presidência designado para trabalhar com ele — para ironizar a imprensa.
“Os pedalinhos de cisne: quem são? O que fazem? Como vivem? Sexta-feira, no Globo Repórter”. A postagem usa a imagem do apresentador Sérgio Chapelin e o logotipo do programa da Globo. No post, os assessores de Lula postaram as hashtags #jornalismopedalinho e #spotlight, numa referência ao filme vencedor do Oscar, que retrata os bastidores de uma grande reportagem.
Os autores da piadinha devem achar que ajudam o chefe. Nos comentários, apoio ao petista divide espaço com pesadas críticas, que acusam o ex-presidente de recorrer às piadas por não ter como se defender.
Presente de grego
E o senador das melancias, Telmário Mota, será o relator do processo de cassação ou não do colega Delcídio do Amaral (PT), gravado prometendo armar esquema de fuga para um preso da Lava Jato, além de manter mesada de R$ 50 mil para que esse preso não o entregasse à justiça como beneficiado de propinas do petrolão.
Com essa condição, "Melancia" apresentar relatório arrumando uma desculpa para que Delcídio não seja cassado diante do que foi exposto em vídeo, e da acusação feita a partir de delação premiada, o colocará no olho do furação da reprovação popular.
Se for pela cassação de mandato, terá que conviver com a reprovação do PT e do governo Dilma, o qual é defensor tipo animador de festa.
Telmário entregará Suzete "tranquilamente"
E falando em Telmário Mota, nas redes sociais circula vídeo onde ele, querendo mostrar austeridade moral, afirma que sua mulher, Suzete Mota, "deve (à justiça, por envolvimento no Escândalo dos Gafanhotos) e se tiver que ser presa, vai ser presa. A hora que a polícia decretar que ela vai presa, eu vou lá com ela, entrego tranquilamente". Ver vídeo abaixo:
Qual o nome disso?
O que se entende claramente é que Telmário reconhece a responsabilidade da esposa no rombo dos Gafanhotos, e que sendo decretada sua prisão, ele próprio a levará e a entregará "tranquilamente" para cumprir pena na cadeia.
Mas, Telmário, como assim "tranquilamente", um homem entrega sua companheira de quase 30 anos, que esteve ao seu lado nos bons e maus momentos, que pedoou suas falhas e traições, e que, provavelmente, lhe fez algum ou alguns agrados e mimos com o dinheiro desviado dos Gafanhotos?
Verdades expostas
E o estilo "ecológico" do vida boa Rudson leite, presidente do PV, corre risco de ser exposta pela vereadora Nira Mota, que não aguentou a ruma de obrigações que cada político com mandato tem que atender em nome da sigla, mas que são desmembradas ao bel entendimento de Rudson.
Enquanto isso...