- 11 de julho de 2025
Ignorava o pai, mas precisa do filho
As voltas que o mundo dá. Em 2009, o então presidente da OAB-RR, Antônio "coroné" Oneildo, publicou o livro "OAB Roraima - Resgate Histórico" onde conta a história da Ordem em Roraima. Por ter desavenças de opinião com o primeiro desembargador oriundo do quinto constitucional da OAB, Elair de Moraes, o livro de 'coroné" cita apenas duas vezes o nome de Elair, e isso porque não tinha como evitar como a lista de desembargadores que instalaram o Tribunal de Justiça, e quando ele se aposentou e assumiu Almiro Padilha, esse que ao contrário, teve seu nome inúmeras vezes citado e suas ações registradas não só como presidente da OAB, mas também como desembargador.
Passados ai seis anos, eis que Oneildo, para se manter no comando político da Ordem em Roraima, precisa de Rodolfo Moraes, filho de Elair, o desembargador que "coroné" dispensava opiniões e considerações que a Coluna prefere não publicar.
Clima pesado
E ainda sobre a eleição da OAB, o clima na chapa de "coroné" não é dos melhores. O defensor geral Stélio Dener anda irritado com a falta de disposião da chapa em "lutar e ir pra guerra" em busca de votos; os advogados paraibanos seguidores de Edinaldo Vidal reclamam de desprestígio dele; e outros reclamam da ingerência de Florany Mota, mulher de "coroné" no andamento da campanha. Resultado disso tudo é que, até Oneildo que estava se presevando não querendo aparecer mais que os candidatos a presidente e vice que ele escolheu, foi nas redes sociais pedir voto.
Chapa do governo
A chapa de Alexander Sena, a crítica vem em tom de alerta aos demais advogados que querem uma OAB independente de influência externa. A chapa coronelista é apoiada publicamente por gente do governo de dona Suely Campos, que teria condicionado esse apoio à indicação do sogro de uma sobrinha sua para o Conselho Federal.
Fumaça
E para encerrar o assunto eleição da OAB, há ditado popular que diz que "onde há fumaça, há fogo". Assim, sem mais e nem menos assessoria do desembargador Almiro Padilha sair divulgando que ele ficará mais 18 anos no Tribunal é estranho, ainda mais quando muitos amigos e pessoas próximas dele há tempos sabem do interesse dele voltar à advocacia.
Por outro lado, a desconfiança que corre é que "coroné" Oneildo está de olho na vaga que será aberta no TJ com a aponsetadoria de Padilha.
Mauro quer segundo turno
“É através do Título de Eleitor e do significado de votar que o cidadão conquista a verdadeira cidadania e exerce a democracia em sua plenitude”, disse o desembargador Mauro Campello, presidente do TRE, ao anunicar que em janeiro próximo ampla campanha de conscientizaão do cidadão a ter o título de eleitor, a “200 mil + 1”, cujo objetivo é fazer com que Boa Vista alcance a quantidade de votantes suficientes que propicie um segundo turno nas eleições municipais de 2016, pois Boa Vista ainda é a única capital do País onde a escolha dos prefeitos é feita em turno único porque o eleitorado está abaixo dos 200 mil exigidos.
Autismo
A Câmara dos Deputados promove nesta hoje o lançamento do livro “O autismo tem cura?”, de Luciana Mendina, acompanhado de debate com especialistas. A publicação fala sobre o autismo sob o ponto de vista materno e propõe que o distúrbio tem cura em determinados casos. Para a autora, o diagnóstico precoce é o principal fator de reversão do quadro. O transtorno psicológico se caracteriza pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos.
O diálogo com os especialistas visa a propor a necessidade de prevenir o uso inadequado de psicofármacos em crianças e adolescentes, além de debater a eficácia do diagnóstico precoce do autismo.
Lachonete para presos
O secretário de Justiça e primeiro sogro, Josué Filho, quer colocar uma lanchonete para atender os presos. Melhorar a vigilância na penitenciária que praticamente toda semana registra fugas ou tentativas de fugas, que é bom, não se vê.
Ciclovia
A prefeita Teresa Surita esteve ontem visitando as obras do Projeto de Mobilidade da Prefeitura de Boa Vista. O primeiro ponto visitado foi a construção da ciclovia, que teve início na rua Carmelo, bairro Silvio Botelho. No local, além da ciclovia, também são construídas calçadas com acessibilidade e a iluminação está sendo otimizada.
Comportamento
Hoje a ALE vota o afastamento ou não do secretário de Saúde, o terceiro sobrinho Kalil Coelho. Fontes garantem que aquele convencimento que do governo que valeu o arquivamento do relatório sobre a Educação, não convenceu os deputados do G14. Assim sendo, basta observar como alguns deputados vão se comportar para saber quem se mantém convencido por Neudo Campos, e quem deixou de se convencer, mesmo que temporariamente nessa votação.
Tá fácil
Já que Dilma, Michel Temer, Eduardo Cardoso e Eduardo Braga foram visitados e afirmaram apoio ao retorno das obras do Linhão de Tucuruí, o anúncio do reinício dos trabalhos é questão de dias. Vamos ver se será isso mesmo.
Ele é o cara