00:00:00

Edersen Lima

Suely Campos nunca foi tão Suely Campos


Inventando regra
\"\"O governo de dona Suely Campos inventou - sim, o termo é inventou - uma nova regra para vetar e legislar sobre o orçamento do estado: discordou das mudanças e emendas feitas pelos deputados ao texto original, vetando alguns ítens remanejando aleatoriamente parte de recursos de uma destinação para outra, como se isso fosse legalmente possível.
Ocorre que, como diria Arnaldo César Coelho, a regra é clara: o veta-se o Orçamento em parte ou de forma integral, ou o aprova. Essa coisa de alterar o jogo, tirando R$ 10 milhões em emendas parlamentares de uma destinação para outra não existe, pois quem legisla é o Legislativo, e o Executivo não pode simplesmente alterar (ou legislar) o que os deputados aprovaram como emendas ao seu bel prazer. Repete-se, ou veta ou aprova, mudar não pode.
 
 
Acionado
Com essa coisa de dona Sula "legislar" o orçamento, já tem quem aponte crime administrativo. O Ministério Público Estadual, guardião da Lei, já foi comunicado sobre o assunto.
 
 
Batismo
Essa regra nova de "vetar e legislar" o orçamento, já está sendo chamada de regra "Hankleineana" em homenagem ao seu provável criador.
 
 
Entende muito
Por outro lado, esses vetos "alternativos" ao orçamento feitos pelo governo, mostram o quanto dona Sula entende desse riscado.
 
 
Na essência
E falando em dona Sula, a resposta truncada e mal concatenada que deu (ver vídeo abaixo) sobre a atrasada decisão de reduzir em apenas 20% seu salário e do secretariado como contenção de gastos está para virar "meme" nas redes sociais.
Alí, Suely Campos foi Suely Campos na sua mais pura e genuína tradução: olhar e ar superior; jeito de quem não gosta de dar muita explicação - até porque ficou claro que ela não tinha ou não sabia lá muito o que explicar -, e os braços no tradicional gesto de rodopiá-los em frente ao busto quando procura uma palavra ou um termo ou uma frase para concatenar sua idéia.
 
 
Nem o Rubinho seria tão atrasado
A verdade é que, quase um ano e um mês depois que assumiu o governo, é que dona Suely Campos entendeu que tem que cortar gastos e colocar em prática as medidas que anunciou como redução de salários governamentais, cortes de diárias e passagens (isso depois que o maridão manda-chuva viajou pra cima e pra baixo representando o estado) e combater gastos de custeio.
Nem o Rubinho Barrichello seria tão atrasado em tomar tais decisões que dona Sula as tomou e anunciou como grande feito do seu governo.
 
 
Alertou
Em setembro do ano passado, em entrevista à rádio 93 FM, o senador Romero Jucá acusou o governo do estado de não estar se preparando para a forte estiagem que os institutos de meteorologia previam para Roraima, para o início de 2016. Dito e feito, o dona Sula e sua equipe patina em decisões atrasadas enquanto as queimadas torram o lavrado e áreas de florestas do estado.
 
 
Outro que alertou
O alerta e proposta para se combater as queimadas vem de antes. O então comandante dos Bombeiros, Leocádio Menezes, em 2013 propôs ao então governador Anchieta Júnior, que criasse o grupo de agentes de combate a queimadas, treinando em cada município turmas para ajudar na prevenção e no enfrentamento das queimadas.
Anchieta achou desnecessário e guardou na gaveta a proposta.
 
 
Até quando, babá?
\"\"E babalaô (aquele que antever) questiona "até quando" citações de supostos mal uso de dinheiro público serão noticiados, mas esquece de que se perguntar "até quando" vai conviver na situação de condenado pela justiça federal pelo rombo da lunática obra do rio Branco, coisa besta de mais R$ 50 milhões dragados para o bolso de quem, Babá?
 
 
Prescrição
Getúlio Cruz não fala nada, mas completando 70 anos, a condenação, no talvez maior crime ambiental de Roraima, por desvio de dinheiro público cai pela metade, e pode ser prescrito.
 
 
Vítima
\"\"
 
 
Seu Dirceu Borboleta
Quem quiser tirar o líder do G13 ou G12 ou G alguma coisa, George Melo, do sério e deixa-lo mais gago que o o seu "Dirceu Borboleta", personagem de Dias Gomes na novela "O bem-amado", é só falar em quebra de sigilo telefônico. Ele se indigna facilmente com o assunto.
 
 
Parceria
E já que se falou em George Melo, a aproximação e boa relação que mantém com o deputado Brito Danadão está sendo vista como profícua em nome da governabilidade - aquele termo sem vergonha que se dá ao apoio de deputados em troca de indicações no governo, mas que não significa em hipótese alguma apoio eleitoral - nas votações na Assembléia Legislativa.
"Tudo bem que ele (George Melo) mantenha boa relação com o governo, só não pode é sair vazando o que é tratado aqui no grupo", comentou um experiente deputado do G alguma coisa.
 
 
Pedal de aventura
\"\"
Os amantes e atletas do ciclismo enfrentaram neste sábado, 30, uma desafiadora prova nas areias, florestas e águas da Praia do Caçari. O Pedal de Aventura, promovido pelo Núcleo Integrado de Atenção Biopsicossocial (Niab) da Guarda Civil Municipal, reuniu no local um total de 90 atletas da modalidade, entre eles, profissionais da Segurança Pública de Boa Vista.
 
 
Chupando os dedos
Vistos como prestigiados no governo de dona Sula, o homem do milagre da multiplicação dos bens, Mecias de Jesus, e o deputado Brito Danadão, ficaram por assim dizer "chupando os dedos" com o convide ao colega Oleno Matos - e prontamente aceito - para assumir a Casa Civil.
 
 
Calcanhar na bunda
De um jornalista gozador: "O Oleno saiu correndo tão empolgado mas tão empolgado para assumir a Casa Civil, que o calcanhar batia na bunda".
 
 
Agilidade e dinamismo
Já para a Representação do governo aqui em Brasília, a chegada da primeira filha Daniele Campos é tida como quem vem para dar agilidade e dinamismo no setor.
 
 
Não tem Pobre Juan
Alma penada sempre quer uma velinha. E não é diferente com político que nas trevas do ostracismo, sempre lança uma "candidatura" ao Executivo para se dar notoriedade. E há quem embarque nesse balão de ensaio mesmo diante de perfil reconhecidamente nada de executivo. É só lembrar: Boa Vista não tem Pobre Juan.
 
 
Posteridade
\"\"
Fechando a página de hoje, a advogada Dayenne Carramilo.

Últimas Postagens