00:00:00

Edersen Lima

Chico tá fora dos planos de Anchieta


Chico tá fora
\"\"Um discreto observador da política macuxi afirmou ontem ao ex-governador Chico Rodrigue  que ele pode botar o bigode de molho que o PSDB regional jamais lhe dará vaga para disputar a Prefeitura de Boa Vista no ano que vem. O motivo é bem simples: sem recursos e com pouco apoio político, o presidente do PSDB, José de Anchieta, enxerga na negociação do apoio dele e da sua ex-mulher Shéridan (candidata do coração de Anchieta) com o governo de Neudo e Suely Campos no segundo turno da eleição. Essa negociação passa por indicações diversas no governo, seja na área política, seja na área de serviços e fornecimentos.
"Se o candidato for tú, Chico (Rodrigue), não vai ser o Anchieta que irá "cafetinar" o apoio do PSDB, e sim, tú. A Shéridan ele comanda nesse ponto (negociar o apoio do partido), mas tú, não", disse o discreto observador da política macuxi, fazendo Chico passar a mão no bigode e fixar o olhar para cima olhando o além.


Debocha
A aliados próximos, como o líder do rachado G14, George Melo, Anchieta já se manifestou irritado com a matématica que Chico Rodrigue faz de que tem reais chances de se eleger prefeito de Boa Vista, porque obteve 104 mil votos. Anchieta, em tom de deboche, tem comentado que os 104 mil votos de Chico foram obtidos porque todos que o apoiaram pediram por ele, e soma-se aí os votos do interior. De propriedade de Chico, mesmo, \"\"Anchieta crer que nem 10% da sua votação ele é dono.


Apoio
Sobre os aliados mais próximos de Anchieta, George Melo é que mais se destaca cobrando do presidente da ALE, Jalser Renier, de retribuir o apoio que sempre teve de Anchieta nos sete anos que foi governador, igual ao próprio George Melo que não nega a ninguém que deve o seu retorno à ALE em 2012 à ajuda de Anchieta que arrumou advogados em Brasília que trabalharam para que sua cassação pelo TRE fosse derrubada no TSE. Daí o motivo dele estar fechado com Anchieta até debaixo d'água.


Fechado com Romero e Teresa
Jalser Renier já anunciou que mantém aliança política com o senador Romero Jucá, e que, mesmo sendo amigo pessoal de Anchieta e que deu todo o apoio ao seu governo como lpíder na ALE, irá apoiar a prefeita Teresa Surita que vem desenvolvendo um trabalho irrepreensível.


Busca e apreensão
Em mais uma fase da Operação Lava Jato, a Polícia Federal faz nesta terça-feira, por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), uma operação de busca e apreensão na residência oficial do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em Brasília, e na casa do parlamentar, no Rio. Três viaturas da PF, com cerca de doze agentes, isolam o local e ralizam as buscas na casa localizada na área conhecida como Península dos Ministros, no Lago Sul, região nobre de Brasília.


Alvos
\"\"Além de Eduardo Cunha, também são alvos de busca e apreensão o ministro da Ciência e Tecnologia, Celso Pansera (PMDB), o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB), o senador Edison Lobão (PMDB-MA), o deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE) e o ex-presidente da Transpetro Sergio Machado. Ao todo, a PF cumpre 53 mandados de busca e apreensão em oito Estados - Distrito Federal (9), São Paulo (15), Rio de Janeiro (14), Pará (6), Pernambuco (4), Alagoas (2), Ceará (2) e Rio Grande do Norte (1).


Acusação
A busca na residência de Cunha foi autorizada pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O objetivo é coletar provas para os inquéritos que apuram se Cunha cometeu os crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva. O peemedebista foi denunciado pelo Ministério Público Federal por ter recebido suposta propina de 5 milhões de reais para viabilizar a construção de navios-sonda da Petrobras, entre junho de 2006 e outubro de 2012.


Catilinárias
Não há até o momento prisões nessa fase da Lava Jato batizada de Catilinárias, que se restringe a autoridades políticas com foro privilegiado. Catilinárias é o nome dado a um dos mais célebres discursos do orador romano Cícero contra um senador que planejava tomar o poder. O trecho mais famoso do discurso é: "Quo usque tandem abutere, Catilina, patientia nostra", ou "Até quando, ó Catilina, abusarás da nossa paciência", isso porque, Eduardo Cunha, com auxílio de aliados, vem protelando o início do seu processo no Conselho de Ética.


Bronca
Revista de circulação nacional prepara reportagem sobre parlamentar federal acusado de engravidar uma índia menor de idade e negociar o aborto.


Temor
Há quem acredite que o exemplo do vereador Adelino Neto, afastado pela justiça sob acusação de se apropriar indevidamente do salário de um servidor de seu gabinete, possa desencadear novas acusações na Câmara de Boa Vista.


Propaganda enganosa
E o "Carlos Lipe do lavrado" quer porque quer passar para o cidadão menos informado que foi somente ele e a presidenta Dilma que deram a ordem para a retomada das obras do Linhão de Tucuruí. Toda a mobilização da sociedade e das bancadas parlamentares de iniciativa do presidente da ALE, Jalser Renier, em Brasília, as audiências da senadora Angela Portela e da governadora dona Sula com Dilma não somaram em nada, pela propaganda de galo de careca.

\"\"

Últimas Postagens