- 11 de julho de 2025
Sem noção
Ontem nas redes sociais, Hugo Santos, cunhado da segunda filha, Emilia Campos, e filho do primeiro sogro Josué Filho, secretário de Justiça, tentava supor nas redes sociais que a falta de recursos era o motivo para a farra cotidiana de fugas a Penitenciária de Monte de Cristo.
Mal informado, o rapaz não sabe - ou sabe mas não tem lá muita noção do que seja - a Secretaria de Justiça priorizou a compra de tornozeleiras e a mudança de fornecedores de comida para o presídio que ultrapassam os gastos de mais de R$ 15 milhões. Apenas 10% disso, já dava para aumentar o efeitvo de agentes penitenciários em pelo menos 20%, e em obras de segurança como cercas elétricas e alarmes de movimentos.
Nem tem jeito
A questão da farra de fugas na PAMC não é de recursos, é de gestão, de competência de gestão. E quando não se tem competência, dinheiro algum do mundo dá jeito.
Só em Roraima
Só em Roraima, o histórico de mais de 200 fugas em um ano e dois meses o secretário de Justiça, que comanda o sistema penotenciário, é mentido no emprego. Porque só em Roraima, tal figura impoluta tem no curriculum e bagagem, o título de primeiro sogro. E isso, num governo nepotista, é muita coisa.
De novo como sempre
Não à toa, ontem, mais uma vez, a vigéssima ou trigéssima na gestão de Josué Filho, celulares foram encontrados dentro da PAMC.
No Carnaval, Josué 'Sogrão' Filho, pegou seu chapéu de malandro e foi curtir a festa
enquanto 49 presos fugiam da PAMC.
ZARC
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu assinou nesta ontem durante audiência concedida ao senador Romero Jucá, o documento que estabelece o Zoneamento de Risco Climático para Roraima ( ZARC ). O Zoneamento Agrícola de Risco Climático é um instrumento de política agrícola e gestão de riscos na agricultura. O estudo é elaborado com o objetivo de minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos e permite a cada município identificar a melhor época de plantio das culturas, nos diferentes tipos de solo e ciclos de culturas.
“Com isto nossos produtores poderão conseguir empréstimos com juros mais baixos junto aos bancos oficiais, o que certamente fortalecerá nossa produção e nossa economia. Este documento chega num momento importante, onde nossos produtores sofrem com a estiagem e necessitam de incentivos”, afirmou Romero Jucá após a reunião.
Vem de longe
A Polícia Civil está disposta a investigar o uso abusivo de diárias na Assembléia Legislativa. O delegado que comanda a investigação começou tarde. Há anos que os gastos nesse quesito são altos na Casa, porém suspeitos, só mesmos na legislatura passada, que o digam o homem do milagre da multiplicação dos bens, Mecias de Jesus, e o colega Sampaio das Diárias (esse que ganhou a alcunha nota-se o porquê).
No Carnaval, Semana Santa e nas rebeliões
Sampaio das Diárias nos primeiros dias de mandato pegou uma série delas para "trabalhar" durante todos os dias de festa do Carnaval em 2011 viajando para Manaus, e na sequência, 'trabalhou" durante todo o feriadão da Semana Snata daquele ano, também, em Manaus. Depois pegou cinco diária para ir a Rondônia apoiar greve de policiais militares, fazendo o mesmo em São Luís, no Maranhão, onde ganhou apelido sugestivo. Tudo isso com diárias da ALE. Ver abaixo:
Milagreiro e ilusionista
No entanto, a farra mais escancarada e abusiva que se tem conhecimento na ALE foi desfrutada pelo milagreiro Mecias de Jesus, que desenvolveu talento também para operar o milagre de estar em dois ou três lugares ao mesmo tempo, nesse caso em Manaus, São Paulo e Rio de Janeiro. Esse milagre ou mágica ilusionista ocorreu no período de 6 a 19 de julho também de 2011, com passagens e diárias recebidas da ALE para ele e para o seu segurança. Mecias, assutado e com medo sabe-se lá do quê que tenha aprontado, não andava só de jeito nenhum, com isso, o contribuinte tinha que bancar mais gastos.
Diárias para curtir formatura da filha
No Diário Oficial do Poder Legislativo, edição do dia 4 de julho de 2011, autorização para o deslocamento de Mecias de Jesus - e do seu segurança - para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro para tratar de assuntos de interesse da Mesa Diretora. Foi-lhe concedido dez (10) diárias de quase R$ 2 mil cada uma.
