00:00:00

Edersen Lima

MPE pede demissão de Pizzolatti


Apoio
O deputado George Melo, adepto declarado de acordos pela governabilidade, é quem vai preparar relatório sobre os vetos da governadora dona Suely Campos ao orçamento, que foram além. Dona Sula não só vetou como re-adequou o que os deputados tinham modificado, ou seja, criou nova regra à lei orçamentária, alterando o que foi alterando.


Tira-teima
Dessa forma, George Melo, que muitos desconfiam que há tempos atua na base governista de forma disfarçada, agora poderá tirar qualquer dúvida.


Toma-lá-dá-cá
Acordo pela governabilidade é aquele acordo senvergonha onde de um lado deputados apóiam projetos e decisões do governo, muitas até impopulares, em troca de cargos na estrutura governamental e indicações diversas.


Exemplo
Na mesma mão do tal apoio de governabilidade, a "base" para apoio da base de apoio do governo nada mais é que o toma-lá-dá-cá previamente acordado. O líder Brito Danadão, por exemplo, tem a mulher Ana Paula dona da Anapam, como prestadora de serviços na área de produção de vídeos e propaganda em contratos que movimentam milhões de reais por ano.
Danadão seria assim tão dedicado à função sem essa "questão" interna em funcionamento?


Perguntinha
Por outro lado, é moral um deputado aliado ter empresa da esposa faturando no governo?


Mal explicado
Não à toa, o deputado Sampaio das Diárias é elogiado pelos colegas como aquele que "só tema cara de leso". Ontem, ao blogueiro Luiz Valério, "Diárias" disse que mandou em 2013 para a Corregedoria da Casa que apurasse se suas diárias daquele ano eram irregulares, e nada foi constatado. Então, ele desafiou ou demais colegas a fazerem o mesmo diante das denúncias de farra.
Ocorre que, as diárias que Sampaio embolsou para "trabalhar" em todo o período de Carnaval e Semana Santa, em Manaus, ocorre em 2011. Fatos que ele nunca explicou.


Um ano depois...
O MPE levou um ano para ingressar com ação civil pública contra a nomeação do "petrolão" João Pizzolatti Júnior por não possui os requisitos necessários para assumir funções públicas como secretário de Relações Institucionais, como “o respeito aos princípios da moralidade administrativa, legalidade, impessoalidade, respeitando a supremacia do interesse público”.


Motivos
Na ação, o MPE lembra que Pizzolatti responde a ações criminais “pela suposta prática de corrupção passiva qualificada, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, figurando nas investigações como um dos maiores beneficiados do esquema da Petrobras S/A, além da acusação de recebimento de valor expressivo para financiamento de campanha e pagamento de serviços advocatícios”.


Nem tchun
Ao que tudo indica, o protesto do MPE contra a nomeação de Pizzolatti não vai gerar nenhum constrangimento e muito menos qualquer ação do governo comandado por Neudo Campos no sentido de que Pizzolatti seja demitido. Neudo sabe muito bem o que é estar na situação do amigo, garantem assessores mais próximos, e jamais demitirá um "igual injustiçado".


Nepotismo violentado
E mais imoral e conflitante com “o respeito aos princípios da moralidade administrativa, legalidade, impessoalidade, respeitando a supremacia do interesse público”, que p MPE alega, estão as nomeações de inúmeros parentes, aderentes e agregados da família da governadora, efetivadas por ela mesma.
Dona Suely abusou violetamente do que se poderia até chamar de cota de nepotismo em cima de qualquer interesse público e moralidade administrativa.


Consequência
O pior é assistir pastas governamentais dirigidas por sua parentada com alta incompetência que tem gerados riscos à sociedade. A de Justiça, comandada pelo primeiro sogro Josué Filho, mantém cotidiano de fugas mensais que resultam em mais assaltos e roubos na cidade. A saúde pública nunca passou por tantas denúncias de má prestação de serviços como no ano passado, dirigida por dois sobrinhos de Neudo Campos.


Ciclovia
Os tijolos ou marcações de cimento que delimitam pista e ciclovia estão sendo questionados nas redes sociais pelo altura e tamanho deles. Alguns carros já tiveram pneus furados devido ao choque com os objetos.


Retorno
Porém, não se pode negar o avanço social que a ciclovia representará, além da segurança aos ciclistas.


Não sabia
E com a cara mais lavada do mundo, o comandante das capnhas eleitorais do PT, João Santana, disse que não sabe a origem dos quase US$ 10 milhões que recebem em contas no exterior. 


Pérola
A pérola dita ontem saiu do advogado de Santana, Fábio Tofic: "Eles (casal Santana) dizem que nunca suspeitaram e por ora continuam acreditando que nenhum desses recursos tenha qualquer relação com crimes cometidos no Brasil ou fora do Brasil. Se eles soubessem que qualquer desses recursos recebidos nos exterior de campanhas no exterior tivesse relação com algum crime certamente se recusariam a receber. Ninguém é maluco", disse o defensor. "Eles não têm como saber de onde vem o dinheiro que os paga lá fora", resumiu.


Desconfiança
Suspeita essa decisão da TAM encerrar voos diretos entre Manaus e Boa Vista. Isso cheira à armação que funcionaria assim: A empresa deixa de fornecer o voo por algumas semans ou meses. Aí, diante da dificuldade criada com a rdução de transporte entre as duas cidades, a companhia anuncia o retorno da linha, porém com valor bem acima do que é cobrado hoje.

Últimas Postagens