Ocorre que, no dia 7 de julho de 2011 (um dia depois de "viajar a trabalho" para São Paulo e Rio), Mecias estava em Manaus participando da solenidade de colação de grau da filha Jenifer de Jesus, como pode ser comprovado pela foto abaixo. Ver baixo:
Na festa
Três dias depois de entregar o diploma à filha que se formou em Medicina, Mecias de Jesus continuava em Manaus e junto com o assessor braço direito, J.R. Rodrigues, comemorava a festa de formatura de Jenifer. Isso na noite do dia 11 de julho, como também pode ser comprovado pelo registro abaixo onde a máquina fotográfica, inclusive, informa a data.
Viagem para Disney
No dia 13 daquele mesmo mês de julho de 2011, Mecias foi ao Aeroporto Eduardo Gomes, ainda em Manaus, se despedir da mulher Darbilene Rufino do Vale, a Dárbi - ou "Rainha dos Gafanhotos" como consta em vídeo de reportagem do Jornal da Globo, no Youtube -, que acompanhada da filha Darbizinha, viajaram para Miami, Estados Unidos, para passar as férias em Orlando no mundo maravilhoso da Disney.
Responde, Houdini:
Computando, de 6 a 13 de julho, são oito dias passados em Manaus. Mas as passagens e diárias para Mecias e seu segurança não eram para ir "tratar de interesses" da ALE em São Paulo e Rio de Janeiro?
O delegado que investiga os gastos atuais de diárias não se interessaria em questionar se Mecias teria a boa vontade de apresentar os bilhetes utilizados nessa sua missão oficial?
Isso porque, vá lá que se suspeite que, além de pegar e embolsar o dinheiro das diárias dele e do seu segurança, Mecias de Jesus, re-utilizou os trechos para outros destinos a bel prazer?
Mais uma perguntinha para Houdini:
O que tratavam mesmo os tais "assuntos de interesse da ALE" para Mecias viajar em pleno recesso parlamentar para o Rio e São Paulo?
Alienação parental
Pesquisas apontam que mais da metade das queixas-crime de alienação parental são contra as mães. Como na maioria dos casos, a criança fica sob cuidados da mãe, acaba por virar objeto de barganha, mercadoria a té de vingança sendo usada para punir e de má-fé denegrir a honra do companheiro como se vê hoje nas redes sociais.
Muitas vezes o genitor que tem a guarda manipula a criança. Outras vezes fazem vitimismo na frente dos magistrados e pior, em público via redes sociais.
Exposição e vingança
Outro dia, uma mãe expôs o pai da filha como irresponsável e desumano em se recusar a sair da sua casa de madrugada para ir até a casa da criança para levá-la ao hospital.
Depois descobriu-se que em outras ocasiões a mãe utilizou do mesmo artifício só para tirar o pai da sua casa para, inconformada, discutir o fim da relação, o que sempre acabou em mais brigas e discussões.
Crime tem que ser denunciado
Há recomendação de psicólogos e sociólogos de que a criança não deve pagar pela amargura, dor ou raiva nem do pai nem da mãe. No entanto, cabe ao pai ou mãe a responsabilidade em procurar o pdoer público e denunciar quem pratica a alienação parental, bem como manter comportamentos inadequados, violentos e desequilibrados emocionalmente. Nesse pornto, a própria alienação parental exposta é o grave sinal da falta de equilíbrio psicológico.
Terrorismo
A Câmara dos Deputados concluiu ontem a votação de lei que criminaliza o terrorismo sem incluir as manifestações políticas e sociais como possíveis atos desse crime. Foram em manifestações sociais que quebra-quebra, agressões e até morte foram registradas.
A ausência de legislação sobre o tema deixava o país sob o risco de sofrer sanções internacionais.
BR-210 em obras
O secretário do Ministério dos Transportes, Luciano Castro, informou ontem o retorno das obras para a BR-210, pavimentando-a do Km 500 até São Luiz do Baliza.
Muita coragem para encarar
Depois que uma adolescente assumiu que simulou e mentiu que teria sofrido um estupro em uma rua do bairro São Francisco, usuários do Facebook lembraram da postagem de uma roliça usuária que postou ter sido seguida por um corajoso estranho que ela suspeitou querer encará-la.
Circulando
A recomendada tática de negar até a morte nunca esteve tão em alta em grupos de Whats.